quinta-feira, 20 de junho de 2013

Avaliação Comparativa das Modalidades de Transporte Público Urbano



http://www.ntu.org.br/novosite/arquivos/Fric_Kerin.pdf

Projeto Porto Maravilha - VLT

Fonte: Piniweb

            Rodrigo Louzas

Divulgação: Governo do Rio de Janeiro



VLT do Rio de Janeiro é a primeira obra de mobilidade urbana executada por PPP no Brasil


Com 28 km de extensão e seis linhas, sistema ligará os bairros da Região Portuária ao centro financeiro e ao Aeroporto Santos Dumont




A presidente Dilma Rousseff assinou na última terça-feira (18) o Termo de Compromisso para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas Áreas Central e Portuária do Rio de Janeiro, primeira obra de Parceria Público Privado (PPP) em mobilidade urbana do país. O investimento é de R$ 1,164 bilhão.

O VLT, com 28 km de vias, ligará os bairros da Região Portuária ao centro financeiro e ao Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça 15 e Santo Cristo. Ao todo, serão seis linhas de transporte.

A distância média entre as estações é de 400 metros. Cada composição comporta até 450 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a linha. A integração com outros meios de transportes - metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais, teleférico e aeroporto - vai melhorar o trânsito da região central, reduzindo o fluxo de veículos.

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, mudanças poderão acontecer no projeto. O empreendimento será executado pelo Consórcio VLT Carioca, formado pelas empresas Actua - CCR, Invepar, OTP - Odebrecht Transportes, Riopar, RATP e Benito Roggio Transporte. A previsão é de que a obra seja concluída em até 36 meses.

Alstom in world

Source: http://www.railway-technology.com/

Alstom Citadis Compact Avignon
Image: Alstom's 24 Citadis Compact LRVs will be operated on 14.5km two-line Avignon light rail network from late 2016. Photo: courtesy of Alstom.

Alstom has secured a €45m contract from the Greater Avignon Metropolitan Area in France to deliver 24 Citadis Compact light rail vehicles(LRVs).

Following scheduled delivery in spring 2016, the new LRVs will be operated on the city's planned 14.5km two-line light rail network.
The 24m-long Citadis Compact LRVs will be capable of carrying up to 146 passengers and are expected to transport around 45,000 people per day once they enter commercial service in late 2016.
Avignon's in-development light rail network comprises the 9.2km Line A, which will serve 16 stations, and the 5.3km, ten-station Line B.
Construction of the rail lines is expected to start by early 2014, and will take around two years to complete.
"Following scheduled delivery in spring 2016, the new LRVs will be operated on the city's planned 14.5km two-line light rail network."
Avignon is the second French city to order the Citadis Compact LRVs, after Aubagne placed an order in October 2011.
According to Alstom, the interior and exterior features of the Citadis LRVs will reflect the city's architectural heritage.
The LRVs will feature large bay windows, air-conditioning and real-time information displays, and will be made up of three sections, with the possibility to add two extra sections depending on demand for services in Avignon.
Alstom said that the double doors at the front of the LRVs help achieve a smooth flow of passengers while reducing the time spent on the station platform.
The trams, which will be fitted with 750V dc traction equipment, will be produced at various Alstom plants in France.



VLT de Cuabá

Fonte: MidiaNews

A proximidade do aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Várzea Grande, com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) será um diferencial em comparação a outras cidades brasileiras. A análise é do professor de arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), José Afonso Portocarrero. 

De acordo com ele, metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro e até mesmo Brasília, ainda não dispõem de sistema de transporte coletivo em trilhos nos arredores dos aeroportos.

“Essa facilidade será um ganho para Várzea Grande e Cuiabá. A Cidade Industrial será pioneira nesse quesito no Brasil”, destacou o docente. O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, uma das portas de entrada e saída de Mato Grosso, terá papel importante para a Copa do Mundo de 2014. Consciente que o empreendimento será “a primeira impressão do estado” para os turistas, a Infraero está investindo R$ 77,2 milhões na ampliação e reformas.

Se hoje a capacidade anual do aeroporto é de 2,1 milhões de passageiros, com as intervenções esse número chegará a 5,7 milhões de pessoas no ano, um acréscimo superior a 170%. Atualmente, calcula-se que 20 mil pessoas transitem pelo local por dia, sendo que, desse montante, 7.670 são passageiros.

Para atender o fluxo de visitantes, o aeroporto conta com 33 pontos comerciais. No entanto, após a conclusão das obras, prevista para março de 2014, o número se ampliará para 68 estabelecimentos. Segundo o superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Várzea Grande, Jean Ibrahim, as lojas do aeroporto têm como foco geralmente os turistas. “É um público muito rotativo”, descreve.