sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Trensurb



Fonte: 

Trensurb estuda estender linha até Sapiranga

Na próxima semana, a Trensurb lançará edital para escolher a empresa interessada em fazer um estudo de viabilidade para estender a linha até Sapiranga. Atualmente, o trem percorre Porto Alegre/Novo Hamburgo passando por 19 estações. “A medida é para atender à demanda das prefeituras desta região. Mas, para isso, é preciso uma avaliação técnica”, explica o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

Segundo ele, as outras três estações em construção em Novo Hamburgo deverão estar prontas até a metade de 2013. “Para o ano que vem, também estamos estudando recursos para fazer uma reforma nos trens atuais: vamos republicar o edital para a climatização dos carros.”

Já os 15 novos trens, anunciados nesta semana, têm previsão de entrega escalonada de maio de 2014, antes da Copa do Mundo, até 2015. O valor do contrato é de R$ 243,75 milhões, o que corresponde a R$ 16,25 milhões por trem.

VLT de Santos




As obras do VLT de Santos podem começar no inicio do ano que vem, uma vez que o edital para execução deve sair ainda em dezembro, que também será dado início aos trabalhos de prospecção arqueológica ao longo do traçado, procedimento, segundo a EMTU, obrigatório nesse tipo de empreendimento.

As sondagens no terreno deverão durar 30 dias. Neste primeiro trecho, a EMTU garante que não haverá desapropriações. “Estão ocorrendo apenas desocupações de terrenos que pertenciam à CPTM, antiga gestora do trecho”, afirma a empresa por meio de nota.

A EMTU mantém a previsão de que o Veículo Leve sobre Trilhos comece a operar em 2014. Neste primeiro momento, ele percorrerá 11 quilômetros entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto, em Santos, além de uma extensão de 6 quilômetros entre as Estações Conselheiro Nébias e Valongo.

Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transporte S.A e Vossloh España S.A. fornecerá os 22 trens deste trecho inicial.
a.a:  Renato Lobo

Fonte : 

VLT de Cuiabá


Fonte : Mídia News

Obra na Av. XV de Novembro começa depois do Natal
Secopa se reúne com comerciantes; medida é para não prejudicar vendas do fim do ano


Em reunião com empresários e comerciantes do setor Centro Sul, nesta semana, representantes da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) e do Consórcio VLT Cuiabá afirmaram que as obras para implantação do novo modal de transporte na Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, na Capital, deverão ter início apenas após o dia 25 de dezembro.

Ao contrário do que ocorre em outras grandes avenidas de Cuiabá, a XV de Novembro não irá ganhar obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), porém, precisará ser interditada para a execução das obras de implantação de toda a infraestrutura do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), composta pela via permanente, rede aérea de tração e estações de transferência.


Avenida XV de Novembro: trânsito no local será alterado para implantação do VLT


Ao contrário do que ocorre em outras grandes avenidas de Cuiabá, a XV de Novembro não irá ganhar obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), porém, precisará ser interditada para a execução das obras de implantação de toda a infraestrutura do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), composta pela via permanente, rede aérea de tração e estações de transferência.

O pedido para que as obras no local fossem adiadas para depois do Natal foi dos cerca de 100 comerciantes e moradores da avenida e entorno que participaram da reunião, segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães.

Prainha: após implantação do VLT, região voltará a funcionar com fluxo e contra fluxo de veículos

“Decidimos atender a uma solicitação dos empresários da XV de Novembro, mas sem prejudicar o cronograma da obra. O VLT percorrerá 22,8 quilômetros e nós teremos obras em todo esse trajeto”, afirmou.

Os projetos de interdição e rotas de desvio montados pelo consórcio já foram aprovados pela SMTU (Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos) e, após o período natalino, as obras deverão ter início imediato.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Centro Sul, Enoque Rezende, agradeceu a decisão de espera na execução das obras, a fim de não prejudicar as vendas de fim de ano.

“Somos parceiros, não somos contra a obra e essa reunião demonstra o empenho dos gestores em dar transparência às ações”, disse.

A obra

A Avenida XV de Novembro contará com a uma infraestrutura permanente do VLT instalada no meio da via, onde hoje estão locadas as faixas de rolamento (central e metade das duas adjacentes).

Como o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, já havia adiantado ao MidiaNews em entrevista anterior – clique AQUI –, após a implantação do VLT, a via não mais contará com estacionamentos ao longo das faixas de rolamento e todo o trânsito da região da Prainha será alterado.

De acordo com informações da Secopa, o trânsito de veículos continuará na avenida, para fins de acesso ao comércio local. Entre a via permanente do VLT e os passeios públicos haverá uma faixa de rolamento para os veículos, cada uma num sentido, devido à redução de capacidade para o tráfego em função da ocupação de parte de avenida para a inserção do VLT.

"Decidimos atender a uma solicitação dos empresários da XV de Novembro, mas sem prejudicar o cronograma da obra", afirma o secretário da Copa
Segundo Detoni, a capacidade da Avenida XV de Novembro vai diminuir, porém, os motoristas que antes trafegavam apenas de passagem pela via, e não buscando o comércio da região, serão deslocados para a Prainha, que voltará a funcionar nos dois sentidos, com fluxo e contra-fluxo divididos pelo canteiro central.

“A Prainha, do trecho do Ginásio do Colégio São Gonçalo até o Shopping Popular, volta a operar em mão dupla. Hoje, a avenida tem duas pistas que levam ao centro da cidade. Aquela pista que teve o fluxo invertido anos atrás, voltará a operar em sentido contrário. As pessoas que estão no Centro de Cuiabá e que querem ir para o Porto ou para Várzea Grande, irão dobrar à esquerda e pegar a Prainha”, explicou o assessor, na época.

Apesar da mudança de pista, Detoni defende que a capacidade viária para ir à Várzea Grande será mantida, uma vez que há três faixas de tráfego na Avenida XV de Novembro e três na Prainha – que perderá o estacionamento ao longo do meio-fio, dando lugar a terceira faixa.

“Com a transferência do fluxo de veículo para a Prainha, logicamente, ninguém mais vai poder estacionar. Eliminam-se as faixas de estacionamento, porque ficarão três vias de passagem para ir e três para vir”, disse Detoni.

Operação do VLT

O VLT irá operar nos dois sentidos de circulação em toda a extensão da avenida XV de Novembro.

A avenida terá duas estações de transferência: uma localizada próxima ao Atacadão, que também fará a integração com a rede de ônibus das regiões Oeste (Verdão, Cidade Alta e entorno) e Centro-Leste (Jardim Europa, Unic, Unirondon, Grande Terceiro e entorno); e outra, uma plataforma mais simples (padrão), será instalada na altura da Rua Caetano Santana, onde está localizado o Fiemtec (local de ensino mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).





Trensurb


Fonte : http://www.railway-technology.com/

Trensurb awards Porto Alegre Metro trains contract to FrotaPoa consortium in Brazil


porto-alegre-metro
Image: Alstom will deliver the majority of the metro trains and CAF Brazil will provide bogies for the Porto Alegre Metro line 1.


Trensurb, the metro rail operator in the Brazilian city of Porto Alegre, has awarded a €94m contract to the FrotaPoa consortium, comprising Alstom and CAF Brazil, to provide 15 trains.

Alstom will have a €80m share and will be responsible for 90% of the contract delivery, supplying the main part of the metro trains, while the bogies will be provided by CAF Brazil.

Designed to operate on Porto Alegre Metro line 1, the trains are expected to be completed ahead of the FIFA World Cup in 2014. The addition of the trains will increase Trensurb's fleet by about 60%.

The Metro trains that will be delivered to Trensurb are part of the Alstom Metropolis category.

The trainsets will be capable of accommodating around 1,000 passengers and will be equipped with automatic doors and wide gangways that will improve accessibility for all passengers including those of reduced mobility.

The cars will also have air-conditioning and automatic temperature control to improve passenger comfort, according to Alstom.

Passenger information and communication systems, including CCTV for increased security, will also be fitted on the Metropolis trains.

The maintenance of the trains will be facilitated by the Alstom-developed Traintracer system, which allows fault monitoring in real time.

"Alstom will have a €80m share and will be responsible for 90% of the contract delivery."

The Metropolis trains are expected to have a life span of 30 years and will be built at Alstom's manufacturing plant in Lapa, Brazil.

The 33.8km Porto Alegre Metro Line 1 started operation in 2 March 1985 between the Central Public Market and Sapucaia do Sul. The line serves 17 stations and carries 170,000 commuters every day.

Extension of Porto Alegre Metro line 1 from Sao Leopoldo Museum to New Hamburg (Novo Hamburgo) is part of the Brazilian government's plan to refurbish transport infrastructure in the country ahead of the 2014 FIFA World Cup.

The extension of the line is budgeted at about $540m and involves the construction of 9.3km of elevated tracks, four new stations - three in Novo Hamburgo and one in Sao Leopoldo - plus infrastructure for a future fifth station.


JOELMIR BETING

A transcrição abaixo me foi passada por email por amigo de longa e longa data, Nakamura e nos faz refletir até quando vamos ignorar e nos omitirmos frente aos problemas de nosso país.
eufariassim


Assunto: China diz o que se deve fazer no Brasil.



INFELIZMENTE QUEM DEVIA LER ISSO( O POVO), NÃO O LERÁ, PORQUE NÃO INTERESSA AOS GOVERNANTES, MOSTRAR ESSE TIPO DE ENTREVISTA,QUE ACONTECEU NUMA REUNIÃO COM A PRESIDENTA DILMA E SEUS "MINISTROS",  E É LÓGICO FOI OMITIDA DA NAÇÃO POR MOTIVOS ÓBVIOS, É SÓ VOCÊ LER A ENTREVISTA QUE VAI ENTENDER.
PUBLICADA POR: JOELMIR BETING da Rede Bandeirantes,


10 soluções para melhorar o Brasil (que funcionaram na China)

O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e supreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido o aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e, por isso aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.

Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de "Solução para os paises emergentes", que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila.

O que o ministro aponta como principal ponto para um país como o Brasil desponte a crescer fortemente???

Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequèncias, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos, sendo os 10 principais os que se seguem:


1) PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:
Fundamento: Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto, um criminoso não pode ser tratado como celebridade, criminosos reincidentes já tiveram sua chance de mudar e não mudaram, portanto, não merecem tanto empenho do governo, nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo, citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc. Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes, isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança. A longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.

2) PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:
Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.

3) QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO:
Fundamento: Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe no mínimo 5 vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação, caso contrário, o país fica emperrado, aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepara-los, com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo a cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos quando o país passou a crescer em passos mais largos.

4) REDUÇÃO DRÁSTICA DA CARGA TRIBUTÁRIA E REFORMA TRIBUTÁRIA IMEDIATA:
Fundamento: A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral, bem pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas, afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver em qualidade de vida para seus cidadãos, a carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada e enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.

5) REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:
Fundamento: Os Brasil tem os políticos mais caros do mundo, isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democrácia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário do político. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um "rei" como se vêem atualmente, a constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país, na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado, pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos, perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.

6) DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:
Fundamento: O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação, segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010 e sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o país mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno, para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negocição que acabam em muitas vezes barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.
7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:
Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado, investimentos em infraestrutura, educação, cultura e praticamente todas as demais áreas relacionadas ao estado, isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.

8) INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:
Fundamento: A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura, acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc, portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é invevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.

9) INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA IMEDIATAMENTE:
Fundamento: Proporcionalmente, o Brasil investe menos de 8% do que a China em ciência e tecnologia, isso começou a ter forte reflexo no país nos últimos 5 anos, quando o Brasil passou a crescer e aparecer no mundo como um país emergente e que vai crescer muito a partir de agora, porém, não tem engenheiria de qualidade, não tem medicina de qualidade, tecnologia de qualidade, não tem profissionais com formação de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que encontram-se mais de 20 anos a frente do Brasil, isso é um fato e precisa ser visto imediatamente, pois reflete diretamente no desenvolvimento de toda nação.

10) MENORIDADE PENAL E TRABALHISTA A PARTIR DE 16 ANOS (o mundo está envelhecendo...):
Fundamento: O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos, além de proibi-las de oferecer sua mão de obra, isso é erro fatal para toda a sociedade, afinal, o Brasil, assim como a grande maioria dos paises, estão envelhecendo e precisam mais do que  nunca de mão de obra renovada, além do que, essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar e buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, sim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos.

Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joemir Beting da Rede Bandeirantes, segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação, também, segundo o assessor que permitiu o "vazamento" do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois paises, mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos, pois, para o PT e demais governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente o jeito que eles sempre sonharam, um país que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz, até porque, essa cultura que o sr Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira, portanto, um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso, é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco.

Joelmir Beting
Jornalista


Se nos unirmos para propagar esta notícia, quem sabe chegaria ao conhecimento da maioria dos internautas.


Siemens - Compra da Invensys Rail


Fonte : 

Compra da Invensys Rail ampliará mercado da Siemens


A Siemens anunciou nesta quarta-feira (28/11) um acordo para a aquisição da Invensys Rail por € 2,2 bilhões. A aquisição faz parte da estratégia de expansão mundial da Siemens e deve ampliar sua participação e portfólio no mercado ferroviário, principalmente na área de sinalização, onde a Invensys Rail tem forte atuação.

Nos próximos meses, as empresas permanecerão atuando separadamente até a aprovação da negociação pelos órgãos antitruste, que visam punir práticas anticompetitivas, dos países onde a Invensys Rail tem atuação. A transação ainda deve ser aprovada pelos acionistas da Invensys, durante a assembleia geral da empresa, em dezembro. A estimativa é que a aprovação da venda saia em até seis meses.

Até o final do primeiro semestre de 2012, a Siemens deve anunciar a estratégia de integração das empresas.  A Invensys Rail deve ser integrada à Divisão de Mobilidade e Logística  da Siemens.

“Com a aquisição da Invensys Rail, nós estamos em uma excelente posição para oferecermos as melhores soluções e tecnologias da categoria para operadoras ferroviárias no mundo. A combinação de duas excelentes organizações irá criar um competidor realmente global no mercado de automação ferroviária”, disse Sami Atiya, presidente da Divisão de Mobilidade e Logística da Siemens, em nota divulgada pela Siemens.

Com receita de cerca de € 900 milhões, a Invensys Rail tem cerca de 3.200 funcionários.  Os principais mercados da empresa são Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, Austrália, Brasil, Turquia, Índia e Cingapura. Já a Siemens tem faturamento de € 1,4 bilhões, empregando cerca de 6.500 funcionários.