sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mobilidade Urbana - São Luís

Fonte: Portal G1

Os secretários de Infraestrutura (Sinfra), Luís Fernando Silva; de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Hildo Rocha; e o chefe da Casa Civil do Maranhão, João Abreu, se reuniram, na noite desta quarta-feira (10), com o secretário de governo da Prefeitura de São Luís, Rodrigo Marques, e o assessor especial da prefeitura, Carlos Rogério Araújo, com o objetivo de discutir parceria na área de mobilidade urbana para a capital. 

Além de São Luís, foram tratadas, também, ações para os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, que compõem a Região Metropolitana da capital. 

A Via Expressa, Avenida VI Centenário e a duplicação da Estrada do Araçagi (em processo de licitação) foram algumas iniciativas do governo defendidas durante o encontro. Além disso, projetos de requalificação do trecho já duplicado do Araçagi até o Quartel da PM, que beneficiará a Avenida dos Holandeses, com mais uma pista de cada lado. 

Intervenções nos bairros 
Também foram propostas interferências, como o alargamento de avenidas na Cidade Operária, Jardim América, Cidade Olímpica, Estrada da Mata e Avenida Tancredo Neves, na Cidade Operária, além da proposta de duplicação das rodovias MA-201 e MA-204. 

O projeto de criação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que partirá da área Itaqui-Bacanga até o Centro Histórico, e de lá até a região do Cohatrac, seguindo pelo Maiobão e passando pela Cidade Operária e Cidade Olímpica, até o Maracanã e Pedrinhas, também, foi apresentado. 

O secretário de governo de São Luís, Rodrigo Marques, enfatizou que a prefeitura está aberta ao trabalho em parceria com o Governo. “O município já tem parcerias com o governo federal, como para a instalação do VLT, que está em trâmite. Agora, trabalha também nesta frente com o Governo do Estado”, declarou. 

Tanto governo quanto município avaliaram, positivamente, o primeiro encontro. “A conversa foi muito proveitosa, pois há muitos pontos de convergência. Na quinta (11), haverá reunião entre as equipes técnicas, para eliminar superposições e, depois, haverá outra reunião mais operacional, mais conclusiva, a fim de que possamos formatar um documento do governo do Estado em parceria com os quatro municípios para encaminhamento à presidente Dilma Rousseff”, assinalou Luís Fernando Silva, da Sinfra. 

Rodrigo Marques (Semgov) também deixou o encontro com a mesma impressão. “A reunião foi bastante produtiva e nosso objetivo é unir forças e desenvolver um pacto por São Luís. Estamos trabalhando em três frentes: prefeitura e governo federal, prefeitura e governo do Estado com o governo federal e agora prefeitura e governo do Estado”, declarou Marques, acrescentando que “mobilidade urbana é o ponto de partida, mas outros assuntos, como educação, saúde e segurança serão tratados em outros momentos com o governo do Estado. O importante é que iniciamos esse diálogo”. 

CPTM - Trens Regionais

Fonte: 

Nesta sexta-feira, 12/07, técnicos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apresentam ao mercado, em audiências públicas em São Paulo e em Sorocaba, as conclusões do projeto funcional visando à implantação do Trem Regional São Paulo-Sorocaba. Na ocasião, prestarão esclarecimentos sobre os serviços técnicos de engenharia e meio ambiente para a elaboração de projetos Básicos e Executivos aos interessados em participar da licitação.

O Trem Regional São Paulo-Sorocaba fará a ligação até a capital em cerca de 50 minutos. Estão previstas quatro estações e atendimento também ao município de São Roque, onde haverá uma estação.

Características do serviço:
• 87,65 km de extensão em via dupla;
• previsão de 4 Estações – Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba;
• velocidade comercial de 160 km/h;
• tempo de viagem estimado entre São Paulo e Sorocaba de 51 minutos;
• intervalo previsto de 15 minutos entre trens;
• total de 54 viagens estimadas por dia;
• a tarifa deverá ser inferior ao custo de uma viagem de carro de Sorocaba a São Paulo e competitiva com o valor da passagem de ônibus.


Audiências Públicas
São Paulo
Data: 12/07/2013 com início às 10:00 horas. 
Local: Auditório do Edifício Cidade I - Mezanino
Endereço: Rua Boa Vista, nº170 - Centro – São Paulo – SP 
Sorocaba
Data: 12/07/2013 com início às 15:00 horas. 
Local: Anfiteatro do Sorocaba Park Hotel
Endereço: Rua Prof.º Joaquim Silva, nº 205 – Alto da Boa Vista - SOROCABA – SP

Transporte Ferroviário pelo mundo

Fonte: http://www.railway-technology.com/

Turquia-Karesi em Menemen
Imagem: General Electric investiu € 114 milhões para a construção de 50 locomotivas poder curso na Turquia. Foto: cortesia de B'Tian Denizcan P. Dorsam .

As redes ferroviárias da África, do Oriente Médio e países da América Latina deverão dobrar até 2022, de acordo com um novo relatório da Frost & Sullivan.
O relatório, "Rail Outlook Study 2013-2022 ', prevê que a expansão global do mercado ferroviário será impulsionado pela necessidade de maior mobilidade, o que vai elevar a demanda por transporte ferroviário de passageiros e aplicações de frete.
O estudo abrange diversos segmentos, tais como material circulante, infra-estrutura, serviços, controle ferroviário e projetos integrados.
De acordo com o relatório, a África é esperar para ver o seu maior crescimento no mercado de fornecimento de transporte ferroviário devido à estabilização ambientes políticos, enquanto a América do Norte irá experimentar seu maior crescimento na luz e mercado ferroviário suburbano, com trilho de metrô deve ser o maior mercado de reposição na região.
Preocupações sobre a dívida em curso têm sido responsáveis ​​por investimentos limitados no sector ferroviário europeu, enquanto o frete mainline global e os níveis de passageiros ter se recuperado do declínio na economia, de acordo com o estudo.
Projetos de alta velocidade ferroviária (HSR), na Polónia e Portugal foram cancelados devido à crise europeia, que minou o investimento estatal em projetos públicos.
Comentando sobre os problemas da dívida da Europa, a Frost & Sullivan automotiva e de transportes analista de pesquisa Shyam Raman disse: "Apesar desses desafios, os governos estão a tentar reanimar a economia, criando empregos diretos e indiretos através de infra-estrutura e desenvolvimento dos transportes públicos, seja por financiamento ou através do estabelecimento de regras que criam maior demanda. "
Em 2020, a rede ferroviária da China deve chegar a 120,000 km.
"O estudo abrange diversos segmentos, tais como material circulante, infra-estrutura, serviços, controle ferroviário e projetos integrados."
China deve continuar a investir grandes somas em seus sistemas de transporte ferroviário até 2015, quando o país obteve a transferência de tecnologia de empresas como General Electric, Alstom, Bombardier e Hitachi.
Em torno de € 114 milhões foram gastos pela General Electric na transferência de tecnologia para a construção de 50 locomotivas poder curso na Turquia.
"Os requisitos de eficiência irá impulsionar a adoção global de ativos e ferramentas avançadas de gestão de frotas, tais como diagnósticos remotos, informações de passageiros e planejamento de ativos", disse Raman.
"Com operadores de trem usando a arquitetura de protocolo de Internet para acesso à Internet a bordo, bem como de operação e segurança de serviços, as oportunidades se abrirão para aplicações multimídia de última geração.
"O Reino Unido e os EUA já têm o maior número de material circulante com serviços Wi-Fi em suas respectivas regiões."