quarta-feira, 3 de abril de 2013

Licitações

Fonte: licitação.com.br
Dra. Simone Zanotello de Oliveira, advogada especializada em licitações e contratos


A documentação relativa à qualificação técnica tem como objetivo verificar se o licitante possui requisitos profissionais e operacionais para executar o objeto da licitação. Está regulada no art. 30 da Lei 8.666/93, com aplicação subsidiária na modalidade pregão. 
 Nesta matéria, trataremos da capacidade técnico-profissional, que se refere à comprovação de que a licitante possui em seu quadro permanente, na data prevista para a entrega da proposta, profissional de nível superior ou outro devidamente reconhecido pela entidade competente, que seja detentor de atestado de responsabilidade técnica por execução de obra ou serviço com características semelhantes (pertinente e compatível com o objeto da licitação), de acordo com o art. 30, § 1º, inc. I, da Lei 8.666/93. Esse atestado deverá estar devidamente registrado na entidade profissional competente, ação essa que se aperfeiçoará mediante a apresentação da CAT (Certidão de Acervo Técnico). O edital deverá fixar as parcelas de maior relevância e de valor significativo do objeto (exigências conjuntas) que devem constar do atestado, sendo vedada a fixação de quantitativos mínimos e prazos máximos.
 E para a comprovação de que o profissional faz parte do quadro permanente, é possível solicitar cópias autenticadas da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da ficha de empregado ou do contrato social atualizado quando integrante do quadro societário da empresa. Além disso, a jurisprudência também tem admitido como integrante do quadro permanente, o prestador de serviços, regido pela legislação comum, sem vínculo trabalhista, que deverá apresentar seu contrato como autônomo, dentro de sua vigência, com carga horária compatível com as necessidades da obra ou serviço:

TCU – Acórdão 103/09 – Plenário – É desnecessário, para comprovação da capacitação técnico-profissional de que trata o art. 30, § 1º., inciso I, da Lei 8.666/93, que o empregado possua vínculo empregatício, por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS assinada, sendo suficiente prova da existência de contrato de prestação de serviços, regido pela legislação civil comum.  (OBS.: No mesmo sentido, TCU – Acórdãos 597/07 – Plenário, 546/08 - Plenário, 109/2009 – Plenário, 1.898/2011 - Plenário)

Por fim, é importante destacar que o profissional indicado nesse atestado deverá participar da obra ou serviço, responsabilizando-se tecnicamente por ele, admitindo-se a substituição, durante a execução contratual, por profissional de experiência equivalente ou superior, desde que aprovado pela Administração.

VLT de Maceió

Fonte: 


Um ano após a entrada do VLT em operação, fazendo inicialmente a linha Maceió-Satuba e depois Maceió-Rio Largo, a população vive agora a expectativa de ver implantado o ramal Estação Central/Maceió Shopping, em Mangabeiras. Essa segunda etapa do projeto está orçada em R$ 80 milhões e tem uma extensão de aproximadamente 4km.

O superintendente da CBTU, em Alagoas, Marcelo Aguiar, disse ao Primeira Edição que o VLT vai dar continuidade pela Buarque de Macedo até o Jaraguá, nesse primeiro momento. Nas proximidades do riacho Salgadinho vai ter um ramal que segue pelo riacho do Sapo e por uma rua por trás da Avenida Dona Constança. “Por trás da Dona Constança tem um rua que está com pouco movimento e nós vamos passar o VLT por lá”.

Marcelo explicou que, até o momento, a CBTU tem apenas o traçado e o projeto ainda será desenvolvido. “Nesse projeto é que vai ser definido por onde seguirá o trilho, qual o tipo de equipamento que vai ser utilizado. O que temos hoje é apenas um traçado, um projeto básico”, frisou.
A expectativa da CBTU é construir mais quatro estações, uma em Jaraguá e mais três até o Maceió Shopping (antigo Iguatemi), sendo uma no Salgadinho, que é integração, outra ramal no riacho do Sapo e a terceira no Maceió Shopping.

Os recursos para a construção desse trecho estão sendo negociados com o governo federal, mas, conforme o superintendente, serão incluídos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Tivemos uma reunião em Brasília com o secretário do PAC na busca desses recursos, e muito provavelmente vamos conseguir”.

Segundo previsão da CBTU, ainda este ano o projeto deve ser licitado para que no próximo ano as obras sejam iniciadas. “A nossa intenção é neste ano de 2013 levar o VLT até Jaraguá e retomar esse ramal com uma estação lá”.

As obras da Estação Mercado (de onde foi retirada a Feira do Passarinho) serão iniciadas este ano já que o projeto entra em licitação ainda neste primeiro semestre. “No segundo semestre de 2013, provavelmente, a gente deve iniciar as obras da Estação Mercado, ali no Mercado do Artesanato”. Em paralelo vem acontecendo a recuperação de toda a malha viária. 

Atualmente o percurso Maceió/Lourenço de Albuquerque transporta 10 mil passageiros/dia e com a ampliação até o shopping o número de passageiros deve ir para 45 mil. “Serão adquiridos mais VLT’s. Hoje temos oito em circulação e com a ampliação do percurso passaremos a contar com 10 veículos”.

Aguiar revela que hoje existe uma demanda reprimida de passageiros porque o VLT não chega até o bairro de Mangabeiras, onde há uma concentração grande de trabalhadores na cidade. 

Quanto ao valor da tarifa, ele adianta que esta é uma decisão da administração central da Companhia, sediada no Rio de Janeiro. “Não temos autorização para aumentar a tarifa, o valor deve continuar sendo de R$ 0,50 cobrado atualmente”.


Russian Raiways (RZD) and French National Rail Operator (SNCF)

Source: http://www.railway-technology.com/

Russian Railways

Russian Raiways (RZD) and French national rail operator SNCF, along with technical universities from both countries, have signed an agreement to set up an international centre for high-speed railand transport systems.
The High Speed Railway Engineering Department is expected to launch in September 2014.
Universities involved in the deal include the Moscow State University of Railway Engineering, France's National School of Bridges and Roads and the Conservatoire national des arts et métiers.
The agreement is set to develop and enhance high-speed transportation systems and components in France and the CIS countries.
The new centre will allow the parties to bring together their research and technology, encouraging cooperation between the Russian and French scientific and technical communities, as well as conducting research and training employees to work on high-speed rail.
"The High Speed Railway Engineering Department is expected to launch in September 2014."
SNCF president Guillaume Pepy said: "We are ready to share our experience and best practices in high-speed traffic with the Russian side."
Russian Railways president Vladimir Yakunin said that the deal will see the company's experience in operating trains at low temperaturesshared with SNCF.
"We have been studying the experience of French colleagues in high-speed communications for the last five years," Yakunin said.
"And today, we don't just want to copy SNCF's experience, but together create an even more sophisticated system of high-speed links because of the huge distances we have in Russia."

VLT de Cuiabá

Fonte: 


O Governo do Estado e o Consórcio VLT Cuiabá tem 5 dias para prestar informações e repassar dados dos cronogramas físico-financeiros com as medições das obras realizadas e já pagas para o Juízo Cível Federal sob pena de ter as obras do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT suspensas. A ordem foi do juiz federal Julier Sebastião da Silva e foram obtidas com exclusividade por A Gazeta. Segundo o juiz federal em despacho urgente que terá cinco dias para ser cumprido assim que as autoridades, o governador Silval Barbosa (PMDB), o secretário da Secopa, Maurício Guimarães e o responsáveis pelo Consórcio VLT Cuiabá forem notificados é imperioso que sejam cumpridas as determinações adotadas por ele em decisão de agosto de 2012 que autorizou a retomada das obras suspensas por outra decisão da Justiça Federal.

No despacho Julier Sebastião da Silva lembrou que a ação encontra-se com seu trâmite suspenso até o julgamento do incidente processual remetido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e que o próprio TRF em decisão do presidente autorizou a continuidade da obra questionada.

Ele pontua também que na sua decisão anterior, impôs ao Estado de Mato Grosso a obrigação de colacionar (juntar) aos autos comprovantes de medições e pagamentos ao Consórcio VLT Cuiabá, responsável pelas obras do VLT.

“Dessa sorte, como o processo está suspenso, mas as obras estão em andamento, intimem-se o Estado de Mato Grosso e o Consórcio VLT Cuiabá a juntarem aos autos todas as planilhas de medições e comprovantes de pagamentos dos serviços já executados, no prazo de 05 (cinco) dias, bem como a continuar a documentar os itens retro, independentemente da suspensão dos demais atos processuais”, diz o despacho de Julier Sebastião da Silva datado de 02 de abril de 2013.

O contrato com o Consórcio foi suspenso após a investigação conjunta dos Ministérios Públicos Estadual e Federal identificar supostas irregularidades que iriam desde a escolha do modal de transporte público até o estudo de viabilidade adequado.

Para os procuradores da República, Rodrigo Golívio e Ana Carolina Tannús Diniz e o promotor de Justiça Alexandre Guedes, que integram o Grupo Especial de Fiscalização do Planejamento e Execução da Copa do Mundo de Futebol 2014 (Geacopa 2014), a falta de planejamento na operação do modal, a inexistência de política metropolitana de transporte coletivo e o fato de não haver possibilidade da obra ficar pronta dentro do prazo e nem de cumprir os custos estabelecidos tornam o projeto inviável.

Todos estes argumentos foram derrubados pelo Governo do Estado em apelação julgada por Julier Sebastião da Silva em agosto de 2012, mas que acabou impondo condições que o Estado e a Secopa em nenhum momento teriam cumprido, o que terá que ser feito a partir de agora e com regularidade para evitar que as obras sejam novamente suspensas e se atrase ainda mais o calendário estipulado que mantém a inauguração do modal para março de 2014, ou seja, 90 dias antes do início dos jogos do Mundial de 2014.

A decisão vem em hora pouco propicia para o Governo do Estado e para a Secopa que enfrentam dificuldades com outras empreiteiras que fazem obras de mobilidade urbana como as trincheiras do Santa Rosa, Verdão e Ciríaco Cândia (Mário Andreazza) que estão paralisadas por causa da dispensa da Ster Construtora que desrespeitou os prazos estipulados para a execução das referidas obras.
Governo, Secopa e Consórcio serão notificados da decisão da Justiça Federal hoje.

Trensurb

Fonte: 


Segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (02/04) pela Trensurb, as obras de expansão da Linha 1, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo (RS) já alcançaram 96,14% de conclusão. A primeira etapa da expansão, entre as estações Rio dos Sinos, em São Leopoldo e Santo Afonso, em Novo Hamburgo foi inaugurada em julho de 2012 e já está em operação.

Segundo a empresa, a segunda fase, com 4,4 quilômetros de extensão e três estações (Industrial, Fenac e Novo Hamburgo), está em fase de acabamento.

Com um total de 9,3 quilômetros de extensão, a expansão da Linha 1 da Trensurb está orçada em R$ 953,7 milhões e tem previsão de término para o final de agosto, o que inclui uma atualização tecnológica no centro de controle.

A Trensurb diz que não há previsão para o início da operação comercial, pois isso depende do andamento dos testes dinâmicos e de certificação dos sistemas, que ocorrerão após a finalização dos serviços.