Fonte : 180 graus
Termina neste sábado, 20 de outubro, o prazo para que as operadoras de
telefonia móvel enviem um SMS aos usuários garantindo o direito de não
receber mais este tipo de conteúdo em seus telefones. A determinação foi
publicada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e tem como
objetivo poupar os clientes de mensagens indesejadas enviadas sem
autorização.
Cada operadora criou um número específico, já em funcionamento, para que
os usuários entrem em contato para solicitar o fim das propagandas por
SMS. O da Claro é 888; a TIM usa o 4112; a Vivo escolheu o 457; e a Oi
atende no 55555.
Tudo o que o assinante precisa fazer é enviar uma mensagem de texto com a
palavra “SAIR” (sem aspas) para a operadora. No entanto, a Anatel quer
que as próprias companhias avisem aos usuários que eles têm este
direito.
Até sábado, as quatro empresas devem mandar mensagens para seus clientes
seguindo este modelo: “Por determinação da Anatel, caso não queira
receber mensagem publicitária desta prestadora, envie SMS gratuito com a
palavra SAIR para o número XXXXX”.
Caso o consumidor responda ao aviso para cancelar o envio de
propagandas, ele receberá uma confirmação informando que seu número será
excluído da base de contatos de marketing da empresa em até 24 horas.
Se, mesmo assim, o cliente continuar recebendo mensagens, é recomendado
que ele entre em contato com sua operadora ou com o Fale Conosco da Anatel (1331).
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