HELTON LENINE
Embora Marconi Perillo (PSDB) não tenha definido seu projeto de disputar a reeleição em 2014, governador elabora plano de ação político-administrativo para Goiânia até junho do ano que vem, período em que os partidos escolhem candidatos majoritários e proporcionais e fazem alianças eleitorais.
O Palácio das Esmeraldas prevê investimentos na Capital em obras como viadutos, duplicação das saídas (rodovias), hospital de urgências, VLT no Eixo Anhanguera, reforma na Praça Cívica, Governos Itinerantes com serviços de atendimento às populações de baixa renda e ações nas áreas cultural e de lazer para integrar-se à comemoração dos 80 anos da cidade.
Os coordenadores políticos da provável campanha à reeleição de Marconi Perillo esperam oxigenar a popularidade do governador no principal colégio eleitoral do Estado - Goiânia.
As intervenções, que serão realizadas no coração da cidade e em sua maior avenida, a Anhanguera – por onde passarão os trilhos do VLT –, vão mudar radicalmente a vida da Capital, o que, poderá, na visão dos coordenadores políticos do governo, melhorar a imagem da administração estadual junto ao eleitorado da cidade.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) substituirá o atual Eixo Anhanguera, devolvendo a cidade ao pedestre e restaurando áreas degradadas da capital. O VLT Goiânia terá 14 quilômetros de extensão, 12 estações de embarque (contra 17 hoje existentes), cinco terminais de integração com outras linhas e ônibus e contará com 30 trens de transporte de passageiros, cada um com dois vagões acoplados.
Na Praça Cívica, a obra prevê grandes mudanças no paisagismo do local, um dos principais pontos turísticos e históricos da jovem Capital. O projeto abrange desde a melhoria da iluminação, troca de piso (serão colocados antiderrapantes) e área explanada com espaço para lazer e convivência no lugar dos estacionamentos. Além disso, serão construídos quiosques e uma pista de ciclismo, dando continuidade à Ciclovia da Avenida Universitária. As obras iniciarão ainda no primeiro semestre de 2013.
Educação e infraestrutura cacifam tucano para reeleição, diz Goulart
Após superar as dificuldades fiscais e ajustar a máquina administrativa do Estado, o governador Marconi Perillo (PSDB) começa agora a colher os resultados de sua gestão, abrindo caminho para o projeto de reeleição. A opinião é do secretário estadual de Articulações Institucionais, Daniel Goulart, em entrevista ao Diário da Manhã. "Os efeitos dos dois primeiros anos de grande austeridade e foco no planejamento, começam a surgir em todas as áreas - do funcionalismo à infraestrutura", diz o secretário.
Algumas áreas, porém, segundo ele, ganham mais destaque e pavimentam a estratégia político-eleitoral do tucano. Auxiliar do tucano destaca três áreas nesse conjunto: pavimentação de rodovias, investimentos na Educação e as grandes intervenções programadas para Goiânia, como as obras do VLT.
Entre os destaques apontados por Daniel Goulart estão o amplo programa de implantação, reconstrução e reparação das rodovias estaduais, o Rodovida, o maior e mais completo do País.
O governador acompanha de perto a aplicação e destinação dos recursos, sempre atento às demandas de prefeitos e da população. No último dia 13 de abril, o governador entregou a recuperação de 67 quilômetros da GO-020, no entroncamento da BR-050.
"Fizemos o compromisso de reconstruir o trecho que já estava pavimentado e terminar o asfalto que faltava. Essa inauguração marca o cumprimento da nossa palavra. E é desse jeito, com responsabilidade e determinação, que vamos terminar 2014 com a melhor malha rodoviária do Brasil", lembrou o governador na ocasião.
Somente no Rodovida Reconstrução, uma das etapas do programa, o governo de Goiás vai aplicar mais de R$ 1,1 bilhão até o final do ano que vem. Para 2014 está prevista a terceira e última etapa do Rodovida Reconstrução, programa do governo de Goiás responsável pela reconstrução de rodovias.
Com valor de orçamento estimado em R$ 228 milhões em 2014, a meta do governador é reconstruir 37 trechos previstos em mais de 1,3 mil quilômetros. No total, somando-se as três etapas, serão 5,5 mil quilômetros de rodovias reconstruídas e investimentos superiores a R$ 1,1 bilhão.
Mas o montante de recursos destinados para a construção de novas rodovias – incluídas aí as duplicações – será ainda maior, de R$ 1,5 bilhão em quatro anos, segundo dados fornecidos pelo presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincón, responsável pelas obras.
Entre as duplicações de rodovias que aparecem na plataforma de campanha do governo está a da GO-403, ligação entre Goiânia e Senador Canedo. As obras da duplicação foram licitadas no início do mês. São 13 quilômetros de duplicação e a previsão é de que os serviços sejam realizados em até 12 meses após o início das obras.
As intervenções nos acessos a Goiânia, outra prioridade do plano de governo, não param por aí. Por meio do Rodovida Reconstrução, a Agetop já deu início também às obras na GO-040 e GO-060, além da continuidade da duplicação GO-070 (Inhumas/Itauçu). A agência também já iniciou os serviços definitivos no trecho Goiás-Itapirapuã. O pavimento, que se encontrava deteriorado, vem recebendo obras de recapeamento. Toda a extensão do trecho, de 65 km, receberá sinalização vertical, horizontal e a implantação de defensas em pontos mais críticos. A rodovia estadual GO-320 também será contemplada pelo programa, num trecho de 53,9 quilômetros, de Paraúna a Jandaia e desta até Indiara.