sexta-feira, 24 de maio de 2013
Metrô de Salvador
Fonte:
Nesta sexta-feira (24/05), o Governo do Estado da Bahia faz o lançamento do edital para a PPP para construção e gerenciamento do metrô de Salvador. O projeto prevê investimentos de R$ 4 bilhões em uma concessão de 30 anos para exploração do sistema.
No edital está prevista a finalização do tramo 1 da Linha 1 do metrô, entre a Estação da Lapa e o Acesso Norte, e a ampliação do tramo 2 até Pirajá, com projeto de expansão Águas Claras-Cajazeiras. Além da construção da linha 2, que liga Avenida Bonocô à Lauro de Freitas.
O leilão será na Bolsa de Valores de São Paulo. A data de entrega e abertura das propostas será divulgada no edital. O prazo para colocar o primeiro trecho em funcionamento é até junho de 2014. A Linha 1, até Pirajá, deve ser finalizada até dezembro do mesmo ano, enquanto prevê-se a conclusão da Linha 2 até 2016. No total, 22 estações estão previstas no projeto das duas linhas. O edital será disponibilizado no site do Governo do Estado da Bahia – www.ba.gov.br .
Thales in world
Source: http://www.railway-technology.com/
Image: Line 2 of the Santo Domingo Metro network runs from María Montez to Eduardo Brito in the Dominican Republic's capital. Photo courtesy of Thales Group.
Thales has commissioned the Terrestrial Trunked Radio (TETRA) network on Line 2 of the Santo Domingo Metro in the Dominican Republic.
As part of the TETRA network, the company has installed 14 radio sites on Line 2, with transceivers for relay communications between stations, tunnels and the command post.
Thales has also created a dedicated control post to monitor communications along the section of the metro line.
As part of the contract, Thales was also responsible for supplying fixed terminals for the driver consoles of the locomotives, and delivered ruggedised mobile terminals for security personnel, cleaning and maintenance staff.
"Thales has also created a dedicated control post to monitor communications along the section of the metro line."
Thales said its TETRA network will allow users to create dedicated workgroups and dynamic groups, which will be managed by the control post in case of any event or crisis situation.
Equipment redundancy and radio coverage redundancy in the TETRA network will ensure system availability while communicating with all stations and tunnels and linking them with the command post.
Thales deputy SVP for secure communications and information systems activities, Jean-Michel Lagarde, said the TETRA system has been delivered to the Santo Domingo Metro following its delivery to SNCF Trancilien in France.
"Following the entry into service of Line 1 on 1 January 2009, we are proud to be part of this latest phase of the project, which is a perfect illustration of Thales's know-how in secure, resilient communication networks," Lagarde said.
Line 2 of the Santo Domingo Metro network runs from María Montez to Eduardo Brito, and commenced operation in April 2013.
The 12.8km first phase of the line comprises 14 stations and has an interchange with the north-south Line 1 at Juan Pablo Duarte.
Construction on the $830m Line 2 project started in 2010 and it is expected to transport around 400,000 passengers a day by the end of 2013.
Metrofor - Linha Leste
Fonte:
O processo de licitação desencadeado na Comissão Central de Concorrências, da Procuradoria Geral do Estado, prenuncia o início de um dos maiores investimentos no setor dos transportes públicos para ampliar a malha do trem metropolitano de Fortaleza. Com obras calculadas em R$ 2,5 bilhões, a Linha Leste do metrô, com 12,4 quilômetros de extensão, será totalmente subterrânea.
O empreendimento, dos maiores até hoje projetados, se juntará às linhas sul, para Maracanaú; oeste, para Caucaia; e ao ramal Parangaba-Mucuripe, em fase de implantação. A Linha Leste ligará o Centro da cidade ao Fórum Clóvis Beviláqua, no Bairro Edson Queiroz, oferecendo 12 estações subterrâneas, de superfície e elevadas, na Aldeota e Cocó. Espera-se que os trabalhos sejam planejados de forma a não agravar os problemas de trânsito já difíceis no seu traçado.
Nas maiores metrópoles do mundo, o transporte de massa é liderado por trens metropolitanos. Londres, Nova York, Paris, Berlim, Moscou, Cidade do México, Buenos Aires, Tóquio e Pequim encontraram nesse meio de transporte a solução para o deslocamento de sua população.
A preferência pelo veículo metropolitano se deve à rapidez, eficiência e transporte em grandes quantidades, desobstruindo os sistemas viários e os espaços urbanos. No Brasil, a primeira experiência começou com a Prefeitura de São Paulo, na década de 70, levando longo tempo para sua realização.
Em seguida, veio o metrô do Rio de Janeiro, mais célere no seu cronograma de execução, mas, sem alcançar ainda as áreas mais carentes de transportes públicos do entorno da cidade. Duas outras experiências no modal foram implantadas, com sucesso, no Recife e em Belo Horizonte, explorando as antigas vias dos trens da Rede Ferroviária Federal.
O emprego de Veículos Leves sobre Trilhos, de menor custo quando comparados com os vagões tradicionais dos trens metropolitanos, viabilizou a utilização das estradas de ferro, mediante a cobrança de tarifas compatíveis com o poder aquisitivo de seu público-alvo. Os VLT´s, de fato, deslocam trabalhadores residentes nas áreas periféricas para seus empregos nos centros das capitais.
O trem urbano leva vantagens sobre qualquer outro modal de transporte de passageiros, pela exclusividade no uso das linhas, velocidade constante e número elevado de passageiros. Os metrôs bem administrados conseguem manter os horários prefixados porque os trens circulam em vias exclusivas.
Em Fortaleza, o transporte por trens urbanos nunca mereceu atenções especiais por parte da antiga Rede de Viação Cearense e, posteriomente, a Rede Ferroviária Federal. Apenas dois ramais preservaram, por longo tempo, a programação de trens de passageiros ligando a Estação João Felipe às gares de Maracanaú e Caucaia, num raio de 25 km.
No curso do tempo, a cidade de Maranguape mereceu um ramal adicional, ligando-a a Maracanaú. O fluxo de passageiros e o volume de cargas transportadas foram considerados economicamente abaixo dos custos operacionais dos poucos trens programados.
Quando ressurgiu o plano do Metrofor, há 15 anos, a preocupação primeira foi a de preservar esses dois destinos. A Linha Leste vai operar na região com os maiores índices de crescimento, comércio pujante, mercado imobiliário aquecido e a multiplicação de centros de serviços. Também desafogará uma das regiões de maior congestionamento de trânsito, com saída para as praias turísticas do litoral leste.
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