quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EMTU divulgará projeto SIM e VLT na Feira Negócios nos Trilhos



Um importante passo para a implantação do novo sistema de transporte da Região Metropolitana da Baixada Santista que envolve a ligação Terminal Barreiros (São Vicente) – Porto de Santos e a extensão Conselheiro Nébias – Valongo, em Santos foi dado na terça-feira (22/10) durante sessão pública realizada no auditório de São Bernardo do Campo da EMTU/SP - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
 
Na ocasião, seis consórcios entregaram suas propostas referentes à concorrência de contratação dos sistemas de fornecimento de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros para o projeto SIM/VLT – Sistema Integrado Metropolitano/Veículo Leve sobre Trilhos.
 
"O crescente investimento público no transporte sobre trilhos deve convergir para a constante preocupação em integrar modais. E o melhor caminho para a mobilidade das regiões metropolitanas é integrar trem metropolitano, metrô e modernos sistemas de ônibus que se distribuam de modo planejado ao longo da malha viária dos grandes conglomerados urbanos. É o que a EMTU/SP propõe com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, empreendimento do governo do Estado a ser entregue à população em 2014 como parte fundamental do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que será mostrado durante a 15ª Feira Negócio nos Trilhos de 2012. Ao criar oportunidades para divulgar e debater tais alternativas, o evento tem se constituído em um fórum de grande valia para o mercado e a administração pública”, adiantou Joaquim Lopes - diretor-presidente da EMTU/SP.
 
Após a análise das propostas de preço, primeira etapa do processo, a comissão julgadora avaliará a metodologia de execução e documentos de habilitação. A divulgação do vencedor desta fase inicial do certame deve ser publicada no Diário Oficial do Estado na próxima semana.
 
Outras ações estão previstas para ocorrer ainda neste ano como a publicação do edital de obras e assinatura de ordem de serviço para o início dos trabalhos de construção do SIM/VLT e a assinatura do contrato com o vencedor da licitação para o fornecimento do material rodante. As empresas interessadas em participar da licitação de obras já foram pré-qualificadas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado em agosto de 2012.
 
Conheça os consórcios que apresentaram as propostas para a licitação de contratação de fornecimento de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros do SIM/ VLT.
 
Consórcio SICE: SICE do Brasil Ltda. Sociedad Ibérica de Construcciones Eléctricas S.A.; Consórcio VLT RMBS: Construtora Ferreira Guedes S.A., Trans Sistemas de Transportes S.A., Adtranz Engenharia e Sistemas Ltda. e Brascontrol Indústria e Comércio Ltda.; Consórcio VIA Porto: Efacec do Brasil Ltda., Efacec Engenharia e Sistemas S.A., Trail Infraestrutura Ltda. e Spavias Engenharia S.A.; Consórcio Sistemas VLT – Santos: Isolux Projetos e Instalações Ltda., Isolux Ingeniería S.A., Indra Sistemas S.A., Indra Esteio Sistemas S.A.; Consórcio VLT Santos – Sistemas: MPE - Montagens e Projetos Especiais S.A., Siemens Ltda. e Tesc Sistemas de Controle Ltda.; Consórcio TT VLT Santos: Telvent Brasil S.A. e TIISA - Triunfo Iesa Infraestrutura S.A.
 
Sobre o 1º Congresso Metroferroviário Brasileiro: O Congresso é promovido pelas principais entidades do setor: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) e organizado pela CK Eventos.
 
Sobre a Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012): Realizada pela UBM Brazil, a 15ª edição da Feira Negócios nos Trilhos, está com quase 100% da área disponível para exposição comercializada. A edição 2012 deve receber mais de 7.500 visitantes e cerca de 180 expositores. Considerado o maior encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a Feira Negócios nos Trilhos, que faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil - é conhecida por reunir as principais empresas da cadeia produtiva, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e principalmente, por ser palco de lançamentos das grandes novidades desenvolvidas pelo setor metroferroviário.
 
Sobre a UBM Brazil – No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de Feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios com sede em Londres. Nos mais de 30 países onde atua, a UBM constrói relacionamentos duradouros e oferece eventos que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global.
 
Fonte : www.segs.com.br

STF - cálculo da pena de Marcos Valério

O que queremos ver ao fim de todo esse processo é as penas aos idealizadores, pois Valério e outros, certamente não o foram e sim os operadores do mesmo. Se a pena maior ficar apenas sobre os operadores, aí sem o STF estará devendo a sociedade brasileira a devida coerência.
eufariassim

Os ministros do supremo Tribunal Federal (STF) vão decidir nesta quinta-feira, 25, o cálculo final da pena do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, um dos condenados, um dos condenados no processo do mensalão. A TV Estadão transmite a sessão ao vivo, a partir das 14 horas.

A punição imposta ao publicitário, acusado de ser o "operador" do esquema de compra de votos no primeiro mandato do governo Lula, já soma 40 anos, 1 mês e 6 dias e cerca de R$ 2,7 milhões em multas. Nesta quinta, o ministro Marco Aurélio ainda lerá sua decisão sobre dois dos crimes.

Depois de encerrar a discussão sobre a pena de Marcos Valério, a Corte começa a definir a punição de Ramon Hollerbach, um dos sócios do empresário.

A intenção inicial do Supremo era concluir a fase de dosimetria (cálculo das penas) de todos os condenados na sessão desta quinta, em razão da viagem do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa. Mas só as punições de Valério foram definidas nas duas últimas sessões. O mais provável, então, é que o julgamento seja interrompido na próxima semana, quando o relator pretende viajar para a Alemanha para um tratamento de saúde, e retomado no início da segunda semana de novembro.

Confirmação de nova fábrica de trens no Rio de Janeiro

http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=6917&InCdUsuario=25827&InCdMateria=16970&InCdEditoria=2

VLT de Cuiabá





Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande demanda a contratação imediata de 610 trabalhadores para atuar nas obras civis para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Para agilizar a contratação e priorizar a mão de obra local, o consórcio iniciou nesta quarta-feira (24.10) em Cuiabá, o cadastramento de trabalhadores, que segue até o dia 1° de novembro. As vagas são para pedreiro, armador, carpinteiro, eletricista, encanador, soldador, montador, servente, ajudante e encarregado. 

O cadastramento e a seleção estão sendo realizados em quatro Centros de Referência e Assistência Social (Cras), localizados nos bairros Pedra 90, Nova Esperança, Tijucal e Getúlio Vargas, das 8h às 17h. A ação é executada em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Consórcio Santa Bárbara e Mendes Junior, responsável pela construção da Arena Pantanal. 

Fernando Orsini, gerente de Contrato do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande afirma que esta é a primeira ação em parceria com a SRTE e a Secopa para contratação de mão de obra, o que tende a se intensificar com o aumento no número das frentes de trabalho. “Nesta fase precisamos de 610 trabalhadores, principalmente de pedreiros, carpinteiros e ajudantes/serventes. Até o pico das obras, que será de julho a setembro de 2013, o consórcio deverá contratar 4 mil trabalhadores”. Hoje emprega cerca de 100 pessoas diretamente e gera outros 400 postos de trabalho indiretos, considerando apenas as obras civis. 

Orsini complementa dizendo que o objetivo do Consórcio é esgotar a oferta de mão de obra em Cuiabá e Várzea Grande, valorizando o bom profissional local que terá orgulho de participar de tão importante obra nos dos municípios, para daí partir para os municípios do interior de Mato Grosso e outros estados do país. Atualmente, as frentes de trabalho se concentram no Km Zero, em Várzea Grande e no trevo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Com a liberação da Licença de Instalação do VLT outras terão início em trechos por onde passará o novo modal de transporte, que inclui a via permanente da FEB e a trincheira Dom Orlando Chaves (em Várzea Grande), e avenidas do CPA, Fernando Correa da Costa e 15 de Novembro (em Cuiabá).
Superintendente do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney Arruda, afirma que o projeto de contratação de trabalhadores segue o modelo do governo federal, que tem o objetivo de aproximar as empresas dos trabalhadores desempregados. Afirma ainda que serão oferecidos cursos de qualificação tanto pela superintendência quanto pelas empresas contratantes. “E para aqueles que não forem contratados nesta fase será oferecido curso de qualificação do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)”. 

Para o secretário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, a medida é uma oportunidade de aproximar o trabalhador das empresas responsáveis pelas obras que vão transformar Cuiabá e Várzea Grande. “Já temos uma experiência com a contratação de egressos do trabalho escravo e do sistema prisional na construção da Arena Pantanal e estamos ampliando ao VLT e outras obras da Copa. É um processo de inclusão social dessas pessoas”. 

Consórcio Santa Bárbara e Mendes Junior já tem experiência neste tipo de parceria há um ano e meio, e segundo o gerente de Contrato do Consórcio, Eymard Timponi França, vem dado certo. “Precisamos suprir a deficiência de mão de obra em Cuiabá, e priorizamos a mão de obra local”, diz ao complementar que são ofertados 50 postos de trabalho. 

Atualmente a construção da Arena Pantanal emprega 740 trabalhadores direta e indiretamente e a tendência é aumentar à medida que s atividades avançam.
A coordenadora de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cristiane Almeida, afirma que os trabalhadores interessados nas vagas devem comparecer aos Cras com documentos pessoais, incluindo carteira de trabalho. “Nosso objetivo é aproveitar essa mão de obra existente nos bairros, encaminhando ao emprego e reduzindo a vulnerabilidade social”.

Quem não perdeu tempo e se cadastrou a uma das vagas foi o eletricista desempregado Alessandro Melo da Silva, 29. Ele mora no bairro Jardim Industriário e ouviu no carro de som a oportunidade de emprego. “Estou fora do mercado formal há mais ou menos um ano e agora tenho a chance de ter a carteira assinada”.