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BRASÍLIA, DF, 28 de fevereiro (Folhapress) - O governo estima que poderá antecipar cerca de R$ 13 bilhões de recursos para empresas privadas que vão construir as novas ferrovias do país. A previsão total de investimentos é de R$ 91 bilhões.
A previsão saiu hoje com a apresentação das regras de concessão da primeira das novas ferrovias que serão concedidas, o trecho de 477 quilômetros entre Açailândia (MA) e Belém (PA), uma extensão da Ferrovia Norte-Sul. A ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) será responsável pelo leilão. De acordo com a regra, que está em consulta pública e ainda pode mudar, o governo vai adiantar durante o período de cinco anos de construção da via cerca de 15% da previsão de investimentos.
No caso desse trecho, que tem estimativa de custar R$ 3,2 bilhões, a antecipação deverá ser de cerca de R$ 477 milhões, segundo a ANTT. Como a previsão total de investimento nos dez trechos é de R$ 91 bilhões, a previsão é que esta antecipação possa custar R$ 13 bilhões. Esse valor pode ser menor se os estudos mostrarem que as obras custarão menos.
Além disso, segundo a ANTT, a antecipação diminuirá o custo que os usuários vão pagar para usar a ferrovia. Além dessa receita, a concessionária vencedora ainda terá empréstimos do BNDES a juros subsidiados. Ela tem que garantir o aporte de 10% do valor do investimento em capital próprio.
Com as antecipações e benefícios de juros dados pelo governo, a taxa de retorno do acionista (chamada taxa alavancada) foi estimada em 14%.
Quem fará antecipação da receita ao concessionário será a Valec, estatal de ferrovias. A estatal será obrigada a comprar toda a capacidade de transporte da via.
Esse valor será obrigatoriamente suficiente para bancar todo o custo da obra. A Valec vai comprar essa capacidade de transporte e revender aos clientes que quiserem transportar pela ferrovia. A concessionária vai receber os recursos da estatal se ela vender ou não o direito do uso para os clientes.
O governo trabalha com a possibilidade de ter prejuízo nessa operação, como a Folha de S.Paulo antecipou em agosto de 2012.
Duas Tarifas
Além de pagar uma tarifa pela construção da via, os clientes ainda vão pagar uma outra tarifa para o concessionário: a tarifa de uso da via. Segundo Carlos Fernando do Nascimento, diretor da ANTT, a regra de pagar duas tarifas foi criada para que ficasse separado o custo de construção e o custo de manutenção da via.
Segundo ele, isso reduzirá o risco de prejuízo do concessionário para o caso de não haver usuários para a ferrovia. A previsão é que o edital definitivo, que pode ser mudado com as contribuições feitas a partir de hoje, seja lançado apenas em junho, o que deverá fazer com que a licitação ocorra entre julho e agosto.
Pelos prazos estimados pelo governo em agosto do ano passado ao lançar o programa de concessões, os editais de seis ferrovias deveriam ter sido publicados em março.
Segundo Nascimento, o governo deverá conceder 10 trechos de ferrovias. A previsão inicial eram 12. Mas, em São Paulo, foram juntados dois trechos para formar o Ferroanel e um terceiro não será mais concedido. Segundo ele, ainda pode haver novas junções de trechos para tornar as concessões mais atraentes.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Cientista brasileiro conecta cérebros de ratos em continentes diferentes
Fonte: Portal Terra
Ao criar o que foi descrito como um "super cérebro" de mentes conectadas, o cientista paulista Miguel Nicolelis afirmou nesta quinta-feira que conseguiu fazer com que um rato ajudasse outro companheiro roedor, embora os animais estivessem em continentes diferentes, conectados através de eletrodos cerebrais.
Com eletrodos instalados em seu córtex, um rato em um instituto de pesquisa da cidade de Natal enviou sinais via internet para outro roedor de um laboratório de uma universidade em Durham, na Carolina do Norte, ajudando o segundo animal a obter uma recompensa.
A façanha abre a perspectiva de conectar os cérebros entre os animais para criar um "computador biológico", afirmou o neurobiólogo. Isso também é uma ferramenta na missão de capacitar pacientes que sofrem de paralisia ou de síndrome de encarceramento, explicou.
"Estabelecemos uma ligação funcional entre dois cérebros. Criamos um supercérebro que compreende dois cérebros", disse Nicolelis em entrevista por telefone à AFP.
Com sua pesquisa publicada na revista Scientific Reports, a equipe de Nicolelis forneceu um treinamento básico para ratos com sede, que precisaram reconhecer luzes e operar uma alavanca para receber uma recompensa de água.
Eles, então, implantaram eletrodos ultrafinos nos cérebros dos ratos, que estavam ligados por um cabo a um computador. Em um tanque de vidro em Natal, o primeiro rato foi o "codificador", e seu cérebro enviava um fluxo de impulsos elétricos conforme ele descobria os truques para obter a recompensa.
Os impulsos foram enviados em tempo real para o córtex do segundo rato, o "decodificador", que estava diante da mesma situação em um tanque na Carolina do Norte. Com estas sugestões de seu camarada, o rato decodificador descobriu rapidamente como obter a recompensa.
"Os dois animais colaboraram para resolver uma tarefa juntos", ressaltou o pesquisador. O que o segundo rato recebeu não foram pensamentos, nem mesmo imagens, disse Nicolelis. Quando o rato codificador conseguiu cumprir várias tarefas, os picos dos sinais em seu cérebro foram transcritos para um padrão intrigante de sinais eletrônicos, que foram recebidos pelo rato decodificador.
Depois que o rato descobriu a utilidade destes padrões, eles se incorporaram ao seu processamento visual e tátil. "O segundo rato aprende a reconhecer um padrão, um padrão estatístico, que descreve uma decisão tomada pelo primeiro rato. Ele está criando uma associação daquele padrão com uma decisão", explicou o pesquisador brasileiro.
"Ele pode estar sentindo um pequeno estímulo tátil, mas é algo que não sabemos como descrever porque não podemos questionar a cobaia". "A ligação sugere que poderíamos criar uma rede cerebral, formada de cérebros juntos, todos interagindo", afirmou o cientista, apressando-se em ressaltar que este será um experimento que será conduzido apenas em animais de laboratório, e não em seres humanos.
"Se você conectar cérebros de vários animais, cérebros de ratos ou cérebros de primatas, você provavelmente poderia criar um computador biológico que é uma máquina não Turing, uma máquina que não trabalhe de acordo com o projeto de Turing de todos os computadores digitais que conhecemos. Seria heurístico, não usaria um algoritmo e utilizaria um processo decisório probabilístico baseado em um hardware biológico".
Ainda não está claro como o animal decodificador incorpora os sinais do codificador em seu espaço mental, um fenômeno conhecido como plasticidade cortical. "Nós basicamente mostramos que o animal decodificador pode incorporar outro corpo como extensão do mapa que o animal tem em sua próprio cérebro", disse Nicolelis, acrescentando, no entanto: "Nós não sabemos como isso é feito".
Nicolelis desenvolve pesquisas na Universidade de Duke, em Durham, e no Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, ou IINN-ELS. Uma década atrás, ele se destacou ao realizar um trabalho pioneiro ao fazer com que macacos de laboratório movimentassem um braço robótico através de impulsos cerebrais.
Sua mais recente pesquisa deve contribuir para isso, afirmou: "Estamos aprendendo maneiras de interagir e enviar mensagens para o cérebro dos mamíferos que serão fundamentais para os nossos objetivos de reabilitação médica".
Seu próximo objetivo é fazer com que um paciente paraplégico dê o pontapé inicial oficial da Copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil através de uma interface cérebro-máquina para ativar um membro artificial.
ANTT - Concessóes
Fonte:
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou na manhã desta quinta-feira (28/02), a minuta do edital e do contrato da concessão do trecho ferroviário que ligará Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA), com 477 Km. A previsão de investimentos no trecho é de cerca de R$ 3 bilhões.
Os documentos estão disponíveis no site da ANTT e passarão por um processo de tomada de subsídios, onde o governo receberá as contribuições dos interessados no edital e não precisará respondê-las, mas poderá inserir as informações no edital definitivo. As contribuições por escrito poderão ser encaminhadas até 1º de abril para a ANTT, através de formulário disponível no site da ANTT ou encaminhadas para a para sede da agência, em Brasília.
Serão realizadas duas reuniões participativas, sendo uma em Belém, no dia 14 de março, e outra em Brasília, em 26 de março. Durante essas reuniões, a ANTT receberá contribuições, que também serão avaliadas para entrar no edital definitivo.
Após esse processo, o edital será passado pela aprovação do Tribunal de Contas da União e até junho o edital definitivo será lançado.
Este primeiro edital faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado no ano passado pelo governo federal, e servirá de modelo de discussão para os editais e contratos dos outros trechos ferroviários previstos pelo programa. O PIL prevê para o setor ferroviário um investimento de R$ 91 bilhões, em mais de 10 mil km de ferrovias.
O edital está disponível no site da ANTT, no link abaixo:
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