LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Consórcio inicia construção de ponte sobre o Rio Cuiabá
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande deu início aos preparativos para a construção de mais uma ponte sobre o Rio Cuiabá.
Desta vez, ao lado da antiga Ponte Júlio Müller - no bairro do Porto -, que liga a Avenida XV de Novembro, na Capital, à Avenida da FEB, em Várzea Grande.
Essa já é a sétima frente de serviços para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá. A previsão é de que a obra seja concluída dentro de oito meses - ou seja, até fevereiro de 2014.
Cerca de 30 operários já trabalham no local em serviços ligados às obras civis e de meio ambiente, como o estudo de resgate arqueológico no Muro de Barão de Melgaço (localizado no lado direito da ponte, no sentido Cuiabá-Várzea Grande).
Operários também atuam na limpeza do local para a construção de toda a estrutura para trânsito de máquinas e trabalhadores no local.
Desta vez, ao lado da antiga Ponte Júlio Müller - no bairro do Porto -, que liga a Avenida XV de Novembro, na Capital, à Avenida da FEB, em Várzea Grande.
Essa já é a sétima frente de serviços para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá. A previsão é de que a obra seja concluída dentro de oito meses - ou seja, até fevereiro de 2014.
Cerca de 30 operários já trabalham no local em serviços ligados às obras civis e de meio ambiente, como o estudo de resgate arqueológico no Muro de Barão de Melgaço (localizado no lado direito da ponte, no sentido Cuiabá-Várzea Grande).
Operários também atuam na limpeza do local para a construção de toda a estrutura para trânsito de máquinas e trabalhadores no local.
Passarela será usada para a passagem de máquinas e trabalhadores
Chamada de “ponte branca”, a passarela de madeira erguida sobre a lâmina d’água será usada para passagem de máquinas e equipamentos, durante a execução da infraestrutura (fundação) da ponte. A fundação será executada com tubulões.
Finalizada a infraestrutura, o consórcio dará início à etapa de mesoestrutura, quando são construídos pilares para sustentação das vigas travessas.
As vigas pré-moldadas e o plano de pista (tabuleiro) serão executados em seguida, durante a fase de superestrutura.
Segundo informações do consórcio, a obra não irá causar interferências no trânsito, mas só devem ser aceleradas quando o resgate arqueológico for concluído, o que deve ocorrer dentro de 50 dias.
Durante essa etapa, a equipe de engenharia de produção já trabalha na execução de atividades para a edificação da ponte, que terá grande parte da estrutura feita com materiais pré-moldados, o que garante a celeridade da obra.
A obra
A ponte terá 350 metros de extensão e será construída do lado direito da ponte já existente – e que hoje serve ao fluxo que segue de Várzea Grande para Cuiabá.
Vale ressaltar que a Ponte Júlio Müller atualmente é formada por duas estruturas independentes, postadas uma ao lado da outra.
A nova ponte será usada para o tráfego de veículos que seguem no sentido Várzea Grande-Cuiabá.
Já a ponte central servirá para a passagem exclusiva do VLT, tendo a sua estrutura ajustada para implantação da via permanente para passagens dos trens. A faixa ocupada pela via permanente ao longo de todo o trecho é de oito metros de largura.
Finalizada a infraestrutura, o consórcio dará início à etapa de mesoestrutura, quando são construídos pilares para sustentação das vigas travessas.
As vigas pré-moldadas e o plano de pista (tabuleiro) serão executados em seguida, durante a fase de superestrutura.
Segundo informações do consórcio, a obra não irá causar interferências no trânsito, mas só devem ser aceleradas quando o resgate arqueológico for concluído, o que deve ocorrer dentro de 50 dias.
Durante essa etapa, a equipe de engenharia de produção já trabalha na execução de atividades para a edificação da ponte, que terá grande parte da estrutura feita com materiais pré-moldados, o que garante a celeridade da obra.
A obra
A ponte terá 350 metros de extensão e será construída do lado direito da ponte já existente – e que hoje serve ao fluxo que segue de Várzea Grande para Cuiabá.
Vale ressaltar que a Ponte Júlio Müller atualmente é formada por duas estruturas independentes, postadas uma ao lado da outra.
A nova ponte será usada para o tráfego de veículos que seguem no sentido Várzea Grande-Cuiabá.
Já a ponte central servirá para a passagem exclusiva do VLT, tendo a sua estrutura ajustada para implantação da via permanente para passagens dos trens. A faixa ocupada pela via permanente ao longo de todo o trecho é de oito metros de largura.
Após a conclusão da passarela, as obras de fundação terão início
A ponte que hoje é utilizada por quem segue de Cuiabá para Várzea Grande continuará com o mesmo sentido e também receberá reforço.
O VLT
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
As empresas são responsáveis pela implantação do VLT ao longo dos canteiros centrais das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Coronel Escolástico, Fernando Corrêa da Costa, XV de Novembro e FEB.
O VLT foi licitado pela Secopa em maio de 2011. O contrato, no valor de R$ 1,477 bilhão, foi assinado pelo Estado com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande.
Ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, estão previstas as construções de cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.
O VLT
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
As empresas são responsáveis pela implantação do VLT ao longo dos canteiros centrais das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Coronel Escolástico, Fernando Corrêa da Costa, XV de Novembro e FEB.
O VLT foi licitado pela Secopa em maio de 2011. O contrato, no valor de R$ 1,477 bilhão, foi assinado pelo Estado com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande.
Ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, estão previstas as construções de cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.