quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Após condenações, petistas dizem que mensalão é “página virada"



Primeiro ficamos escutando que cada um dos condenados não havia feito nada. Depois ficamos escutando inclusive do digníssimo ex presidente Lula, que o Mensalão não existiu. Depois frente as provas levantadas, que o que existiu foi Caixa 2 de campanha, agora então vamos ficar escutando que tudo foi inventado. Não seria melhor então, que os envolvidos e condenados, assim como o PT que aprova todos os argumentos dos condenados, a requisitarem todas os documentos que formaram o processo e levar para uma corte internacional para pelo menos comprovar os documentos bancários, conversações telefônicas, gravações e depoimentos. Está na hora dessa turma se mancar e não achar que todos os cidadãos desse país não sejam do tipo " não sei, não vi, não ouvi nada"., assim 
Nesse meio da política não existem santos, como nem todos são demônios.
eufariassim


Partido aprovou resolução que prioriza apoio a candidatos próprios e aliados no segundo turno
José Genoino lê carta aberta ao Brasil no diretório do PT em SP, em 10/10/2012
José Genoino lê carta em que diz ser vítima de uma injustiça em frente ao diretório do PT, em São Paulo. Petistas decidiram concentrar esforços no segundo turno. (Apu Gomes/Folhapress)

O PT pretende deixar de lado, pelo menos por enquanto, uma campanha para rebater acusações e defender os membros do partido condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, entre eles José Genoino e José Dirceu.  Na tarde de hoje, durante uma reunião do diretório nacional, em São Paulo, o partido aprovou uma resolução em que afirma que vai priorizar as campanhas do segundo turno, tanto de candidatos próprios quanto de aliados.

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No documento, o PT comemora seus resultados eleitorais do primeiro turno – foi o terceiro colocado em número de prefeituras – e diz que ele foi obtido em meio a uma campanha que pretendia criminalizar a sigla. “Não é a primeira, nem será a última vez, que os setores conservadores demonstram sua intolerância. (...) Mas a voz do povo suplantou quem vaticinava a destruição do Partido dos Trabalhadores. Aos ataques e manipulações, contraporemos a defesa enfática de nosso projeto estratégico”, disse a nota do partido.

Petistas que estiveram no encontro lamentaram de maneira genérica os resultados do julgamento até o momento, em especial a condenação de José Genoino e José Dirceu, mas deram mais ênfase aos objetivos do partido no segundo turno. “Agora é bola pra frente. Isso [o mensalão] acabou”, disse o deputado federal gaúcho Paulo Ferreira.

A reunião teve a presença de Genoino e Dirceu, que foram condenados ontem pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa. Genoino chegou pela manhã, logo após entregar seu cargo no Ministério da Defesa. Em frente ao local, ele leu uma carta para a imprensa, em que disse ser vítima de uma “injustiça monumental”.

Dirceu chegou à tarde, de maneira discreta e não falou com a imprensa. Segundo PT, a presença dos dois não tem relação com o julgamento e estava prevista antes mesmo do resultado, já que eles são membros do diretório nacional.

Segundo o senador Humberto Costa, candidato derrotado à prefeitura do Recife, ao falar com os correligionários, Dirceu agradeceu o apoio que vem recebendo e seguiu o discurso defendido pelo PT, afirmando que o partido deve se concentrar nas eleições, e não na decisão do STF.


Jovens cientistas norte-americanos criam microgerador de energia solar

Fonte:  Portal Terra -  Mercado Ético



A Fábrica Solar de Bolso é uma máquina portátil e acessível, capaz de criar painéis solares sem usar materiais muito específicos. | Foto: Divulgação/Science Friday

Dois jovens cientistas desenvolveram um sistema portátil de geração fotovoltaica. Os painéis solares podem ser fabricados por cidadãos comuns, e cabem no bolso da maioria das pessoas – tanto o tamanho, como os preços, são acessíveis à população.
Por diversos motivos, a energia fotovoltaica foi considerada durante muito tempo como uma alternativa inviável para suprir as demandas da população: primeiro, porque os equipamentos de geração não são baratos; depois, porque a incidência de raios solares varia de acordo com a localização geográfica e com as condições climáticas.
Porém, na semana passada, dois cientistas norte-americanos desenvolveram um novo sistema de geração de energia solar: a Fábrica Solar de Bolso (DIY Solar Pocket Factory Machine), ou microsolar, é uma máquina portátil e acessível, capaz de criar painéis solares sem usar materiais muito específicos. Os responsáveis pela invenção são os pesquisadores Alex Hornstein e Shawn Frayne, que desenvolveram o projeto com fundos arrecadados por meio de um site de financiamento coletivo.
O aparelho funciona como uma impressora 3D que capta os raios do sol, transformando-os em energia. Os cientistas acreditam que o projeto deverá ser finalizado até abril do ano que vem. Um modelo desenvolvido pelos pesquisadores é capaz de produzir um painel fotovoltaico a cada 15 segundos, totalizando um milhão de dispositivos fabricados por ano.
Ao longo do período de experiências, os cientistas chegaram à conclusão de que os painéis solares convencionais que estão sendo comercializados atualmente não apresentam uma boa relação custo x benefício, pois estes equipamentos geralmente são caros, frágeis e de qualidade duvidosa.
Alex Hornstein e Shawn Frayne são pesquisadores conceituados na área de geração de energia renovável. Hornstein está na lista dos inventores jovens da revista Forbes, e já desenvolveu tecnologias para LED e conexões USB, enquanto Frayne criou soluções para baratear os métodos de geração de energia eólica. Com informações do Inhabitat.





Nova estatal quer antecipar projetos

O grifo do texto é meu, para os amigos que ainda estão em atividade na mesma, boa sorte
eufariassim


A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), criada recentemente para acelerar investimentos no setor de transporte, vai assumir os projetos de logística, no papel de empreendedor, até que a concessão dos projetos seja concluída, disse na terça-feira (09) o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo. A medida foi definida em reunião com os Ministérios dos Transportes e do Meio Ambiente.

A EPL espera antecipar o cronograma de projetos de construção e duplicação de rodovias e ferrovias em até um ano. A intenção, entre outros pontos, é acelerar o licenciamento ambiental dos projetos, disse o executivo. Os primeiros empreendimentos que serão coordenados por essa nova modalidade serão os de duplicação das rodovias BR-146 e BR-040, em Minas Gerais.

"O melhor seria ter licenciamento prévio para todos os projetos, mas não posso permitir que esse seja um fator de atraso das obras", disse Figueiredo durante seminário realizado pela revista Exame, no Rio.

O executivo criticou o modelo de concessões de infraestrutura do passado. Referindo-se às concessões de rodovias, argumentou que as concessionárias têm negócios no mundo todo de forma sólida. "O problema que tivemos com as concessões foi com o modelo de projetos e definições", afirmou, ao justificar a adoção de modelo diferenciado de planejamento da concessão pelo governo Dilma em relação ao utilizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Trem-bala

Segundo Figueiredo, um grupo de investidores já demonstrou interesse pelo projeto de instalação e operação do trem de alta velocidade (TAV) entre Rio e São Paulo.

Estava agendada para a terça-feira (09) a ida de um grupo de executivos da Alstom ao Ministério dos Transportes. Nesta quarta-feira, será a vez de investidores japoneses debaterem o edital de contratação da operação e tecnologia desenhado pelo ministério, que recebe contribuições do mercado. A previsão é concluir em novembro o texto do edital e realizar o leilão da primeira fase em maio.

"A ideia é criar um modelo atrativo para todos", disse Figueiredo, afastando a hipótese de que o projeto do TAV não desperte interesse da iniciativa privada. Paralelamente ao edital do leilão da primeira fase, a EPL está definindo o modelo de contratação do projeto de engenharia da infraestrutura onde será instalado o trem-bala. O cronograma prevê que o projeto de engenharia seja definido até o início de 2014, para que a contratação ocorra até o fim do mesmo ano e o TAV inicie operação em 2018.

Figueiredo disse que o lançamento do programa de investimento em portos será feito este mês. Negou atraso no processo que, para ele, segue cronograma necessário para garantir sua qualidade. A intenção é lançar uma série de ações que promovam a adequação dos portos existentes e a instalação de novos. A estimativa de investimento é de R$ 30 bilhões a R$ 40 bilhões. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Dúvidas permeiam investimentos de R$ 92 bilhões para as ferrovias





Quando anunciou o Programa de Investimentos em Logística, em agosto, o governo federal agradou os setores produtivos brasileiros com a promessa de melhorias na infraestrutura do país. Ao mesmo tempo, no entanto, o Planalto lançou um mistério sobre as ferrovias.

O pacote de R$ 91 bilhões para doze estradas de ferro será direcionado em sua maior parte a trechos que, atualmente, já estão sob concessão. A intenção do governo, confirmada pelo próprio ministro dos Transportes, é que as empresas devolvam trechos considerados estratégicos à União para que, então, eles sejam licitados novamente a partir de um novo formato de concessão.

O governo contratará uma nova concessionária e, depois, comprará dela a capacidade total de movimentação da ferrovia. Em uma segunda etapa, revende a capacidade da malha a múltiplos operadores. O objetivo é acelerar investimentos ao mesmo tempo em que acaba com o monopólio nos trechos escolhidos.

Em alguns casos, as empresas concordam em ceder os trechos graças a uma negociação. Em vez da obrigação de investir em ferrovias subutilizadas, as atuais empresas cederiam esses trechos ao novo modelo do governo e ainda teriam direito a uma parte da movimentação na malha reformada. Esse é o caso, por exemplo, da Transnordestina, conforme adiantou o Valor em agosto, em matéria sobre o começo das negociações para as retomadas dos trechos.

O governo pretende usar essa mesma negociação em malhas que estão em condições normais de operação, embora ainda demandem investimentos para aumentar a produtividade. Esse é o caso do acesso ao porto de Santos, que a MRS Logística tem o direito de explorar até meados da década de 2020.

Para que a empresa devolva seu “filé mignon” ao governo antes do prazo firmado em contrato, fontes da própria empresa acreditam que seria necessária uma indenização que pode chegar a “alguns bilhões”.

Em entrevista ao jornal há algumas semanas, no entanto, Bernardo Figueiredo, presidente da estatal Empresa de Planejamento e Pesquisa (EPL), que coordena o assunto, descartou indenizações às empresas e disse que serão oferecidos créditos de movimentação nas futuras ferrovias em troca das devoluções. Resta saber se a MRS e outras companhias com trechos em estado operacional aceitarão os termos.

A devolução de malhas em operação inclui também trilhos da América Latina Logística (ALL), que afirma não haver conversas com o governo para a entrega. No alvo, está o trecho que liga Mafra (SC) a Porto Alegre (RS).

No meio de agosto, Alexandre Rubio, superintendente financeiro e de relações com investidores da ALL, disse, após reunião com analistas e investidores, que havia a possibilidade de se “pensar” em devolução desde que o governo pagasse o capital empregado no trecho.

Profissionais atuantes no segmento, mesmo altos executivos de concessionárias, dizem desconhecer os detalhes do plano do governo para compensá-las sobre uma eventual devolução. O processo de negociação de grande parte da malha, um patrimônio público, permanece um mistério.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, as empresas não estariam de acordo com a devolução.

“Isso foi uma colocação do governo. Ele pode retomar a malha [de acordo com os contratos] em qualquer momento da concessão. Mas tem os condicionantes, os acertos do que foi feito, o que não foi feito, o que deveria ter sido feito”, diz Vilaça. “Acho que o governo não sabe ainda como vai fazer. Precisamos esperar alguns esclarecimentos”.

Fonte: Valor Econômico, Por Fábio Pupo

VLT Cuiabá - Construção de viaduto e trincheira



Construção já está na fase de perfuração concretagem das estacas que deverão sustentar o viaduto e a trincheira


Aproximadamente 120 funcionários já trabalham nas obras para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Avenida da FEB, em Várzea Grande. Esse número deve aumentar, segundo o Consórcio VLT Cuiabá, conforme as obras forem avançando.

De acordo com informações da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), a construção já está na fase de perfuração (estaqueamento) e concretagem das estacas que deverão sustentar o viaduto e a trincheira que serão erguidos no Trevo do Km Zero.

No total, 253 estacas deverão ser cravadas no local, com distância entre elas de dois em dois metros. Elas serão usadas para dar apoio e ancoragem ao viaduto e às paredes de concreto da trincheira que será erguida no local.

Já no processo de estaqueamento, uma máquina faz uma perfuração de 70 centímetros de diâmetro com profundidade variando de 15 a 17 metros. Em seguida, é feito o lançamento do concreto até encher a cavidade. O procedimento é concluído com a colocação de uma armação de ferro.

Segundo a Secopa, os locais perfurados passaram por um rigoroso estudo, que inclui a localização de interferências como redes de água e esgoto, fiação elétrica, telefonia e internet.
Além da fixação das estacas, o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução das obras, já está realizando a escavação de dois pontos do Km Zero, nas avenidas da FEB e João Ponce de Arruda, para inspeção do subsolo e constatação de redes de água e fiação.
Enquanto isso, outra máquina está trabalhando no alargamento da pista da Avenida da FEB que faz o sentido Várzea Grande-Cuiabá. Os estudos das instalações de interferência (redes de saneamento, energia e telefonia) já foram concluídos em 2 km de extensão e continua sendo feito no restante do local.

Trincheira do Km Zero
Prevista para ser entregue em dezembro deste ano, a trincheira do Km Zero deverá ter 384 metros de comprimento e 24 metros de largura. A obra foi iniciada em agosto deste ano e já foi suspensa por duas vezes, por decisões judiciais.

Ela será construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB. A trincheira faz parte do Eixo 1 do VLT, que compreende a ligação entre o Aeroporto Marechal Rondon e a região do CPA, em Cuiabá.
A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e uma via central, para circulação permanente do VLT.( Fonte; Mídia News)

Tempos


Tempo da infância, nele não nos apercebemos que ele está passando, apenas somos os pequenos animais, quase que apenas instinto e curiosidade pelo mundo novo que está a nossa frente.

Tempo durante a fase adulta, nele já estamos com uma boa base de conhecimento e sabemos que temos muito que fazer sempre em pouco tempo e nos preocupamos com as obrigações para com os que nos cercam e/ou dependam de nós .

Tempo na maturidade, nele o conhecimento e já uma boa dose de sabedoria na sua aplicação, mas em compensação já temos a noção quase que exata do tempo que ainda temos e aí temos que ter o devido cuidado para não sofrermos, pois certamente lá na frente teremos a certeza que faltou tempo e sobrou muito a fazer. Daí as crenças em todas as religiões e credos que sempre teremos em um outro plano, dimensão ou seja lá que designação seja dada, de uma outra oportunidade de podermos complementar a nossa missão.

Então aproveitem bem o tempo sem maiores aflições, pois o tempo como diz na música do Cazuza, " o tempo não pára...

eufariassim