quinta-feira, 9 de maio de 2013

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo

Fonte: EMTU

EMTU/SP vai implantar Laudo Eletrônico para concessão de isenção tarifária aos passageiros especiais em Campinas

Técnicos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo apresentaram nesta quinta-feira, 09/05, o novo sistema eletrônico, para a emissão do Laudo para concessão da isenção de tarifa aos deficientes. O Laudo Eletrônicofoi apresentado em seminário promovido pelos especialistas do CAPES - Centro de Atendimento ao Passageiro Especial da EMTU/SP, no auditório da Câmara Municipal de Campinas. O evento contou com a presença de Assistentes Sociais, Coordenadores de Saúde, Técnicos dos Postos de atendimento e representantes dos secretários municipais de saúde de quase todas as 19 cidades que compõem a região, além de membros dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência da região de Campinas.

Neste seminário os especialistas da EMTU/SP e representantes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde o programa já está em operação,  fizeram a apresentação do novo sistema de Emissão do Laudo Médico para a isenção tarifária aos usuários com deficiência e a partir da próxima segunda-feira, 13/05, os novos laudos já podem ser emitidos e os postos cadastrados na EMTU/SP terão um prazo de aproximadamente 60 dias para se adequarem ao novo modo de atendimento.

O  Laudo Eletrônico vai agilizar o processo de concessão do benefício da isenção tarifaria a pessoa com deficiência, melhorando a qualidade e a segurança no atendimento ao passageiro especial. Com este sistema, quando o atendente do Centro de Atendimento ao Passageiro Especial digitar o número do Laudo Eletrônico, todas as informações do usuário serão importadas automaticamente, o que vai acelerar a emissão do laudo que deve ficar pronto em cerca de 10 minutos.

Como vai funcionar?
A unidade de saúde do município sendo cadastrada no Sistema CIPEs receberá senha e loguin para a emissão do Laudo eletrônico, sendo de responsabilidade da unidade de saúde estas informações de acesso ao sistema. Ao ser preenchido os campos com os dados pessoais, endereço, e identificação da patologia de acordo com os exames apresentados pelo usuário, o laudo será impresso gerando desta forma uma identificação numérica integrada ao sistema CIPEs/EMTU.

Como é feito hoje?
Hoje o Laudo Médico é um documento utilizado pelas unidades de saúde para a isenção tarifaria da pessoa com deficiência. O impresso é encaminhado pela Departamento de Atendimento ao Passageiro Especial da EMTU/SP para as unidades de saúde, juntamente com um selo de autenticidade o qual  tem uma série numérica previamente cadastrada para a unidade. Sendo encaminhado de acordo com a demanda de cada unidade de saúde.

Cronograma de implantação

• Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte já está  100% já implantado.

• Região Metropolitana da Baixada Santista começou no último dia 25 de abril e tem prazo de 60 dias para a implantação completa; 

• Região Metropolitana de Campinas deve começar a operar com Laudo eletrônico a partir do dia 13 de maioe tem prazo de 60 dias para a implantação completa; 

• Região da Grande São Paulo estão previstos 4 seminários no mês de maio para esclarecimentos e início da implantação. 

• Dia 15 de maio - Auditório EMTU São Bernardo do campo. (07 Municípios)

• Dia 17 de maio - Câmara Municipal de Guarulhos ( 15 municípios)

• Dia 28 de maio - Câmara Municipal de Osasco ( 16 municípios)

Otimização das informações dos usuários
As informações que chegam ao CAPES serão disponibilizadas às Secretarias Municipais de Saúde que farão um acompanhamento em tempo real dos problemas mais comuns e da patologia de maior incidência. “Esta nova ferramenta é uma grande conquista nas áreas da saúde, cultura, educação, segurança, comunicação e vai ser também nos Transportes Metropolitanos. Vamos melhorar o atendimento e direcionar recursos financeiros e de pessoal para onde a demanda é maior”, destaca Sidneia Aparecida dos Santos, Chefe do Departamento dos Passageiros Especiais.

Integração ferroviária e hidroviária - Brasil / Argentina

Fonte:  http://www.epl.gov.br/index.php

O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, e o secretário de Transporte da República Argentina, Alejandro Ramos


Comunicado Conjunto - A integração ferroviária e hidroviária entre o Brasil e a Argentina foi o tema da reunião de trabalho realizada no dia 26 de março entre o secretário de Transporte da República Argentina, Alejandro Ramos, e o presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo. A reunião foi realizada na sede da EPL, em Brasília, com a presença de técnicos da empresa brasileira, da Secretaria de Transporte da Argentina e de diplomatas dos dois países.
As duas partes decidiram intensificar os estudos preliminares para executar a ligação ferroviária entre Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e Buenos Aires. Essa ligação possibilitará a articulação das redes ferroviárias do Brasil e da Argentina, chegando ao Paraguai, à Bolívia e ao Chile.
Foi discutida também a possibilidade de desenvolver conjuntamente a hidrovia entre o Mato Grosso do Sul e o Rio da Prata, pelos rios Paraguai e Paraná.
As duas delegações voltarão a se reunir em abril, em Porto Alegre.

Trem Bala Rio - São Paulo

Fonte: 


A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) divulgou nesta quinta-feira (09/05) que alterou para 04 de junho a data da entrega das propostas para a contratação da empresa ou consórcio que irá gerenciar os trabalhos das empresas responsáveis pelo projeto executivo do Trem de Alta Velocidade (TAV).  O vencedor da licitação será responsável pelo gerenciamento, supervisão e apoio técnico às atividades do projeto.  Segundo a nota divulgada no site da EPL, a nova data “vai garantir maior competitividade ao processo”. A entrega estava marcada para a próxima terça-feira (14/05).

A Revista Ferroviária apurou que o motivo do adiamento foi a dificuldade dos consulados do Brasil no exterior em processar os documentos necessários para a habilitação de empresas estrangeiras na licitação.

Essa licitação é o primeiro passo para a entrega das propostas do leilão, em 13 de agosto.  De acordo com o edital, podem participar da licitação qualquer pessoa jurídica legalmente estabelecida no País; empresas estrangeiras, desde que consorciadas com empresas nacionais; e consórcios. No caso de consórcios, a constituição ou composição não poderá ser alterada.  Nenhuma licitante poderá participar da licitação com mais de uma proposta.

A contratação do gerenciamento do projeto será através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). A assessoria de imprensa da EPL informou que o valor do contrato é sigiloso, conforme as regras do RDC. A estatal recebeu mais de 100 perguntas no Caderno de Perguntas e Respostas que serão disponibilizadas.

O prazo de vigência do contrato é de 1.080 dias consecutivos, contados a partir da expedição da ordem de serviço inicial.  O edital e seus anexos estão disponíveis no site da EPL –www.epl.gov.br - e podem ser baixados gratuitamente.

Bombardier in world

Source: http://www.railway-technology.com/

Electrostar rail car
Image: The first Bombardier Electrostar Class 378 rail car will be run on the East London Line from the end of 2014. Photo: courtesy of Bombardier.

Bombardier Transportation has secured a $137m order from Transport for London (TfL) to deliver 57 additional rail cars to be operated on the London Overground network.
The new Electrostar Class 378 rail cars have been ordered as an option of an earlier order, and it will allow TfL to operate longer trains and increase passenger capacity on the London Overground network by 25%.
Delivery of the new trains will allow TfL to extend the existing Class 378 electric trains from four to five carriages across the network, although TfL will continue to operate four-carriage trains on the Gospel Oak to Barking route, where trains are diesel-powered.
The new cars are being ordered as a part of the £320m Capacity Improvement Programme as the population in London is expected to reach nine million by 2018.
The new trains will be manufactured at Bombardier's Derby facility, with delivery scheduled to start in late 2014 and expected to be completed in 2015.
Designed especially for suburban operations, the new trains will be capable of travelling at speeds of up to 120kmph and will be supported under an existing maintenance contract.
"The new cars are being ordered as a part of the £320m Capacity Improvement Programme as the population in London is expected to reach nine million by 2018."
TfL London Rail acting director Jonathan Fox said that the new longer trains will initially be introduced on the East London Line from the end of 2014.
"With this order, the London Overground Capacity Improvement Programme is firmly underway to meet the demands of increasing numbers travelling on our network," Fox said.
"In 2012/13, the network carried nearly 125 million passengers, nearly four times the number carried when we launched in 2007," Fox added.
"To enable this trend to continue and maintain our high levels for safe, reliable and frequent travel, we need to deliver more capacity by adding more carriages."
The new rail cars will be equipped with CCTV and also offer more standing room.
The Class 378 vehicles are part of the Electrostar family of electrical multiple units, which are currently in operation with other UK train operators, such as c2c, Southeastern, Stansted Express and Southern Railways.