segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Estudos para implantação do metrô são iniciados em Taboão


Técnicos responsáveis pela Linha 4 – Amarela – do Metrô estiveram em  Taboão da Serra, na última terça-feira, dia 30, para discutir e apresentar os estudos para a implantação de uma estação do metrô na cidade. Luis Francisco de Rezende, engenheiro responsável pelo planejamento de obra, diz que a fase de estudos é a mais importante. “É a partir dela que estabelecemos parcerias, permitindo discutir ideias e ouvir a população através das audiências públicas”.

Durante a visita, os técnicos examinaram o Plano Diretor do município, que é o levantamento dos patrimônios históricos e o estudo da demanda para identificar melhor a rota de uso e solo. O projeto consiste em uma estação entre o Pátio Vila Sônia (que tem sua entrega prevista para 2015) e Taboão (com previsão de entrega para 2018). A estação São Paulo Morumbi tem entrega prevista para 2014.

Início dos projetos
Em maio de 2012 Jurandir Fernandes, Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, havia anunciado a expansão da Linha 4 até Taboão da Serra durante uma visita feita ao pátio de manobras do Metrô na Vila Sônia. Na época, o Governo do Estado garantiu que o Metrô até Taboão da Serra será todo feito de forma subterrânea. O traçado apresentado na reunião ainda é hipotético, o trecho só será definido após a análise geológica do terreno. A expectativa é que a linha siga o traçado da avenida Dr. Francisco Morato e da rodovia Régis Bittencourt.

A tendência é que as demais estações da Linha 4 sigam o padrão da estação Paulista, que possui esteiras que facilitam a movimentação dos passageiros. Portas de vidros que contribuem para a segurança dos passageiros são outro padrão das estações. É previsto pontos de conexão de internet sem fio (wi-fi) em todas as estações da Linha Amarela.

Fonte : Blog Metrô em Foco





Monotrilho de São Paulo

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Primeiros carros do monotrilho de SP - Dois carros estão sendo produzidos pela Bombardier em Hortolândia (SP)

Os primeiros três carros do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo estão prontos na unidade da Bombardier em Kingston, no Canadá, e devem entrar em testes no mês de dezembro. A Bombardier faz parte do consórcio Expresso Monotrilho Leste e é responsável pela fabricação dos 54 trens para o sistema de monotrilho. O primeiro trem está sendo fabricado no Canadá e será testado na pista de testes que a Bombardier tem no país, para depois vir para o Brasil.

A produção também está em andamento no Brasil. Dois carros estão na linha de produção da fábrica de Hortolândia (SP) e devem ficar prontos até o início do ano.  Os trens são fabricados em alumínio e circularão sob pneus na via elevada entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo.

A linha de produção brasileira foi apresentada à imprensa na quinta-feira passada (01/11). Na ocasião, o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Bombardier Transportation, Luis Ramos, destacou que o monotrilho da Linha 15 será o primeiro do mundo de alta capacidade, com capacidade para 48 mil pessoas por hora/sentido. 

A linha de produção da empresa é em forma de “U”.  A primeira etapa do processo de fabricação é a montagem das laterais, do estrado e da cobertura da caixa. Depois são instaladas as portas e componentes e os carros seguem para os testes de prova de água. Em seguida, são instalados os equipamentos de tração, freios, energia e refrigeração. A próxima etapa é a instalação dos truques, com os motores, rodas e sistemas de suspensão. Finalizado, os carros passarão por testes estáticos com a avaliação de todo o funcionamento das partes elétricas.

Após os testes estáticos na fábrica, os trens serão avaliados diretamente na via que está sendo construída e terá seu primeiro trecho inaugurado até o final de 2013. A empresa iniciará em dezembro a instalação de parte dos sistemas de sinalização e alimentação elétrica na via.

Segundo o diretor geral da fábrica, Manuel Gonçalves, a meta da empresa é produzir um carro  por dia em Hortolândia. Os carros possuem pintura nas cores preta e branca e ganharão um desenho que foi escolhido através de um concurso popular promovido pelo Metrô de São Paulo.

A fábrica de monotrilhos foi inaugurada em abril, na mesma área onde a Bombardier possui uma unidade para reforma de trens de metrô. Foram investidos US$ 15 milhões na nova fábrica que irá atender ao mercado nacional e internacional.