domingo, 19 de agosto de 2012

Touro X Toureiro

Apesar de ter uns 50% de sangue espanhol correndo pelas veias, estou sempre na torcida do touro. Levando em consideração que certamente o touro depois foi sacrificado, o toureiro bem que podia ter perdido as bolas.

http://tvig.ig.com.br/noticias/mundo/toureiro-fica-gravemente-ferido-apos-ser-atingido-por-animal-na-espanha-8a49802638a019cd0139317390ec1226.html

Fotos da semana

Fotos da semana

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-08-19/galeria-da-semana.html

Ong Jupara - Vale a pena conhecer

http://www.jupara.org.br/

Declaração de Assange na Embaixada

http://www.hoy.com.ec/noticias-ecuador/assange-habla-desde-el-balcon-de-la-embajada-de-ecuador-en-londres-559331.html

O verdadeiro tamanho que o PAC deveria ter




19/08/2012 -- 10h39
País precisa investir R$ 100 bi ao ano em infraestrutura
Agência Estado


O pacote de concessões lançado pelo governo federal foi um passo importante para o desenvolvimento da infraestrutura do País, mas ainda insuficiente. O Brasil precisaria investir R$ 2,5 trilhões adicionais nos próximos 25 anos para dobrar o nível de investimentos no setor dos atuais 2% para 4% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo cálculos do economista Cláudio Frischtak, da Inter.B Consultoria.

O pacote de R$ 133 bilhões anunciado esta semana corresponde a apenas 6% disso. A relação investimento/PIB de 4% é, segundo o economista, o mínimo necessário para modernizar razoavelmente o País. Na ponta do lápis, seriam R$ 100 bilhões a mais por ano, além dos R$ 85 bilhões de 2011. Os próximos anúncios de concessões, em áreas como portos e aeroportos, terão de ser mais ousados para que o plano faça diferença. Isso sem levar em conta possíveis percalços regulatórios, de execução e detalhamento desses contratos.

"O pacote foi um passo fundamental por romper a inércia e do ponto de vista psicológico. Incluir o setor privado é importante. Até há pouco tempo, a impressão era de uma posição cada vez mais estatizante, o que gerava um mal-estar com o empresariado", diz Frischtak, que destaca o pragmatismo da presidente Dilma Rousseff.

Estudo recente do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) calcula em R$ 985,4 bilhões a defasagem entre a infraestrutura de transporte do Brasil e a dos Estados Unidos. O que significa que, investindo R$ 100 bilhões por ano, o País levaria quase uma década para alcançar o padrão atual americano. Um problema destacado pelo especialista Paulo Fleury, diretor do Ilos, é a grande participação do modal rodoviário na infraestrutura de transporte nacional.

O gastos vêm caindo nas três últimas décadas. Entre 2001 e 2011, o Brasil investiu, em média, apenas 2,15% do PIB no setor, somando R$ 595 bilhões. Desse total, 59% foram para o já privatizado setor de telecomunicações. Os modais rodoviário e ferroviário receberam 26% - o que representa R$ 155,7 bilhões, mais do que os R$ 133 bilhões do pacote atual -, enquanto portos e aeroportos receberam 3,3%.

Na década encerrada em 2000, a fatia para infraestrutura chegou a 2,29%, um recuo ante os 3,62% entre 1981 e 1989. O auge de aportes ocorreu entre 1971 e 1980 - 5,42% do PIB -, antes da crise financeira e fiscal dos anos 80. Em resumo, há mais de 20 anos a taxa de investimento em infraestrutura oscila de 2% a 2,5% do PIB por ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sacolas plásticas

Não dependemos de decretos para assumir uma nova postura ou atitude ecológica, então vamos arregaçar as mangas e trabalharmos para tentarmos salvar o que ainda resta de nosso lar, o Planeta Terra.

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/cerca-de-85-da-populacao-evitaria-sacolas-plasticas/

Curiosity - Marte

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=588233