Construção já está na fase de perfuração concretagem das estacas que deverão sustentar o viaduto e a trincheira
Aproximadamente 120 funcionários já trabalham nas obras para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Avenida da FEB, em Várzea Grande. Esse número deve aumentar, segundo o Consórcio VLT Cuiabá, conforme as obras forem avançando.
De acordo com informações da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), a construção já está na fase de perfuração (estaqueamento) e concretagem das estacas que deverão sustentar o viaduto e a trincheira que serão erguidos no Trevo do Km Zero.
No total, 253 estacas deverão ser cravadas no local, com distância entre elas de dois em dois metros. Elas serão usadas para dar apoio e ancoragem ao viaduto e às paredes de concreto da trincheira que será erguida no local.
Já no processo de estaqueamento, uma máquina faz uma perfuração de 70 centímetros de diâmetro com profundidade variando de 15 a 17 metros. Em seguida, é feito o lançamento do concreto até encher a cavidade. O procedimento é concluído com a colocação de uma armação de ferro.
Segundo a Secopa, os locais perfurados passaram por um rigoroso estudo, que inclui a localização de interferências como redes de água e esgoto, fiação elétrica, telefonia e internet.
Além da fixação das estacas, o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução das obras, já está realizando a escavação de dois pontos do Km Zero, nas avenidas da FEB e João Ponce de Arruda, para inspeção do subsolo e constatação de redes de água e fiação.
Enquanto isso, outra máquina está trabalhando no alargamento da pista da Avenida da FEB que faz o sentido Várzea Grande-Cuiabá. Os estudos das instalações de interferência (redes de saneamento, energia e telefonia) já foram concluídos em 2 km de extensão e continua sendo feito no restante do local.
Trincheira do Km Zero
Prevista para ser entregue em dezembro deste ano, a trincheira do Km Zero deverá ter 384 metros de comprimento e 24 metros de largura. A obra foi iniciada em agosto deste ano e já foi suspensa por duas vezes, por decisões judiciais.
Ela será construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB. A trincheira faz parte do Eixo 1 do VLT, que compreende a ligação entre o Aeroporto Marechal Rondon e a região do CPA, em Cuiabá.
A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e uma via central, para circulação permanente do VLT.( Fonte; Mídia News)
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