sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

VLT de Santos


Fonte: A Tribuna


Alckmin assina ordem para 1º trem do VLT e anuncia obras na Imigrantes

Créditos: Nirley Sena

De A Tribuna On-line
O edital para a licitação da parte física do primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista será publicado, neste sábado, no Diário Oficial do Estado. Nesta sexta-feira, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin assinou a ordem de serviço para a compra do primeiro trem da região. O evento foi no Emissário Submarino e contou ainda com a presença do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes.

A previsão é de que o primeiro veículo de um lote de 22 VLTs comece a operar em maio de 2014 no trecho de 11 Km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. "Que esse modelo da Baixada Santista possa servir de exemplo para outras regiões metropolitanas", diz Alckmin.

Na ocasião, o governador anunciou o início da Operação Verão 2012/2013, que entra em vigor no próximo dia 28, e a formatura de 800 guarda-vidas temporários. Na região, serão 2.273 policiais militares e 147 novas viaturas e cinco helicópteros Águia.


Travessia de balsas

Alckmin também anunciou mais duas novas balsas em operação para a travessia entre Santos-Guraujá. As embarcações devem começar a operar em janeiro. No entanto, a capacidade ficará em oito embarcações, já que uma embarcação será reformada e outra irá para Bertioga.

A programação do governador teve ainda o descerramento da placa de inauguração do Centro de Operação de Travessias (CCO), construído em Guarujá, que começou a funcionar nesta sexta-feira. Equipes têm acesso a 249 câmeras e, entre outros benefícios, poderão controlar o tempo de espera na fila.

Imigrantes

O governador também anunciou para o dia 15 de janeiro a licitação das obras de ampliação da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente. O projeto executivo prevê serviços de duplicação da pista entre o Km 62 e Km 65,5 e a construção de uma nova ponte sobre o Canal do Barreiro, com calçadas para pedestres. O prazo para execução das obras é de 18 meses e o investimento será de R$ 53,5 milhões. E os trabalhos devem ser iniciados no primeiro trimestre.

Cubatão

Alckmin entrega nesta sexta-feira 839 unidades habitacionais do Programa Serra do Mar. Segundo o Governo do Estado, com essa entrega, chegará a 3.435 o número de famílias que deixam áreas de risco e proteção ambiental e recebem imóveis da CDHU.