Trecho da Avenida Fernando Corrêa, que começou a ser bloqueado
No Trevo da UFMT, será construído um viaduto que integra o pacote de obras do sistema
Viaduto da UFMT deverá ter 428 metros, com uma via permanente para passagem do VLT
A Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) e o Consórcio VLT Cuiabá, responsáveis pela implantação do novo modal de transporte na Capital e em Várzea Grande, já deram início às intervenções no trânsito da Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.
Uma das faixas da pista que faz o sentido Centro-Coxipó já teve o trânsito bloqueado nesta segunda-feira (15).
A pasta decidiu adiar a interdição total da via, como havia sido informado anteriormente. Segundo a Secopa, o Consórcio pretende dar continuidade à obra apenas com intervenções parciais na pista, enquanto for possível.
Porém, apesar de a pista ainda não ter sido totalmente interditada, o bloqueio de uma das faixas já demanda atenção dobrada dos motoristas, segundo a Secopa, pois o fluxo próximo à UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) se encontra reduzido.
A construção do viaduto da UFMT é segunda frente de obras da implantação do VLT na Grande Cuiabá e as obras no local, que estão sendo realizadas na rotatória que dá acesso ao campus universitário, já entraram na fase de perfuração e concretagem das estacas que vão sustentar o viaduto, segundo a Secopa.
Interdição
A interdição da avenida será feita na pista que faz o sentido Centro-Coxipó, entre as ruas Garcia Neto (próximo à Concessionária Nissan) e Luiz Antônio de Figueiredo (próximo à loja City Lar), em um trecho de aproximadamente 850 metros.
Retorno
Na semana passada, já foram abertas duas passagens no canteiro central da avenida, no início e no fim do trecho bloqueado, para ser utilizado como passagem de uma pista à outra, pelos motoristas.
Um dos cortes no canteiro central ocorreu na altura da Rua Garcia Neto e Avenida Cidade do México, fazendo a ligação entre os bairros Jardim das Américas e Jardim Kennedy, que poderá ser utilizado pelos motoristas que quiserem retornar ao Coxipó.
O segundo corte foi feito no final da Rua Luiz Antônio de Figueiredo e servirá como opção para os veículos fazerem o retorno para acessar o campus da UFMT ou seguir em direção ao centro da cidade.
Desvio oficial montado pela Secopa e pelo Consórcio VLT para quem trafega no sentido Centro-Coxipó
Os motoristas que trafegam pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, no sentido Centro-Coxipó, deverão entrar à direita na Rua Garcia Neto e seguir até a Rua Coronel João Lourenço - veja o mapa ao lado.
Nessa rua, os motoristas deverão entrar à esquerda e virar, na sequência, à direita, na Avenida Tancredo Neves.
Nessa via, os motoristas deverão fazer uma conversão à esquerda, percorrendo o trecho até a Rua Sá Porto, no bairro Jardim Petrópolis, virando à esquerda na Rua Juscelino Reiners, à direitra na Rua Amâncio Pedroso de Jesus e à esquerda, novamente, na Rua Generoso Ciríaco Maciel.
Nessa via, os motoristas deverão seguir à Rua Luiz Antônio de Figueiredo, onde entrarão à esquerda, quando será possível retornar à Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Alteração de Rota
Enquanto isso, quem estiver trafegando no sentido contrário, Coxipó-Centro, poderá seguir normalmente pelo local onde estiverem sendo realizadas as obras, pois a pista estará liberada nesse sentido.
Os motoristas que trafegam na Avenida Brasília, no bairro Jardim das Américas, não mais poderão fazer o cruzamento que leva à Avenida Tancredo Neves. A única opção será virar à direita na Avenida Fernando Corrêa da Costa – sentido Centro – onde hoje a conversão é proibida.
Sendo assim, quem estiver na Avenida Fernando Corrêa – sentido Centro – e quiser retornar ao Coxipó, deverá entrar à direita na Avenida Haiti, virar à esquerda na Rua Buenos Aires e virar, novamente à esquerda, na Avenida Cidade do México, cruzando assim o canteiro central no trecho já aberto e entrando na rota de desvio oficial.
Viaduto da UFMT
Previsto para ser entregue em abril de 2013, o Viaduto da UFMT será erguido sobre os entroncamentos das avenidas Brasília e Tancredo Neves e da via de acesso ao Campus da UFMT.
O viaduto será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e da via permanente do VLT, no Centro.