sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CBTU abre licitações para compra de 20 VLTs e 10 TUEs


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A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) publicou nesta terça-feira (09/10) o aviso de duas licitações para a compra de 20 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e de 10 Trens Unidades Elétricos (TUEs) para as cidades de João Pessoa, Natal e Belo Horizonte.

A primeira licitação é para a aquisição de 20 VLTs, sendo 12 destinados à Superintendência de Trens Urbanos de Natal (CBTU Natal) e oito à Superintendência de Trens Urbanos de João Pessoa (CBTU João Pessoa). Os VLTs são compostos por três carros cada, movidos a tração diesel-hidráulica ou diesel-elétrica, em bitola métrica.

A segunda licitação será para a aquisição de dez TUEs, com quatro carros, em bitola larga e corrente de 3.000 VCC, para a Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU Belo Horizonte).

A verba para a compra desses veículos faz parte do programa de compras governamentais do “PAC Equipamentos”, lançado pelo governo federal para estimular a economia. A licitação é do tipo menor preço e será aplicada a margem de preferência para a aquisição de produtos nacionais. Será permitido que empresas estrangeiras participem da licitação, contanto que tenham representação própria no Brasil. Também será permitido o agrupamento em consórcio de no máximo duas empresas.

As propostas deverão ser recebidas e abertas no dia (31/10), na Gerência Geral de Licitações da CBTU, na Praça Procópio Ferreira, no Centro, do Rio de Janeiro.

O edital está disposição dos interessados, gratuitamente, no site  www.cbtu.gov.br/licitações/avisos/editais. Para mais informações os telefones da CBTU são  (21) 3733-3185/86. As dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail: fsilva@cbtu.gov.br.

Empresários bloqueiam a XV de Novembro em protesto contra VLT

Fonte : 



Por uma hora, fecharam as portas dos estabelecimentos e a passagem de veículos na XV de Novembro.

Comerciantes e empresários das Avenidas XV de Novembro e Miguel Sutil fizeram um protesto contra o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na manhã desta quinta-feira (11) e, por uma hora, fecharam as portas dos estabelecimentos e a passagem de veículos na XV de Novembro.

O trânsito ficou congestionado ao longo de toda a Avenida e os motoristas ficaram bastante nervosos com espera. Na fachada das lojas, foram colocadas lonas pretas em sinal de luto por causa do possível fechamento da rua.

Munidos de apitos e vestidos de preto, os comerciantes quiseram chamar atenção para o que eles chamam de arbitrariedade por parte do governo, que apenas os informou que a qualquer momento a Avenida pode ser completamente interditada para a execução das obras do VLT, a exemplo do que aconteceu com a Miguel Sutil

Os manifestantes alegam que não foram informados com antecedência sobre as obras do modal e reclamam de possíveis prejuízos.  

"Somos favoráveis ao progresso e modernização de Cuiabá e Várzea Grande e também somos a favor do VLT. Só não aceitamos a maneira que estão empurrando ‘goela abaixo’, sem nenhum critério ou planejamento confiável. Queremos que o Governo e a Secopa nos apresente o projeto e os estudos de impacto referentes ao VLT e que nos seja dado prazo para o início e fim das obras, a fim de que evitemos o que está acontecendo em outras avenidas, como Miguel Sutil e a FEB. Precisamos de garantias concretas, afinal somos geradores de empregos e renda para o município, estado e União. Merecemos mais respeito e considerações do poder publico", informou a Associação de Empresários e Moradores da Avenida 15 de Novembro e bairro Centro-Sul.

Esta semana, o Ministério Público Federal ajuizou recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, na segunda-feira para paralisar obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com informações do MPF, o processo pode ser julgado na próxima sessão do tribunal, dia 18 outubro.

No recurso, o procurador da República Carlos Frederico Santos sustenta que a implantação do VLT prejudicará a ordem e economia pública estadual de Mato Grosso. O VLT é uma das obras para a região metropolitana de Cuiabá para prepará-la para a Copa do Mundo de 2014.



Viña del Mar







O famoso relógio de flores de Viña del Mar




Chegando em Viña del Mar, vindo de Valparaíso









Um "calçadãozinho" bem charmoso na beira de um canal


ESSE VOU DEIXAR PARA O MEU AMIGO EDSON VERGA NOMEAR

Cotidiano em Andorra





La Policia té pendents de cobrament gairebé 9.000 euros en infraccions per excés de velocitat


La Policia té pendents de cobrament 8.948 euros en infraccions per excés de velocitat. Així apareix publicat aquest dimecres al Butlletí Oficial del Principat d'Andorra (BOPA).
La Policia ha publicat la llista amb els infractors i les sancions imposades després que els radars constatessin els excessos de velocitat.

Les persones que apareixen a la llista disposen d’un termini de deu dies hàbils, a partir d'aquest dijous, per presentar les al·legacions que considerin pertinents davant del Departament de Policia. En el cas que no es presentin al·legacions, es considerarà resolt l’expedient, notificada la sanció i ferm l’import. Transcorregut el termini de deu dies hàbils, aquestes persones disposen de tretze dies hàbils per fer efectiu l’import davant del Departament de Policia. Passat aquest termini sense que s’hagi fet efectiu l’import de la sanció, es procedirà per via executiva mitjançant tramesa de l’expedient a la Batllia

Fonte : Bàner

Crescimento da população brasileira cairá a partir de 2030

Fonte : Diário de Pernambuco


O crescimento da população brasileira chegará ao ápice em 2030, com 208 milhões de habitantes. Nos anos seguintes, a estimativa é de queda progressiva para 205,6 milhões em 2040. A previsão é do boletim Tendência demográficas apontadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Administrativa (Ipea).

Segundo a pesquisadora Ana Amélia Camarano, o resultado do estudo reflete o envelhecimento da população e a taxa de fecundidade nas últimas décadas, que começou a cair nos anos 1990. Em 1950, a taxa era de 6,2 filhos. Hoje, o número de filhos por mulher é 1,7.

"Nossa projeção vem caindo e, entre 2030 e 2040, deve se aproximar da taxa do Japão, que é de um filho por mulher, abaixo do nível de reposição da população”, afirmou Ana Amélia. Segundo ela, a fecundidade tem espaço para cair entre as mulheres pobres e nas regiões Norte e Nordeste, onde o número de filhos está em torno de dois.

A queda da fecundidade ocorreu em todas as faixas etárias. A taxa entre as adolescentes vem caindo desde 2000. Para efeito de comparação, em 1992 era de 91 filhos nascidos vivos por 1 mil mulheres. Em 2011, de 51.Nessa linha, a população brasileira deverá chegar a 208 milhões em 2030 e, a partir daí, diminuir.

Se confirmado, isso afetará o mercado de trabalho, em que a oferta de mão de obra chegaria a 156 milhões em 2030 e cairia para 152 milhões em 2040 (pessoas com idade ativa). A tendência é de um acelerado envelhecimento populacional.

Camarano destacou a queda da taxa nas regiões Norte (3,3 filhos por mulher em 1992 para 2,0 filhos em 2011) e Nordeste (3,6 filhos para 2,0). O Sul atingiu 1,6 filho, e o Sudeste 1,7. Isso mostra que a taxa nacional vem se tornando mais homogênea ao longo do tempo.

A pesquisadora ressaltou também o aumento da proporção de mulheres cônjuges que contribuem para a renda das suas famílias, de 39,1% para 66,3% no mesmo período. Já população idosa cresceu: cerca de 23 milhões de brasileiros com mais de 60 anos em 2011.

Consórcio Inframérica apresenta plano de reforma e ampliação do Aeroporto de Brasília



Fonte : Página Inicial




As obras já começaram e, até a Copa do Mundo, o número de pontes de embarque vai passar de 13 para 28, os terminais existentes serão reformados, um novo será construído e o estacionamento será ampliado para três mil vagas.

Brasília, 11 de outubro de 2012 – O Consórcio Inframérica Aeroportos, vencedor do leilão para operar e ampliar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek (Brasília/DF), apresentou hoje seu plano para reforma e ampliação do Aeroporto de Brasília, com detalhamento das obras que serão entregues para a Copa de 2014.

Até a Copa o Mundo, os terminais 1 e 2 serão totalmente reformados e um novo será construído com 15 novas posições de embarque, divididas em dois píeres. Com isso, as pontes de acesso aos aviões vão aumentar de 13 para 28. Além disso, o estacionamento vai dobrar, atingindo três mil vagas disponíveis, e a entrada do aeroporto vai ganhar uma nova cobertura e nova pista. As obras de expansão aumentarão a capacidade do aeroporto de Brasília de cerca de 15 milhões de passageiros para 41 milhões na fase final.

Os investimentos da primeira fase, num total de R$ 750 milhões, também incluem a implantação da maior sala vip da América Latina, um conceito inédito no Brasil. As reformas e obras de ampliação significarão muito mais comodidade para os passageiros que vão transitar por corredores amplos, bem iluminados e que encontrarão lojas, lanchonetes e esteiras mecânicas, prontas para facilitar o trânsito de pessoas, além de salas de embarque amplas e confortáveis. Além disso, será implantado um novo sistema de atendimento ao usuário.

Perspectivas artísticas da área de embarque-O Consórcio Inframérica está trabalhando com três frentes simultâneas de trabalho: obras de ampliação, de reforma e no pátio de aeronaves. Com a aceleração do ritmo de trabalho, o Consórcio terá cerca de 600 operários trabalhando nessas frentes nos próximos meses. As intervenções iniciais da frente de obras de reformas incluem, por exemplo, revitalização dos banheiros, reforma da cobertura, conserto de escadas rolantes, implantação de um elevador adicional próximo à área de embarque, pintura de estruturas metálicas e uma nova identidade visual.

“Nosso trabalho agora é realizar com eficiência todas as melhorias, obras de ampliação e modernização do aeroporto e de sua operação e é nestas tarefas que estamos concentrando nossos esforços. Mas é preciso pensar que este é um projeto de longo prazo: trabalhamos o agora de olho nos próximos anos. E ao pensar no futuro, nós usamos o conceito de aerotrópolis, um aeroporto cidade. Isso significa que há potencial para o desenvolvimento de outras atividades ao seu redor. Alguns exemplos são hotéis, centro de conferência e opções de entretenimento. E tudo isso trará melhorias dos acessos e desenvolvimento para a região”, explica José Antunes Sobrinho, presidente do Conselho do Consórcio Inframérica.

Fases da concessão-Em 28 de agosto de 2012, foi aprovado o Plano de Transferência Operacional do Consórcio Inframérica e começou então a etapa de 90 dias de operação. No final de novembro, portanto, o Consórcio passa a operar o aeroporto, com supervisão da Infraero, por 90 dias. A concessão do aeroporto da capital federal será de 25 anos e a previsão é de um investimento de R$ 2,8 bilhões de reais.

O Consórcio Inframérica é composto pelas empresas Infravix, controlada pelo Grupo Engevix, e Corporación América, empresa com grande experiência internacional em concessões aeroportuárias. Cada empresa detém participação de 50% no consórcio, o qual entra, por sua vez, com 51% na composição acionária da SPE - Sociedade de Propósito Específico criada para operar, reformar e ampliar o aeroporto de Brasília. Conforme determina o Contrato de Concessão, a Infraero é sócia da SPE, com 49%.

Aeroporto Internacional JK:Fact sheet das obras de reforma e ampliação.

Principais dados:(62) Prazo do contrato de concessão: 25 anos. |.(63) Movimento em 2011: 15,4 milhões de passageiros. |.(64) Investimento total previsto durante a concessão: R$ 2,85 bilhões |.(65) Investimento até a Copa de 2014: cerca de R$ 750 milhões. (66) A capacidade do Aeroporto de Brasília deve passar de 15,4 milhões de passageiros/ano para 41 milhões na última fase.

Datas importantes / Etapas da concessão |.(67) 14 de junho 2012 – Assinatura do Contrato de Concessão|.(68) 23 de julho 2012 – Publicação da Ordem de Serviço do Aeroporto de Brasília |.(69) 28 de agosto 2012 – Aprovação do Plano de Transferência Operacional. | (70) Transição: Após aprovação do PTO, começou a etapa de 90 dias de Operação Assistida, em que a Infraero opera o Aeroporto com acompanhamento do Consórcio. Após esse estágio, acontece a Operação de Transição, com duração de 90 dias, em que o Consórcio passa a operar o Aeroporto sob supervisão da Infraero.

O que está sendo feito no momento na Operação e em obras:(71) Operação - A concessão está na fase em que a Infraero continua operando o Aeroporto. Este é um período importante de planejamento e estruturação da operação e termina no dia 30 de novembro. (72) obras – As obras de reforma e ampliação já começaram.

Obras de reforma e de ampliação de capacidade:(73) As obras serão realizadas em três frentes simultâneas: reformas, obras de ampliação e obras do pátio de aeronaves. Com o ritmo acelerado de obras, o consórcio terá cerca de 600 operários trabalhando nessas frentes nos próximos meses e esse ritmo seguirá intenso. | (74) Obras iniciais de reforma: Já iniciadas e compreendem, por exemplo, revitalização dos banheiros, reforma da cobertura, conserto de escadas rolantes, implantação de um elevador adicional próximo à área de embarque e uma nova identidade visual que será apresentada quando o Consórcio Inframérica iniciar a operação.

O que será entregue até a Copa de 2014:(75) Terminais: Reforma dos terminais 1 e 2 e construção de um novo.

(76) Pontes de embarque: Serão 15 novas posições de embarque com fingers, divididas em dois píeres. Com isso, vão aumentar de treze para vinte e oito o número de pontes de acesso aos aviões. Além disso, haverá mais 21 posições de embarque remoto. Veja, na imagem abaixo, a localização das 15 novas pontes de embarque que serão entregues para a Copa de 2014:(77) A chegada ao terminal ganhará uma faixa adicional - no piso superior (embarque) e no inferior (desembarque). Além disso, a cobertura será modificada. Veja, abaixo, perspectiva artística da entrada do terminal com nova cobertura:(78) Conforto: As reformas e a ampliação darão muito mais conforto para os passageiros, com salas de embarque com mais espaço, aumento das opções de serviços para compras e alimentação, embarques mais rápidos devido ao aumento do número de fingers, banheiros confortáveis e mais tomadas à disposição dos passageiros, entre outros. Os corredores serão amplos e iluminados, terão mezaninos com lojas e lanchonetes, além de esteiras mecânicas para facilitar o trânsito de passageiros. Na hora do desembarque, a bagagem poderá ser retirada em esteiras inclinadas, que permitem o recolhimento das malas com mais comodidade. Os investimentos na primeira fase de obras incluem também a implantação da maior sala vip da América Latina, com um conceito inédito no Brasil. O terceiro andar do terminal 1 será fechado e climatizado para abrigar esta sala. Veja, nas imagens abaixo, exemplos em perspectiva artística que ilustram como serão os novos ambientes para embarque:(79) Do lado de fora, o estacionamento vai dobrar de tamanho, atingindo 3 mil vagas. Veja, na imagem abaixo, a expansão do estacionamento:(80) Sustentabilidade: O novo projeto arquitetônico para reforma dos terminais e também para a construção do novo terminal prioriza a utilização de luz natural. Além disso, será instalado um sistema de automação para evitar desperdício de energia. Um exemplo disso são as escadas rolantes que, quando não utilizadas, param de funcionar.

(81) Contratos/serviços terceirizados: os atuais contratos de serviços terminam em 30 de novembro. O Consórcio Inframérica já está em processo de concorrência, na fase de escolha dos novos prestadores de serviço. A gestão destes novos contratos será feita pelo nível de qualidade de serviço entregue pela empresa terceirizada.

(82) Os principais números do aeroporto (dados de agosto):.Média de 267 pousos/dia |.Média de 266 decolagens/dia |.Foram 16.508 pousos e decolagens |. 97,35% voos domésticos |.. 2,65% voos internacionais |. Média de movimento diário de 45,8 mil passageiros: 29,85% embarques, 26,24% desembarques e 43,91 de conexão. |.Movimento em 2011: 15,4 milhões de passageiros.

O Consórcio Inframérica Aeroportos é fruto da união da Infravix Empreendimentos S/A, empresa controlada pelo Grupo Engevix, com a Corporación América S/A, empresa argentina com experiência internacional em concessões aeroportuárias. Cada empresa detém participação de 50% no consórcio.

Essa parceria saiu vitoriosa do primeiro leilão de concessão de aeroportos do País, realizado em 22 de agosto de 2011 e passou então a ser responsável pela construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (ASGA), em Natal, por um período de 28 anos. Quase seis meses depois, o consórcio arrematou a concessão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, em leilão realizado no dia 6 de fevereiro de 2012. A concessão prevê a ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de Brasília, por um período de 25 anos.

A Infravix Empreendimentos S/A foi fundada em novembro de 2010, tendo como objetivo participar do desenvolvimento da infraestrutura no Brasil. A Infravix faz parte do Grupo Engevix, o maior de engenharia consultiva do país e que possui experiência de mais de 30 anos na execução de projetos e obras de aeroportos, tendo atuado, por exemplo, no Galeão, Guarulhos, Viracopos, Congonhas, Salvador, Confins, Florianópolis e Fortaleza, entre outros.

A Corporación América é uma holding que detém concessão para cargas e terminais em 49 aeroportos da América Latina e outros países. As atividades abrangem administração operacional, design, planejamento e construção de terminais, administração comercial, abastecimento, taxas e outros serviços locais. A Corporación América possui experiência de concessão e operação aeroportuária em aeroportos como Carrasco (Montevidéu, Uruguai), Ezeiza e Aeroparque (Argentina) e Guayaquil (Equador), entre outros. A Corporación América também atua em outros setores como concessão de rodovias, obras, energia, agronegócios, tecnologia e serviços.