quinta-feira, 4 de julho de 2013

Metrô do DF - Expansões

Fonte: http://www.df.gov.br/agencia-brasilia.html
Audiência pública vai apresentar expansão do Metrô DF

A expansão do Metrô do Distrito Federal, que ganhará mais cinco estações, é tema de uma audiência pública no próximo dia 26, conforme o Metrô DF divulgou no Diário Oficial de hoje.

"Trata-se de uma obra onde serão investidos R$700 milhões, e, conforme prevê a legislação, em obras com um valor acima de R$150 milhões, é necessário a realização de audiência pública", explicou a presidenta da autarquia, Ivelise Longhi.

O sistema metroviário receberá cinco novas estações: duas em Ceilândia, duas em Samambaia e mais uma no Plano Piloto, na altura da Galeria do Trabalhador.

Com a extensão de 7,5km, o sistema se aproximará da conclusão de seu trecho prioritário, que incluirá a chegada ao fim da Asa Norte.

"Neste momento estamos elaborando o projeto básico da expansão. Nossa expectativa é que no segundo semestre seja realizada a licitação da obra", completou Ivelise.

Após a assinatura do contrato com a construtora, serão necessários 24 meses até que a obra seja concluída e se inicie a fase de operação experimental.

A ideia é que o novo trecho do Metrô esteja em funcionamento nas Olimpíadas de 2016, pois o Distrito Federal será uma das sedes da primeira fase do torneio de futebol e negocia o recebimento de delegações em fase de adaptação ao país, antes do evento.

A audiência pública que exporá para a população o projeto será na sede do MetroDF, na Avenida Jequitibás, em Águas Claras.

SERVIÇO
Data: 26 de julho
Horário: 10h
Local: Auditório do Complexo Administrativo e Operacional do Metrô/DF,  Av. Jequitibá, 155 – Águas Claras

Thales in world

Source: http://www.railway-technology.com/

Thales SelTrac CBTC
Imagem: Thales sistema de sinalização CBTC SelTrac substituiu o 40-year-old sinalização legado na Linha do Norte a partir de Highgate para High Barnet. Foto: cortesia de Thales.

The SelTrac system automatically controls train movement on the line and has replaced the previous 40-year-old signalling system.
Under the project, all 106 Northern Line trains have been equipped with the CBTC system, which includes a new display in the cab and a new interface for train operators.
Thales has also instructed train operators on how to use the SelTrac system.
Project managers from both Thales and London Underground are currently working as a joint team on defining the user requirements, as well as the design on the detailed management of installation and testing works.
London Underground programme director for Jubilee, Northern and Piccadilly lines Stuart Harvey said that work on the Northern Line upgrade is progressing well and the team is focusing on completing the programme in 2014.
"The SelTrac system automatically controls train movement on the line and has replaced the previous 40-year-old signalling system."
"Once completed, people using the Northern Line will see huge improvements to reliability and journey times will be reduced by 18%," Harvey said.
Thales UK head of transport business Alistair McPhee said that the joint team, with better access to the key experts on site, is more effective and quicker at resolving technical issues.
"We also see this enhanced customer focus making a big difference in the way the teams interact with those who will use the system, the train operators and control centre staff," McPhee said.
Following completion of the upgrade, the Northern Line will be capable of transporting an additional 11,000 passengers per hour.
The SelTrac Communications-Based Train Control system is expected to be commissioned on the entire line in 2014.

Senadores manifestam preocupação com investimentos no TAV

Fonte: 

A preocupação dos senadores com os investimentos a serem feitos para o trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio de Janeiro a Campinas e São Paulo foi o foco da audiência pública realizada nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), presidida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL).

Os senadores perguntaram ao presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, se os R$ 35,4 bilhões de investimentos previstos não seriam mais bem utilizados se aplicados em rodovias e ferrovias que servissem a todo o país, e não apenas ao eixo Rio-São Paulo, que será beneficiado pelo TAV.
Para Bernardo Figueiredo, não haverá competição de recursos. Conforme informou, os aportes públicos para o trem-bala – cerca de R$ 28,8 bilhões – serão feitos por meio de empréstimos do BNDES e terão retorno integral à União.
– Os estudos feitos demonstram que o esforço de recurso público aplicado no projeto, ao contrário do que se anuncia volta e meia, será praticamente zero - afirmou.

Como vantagens dessa modalidade de transporte, Bernardo Figueiredo citou a segurança e o menor impacto ambiental. Enquanto são verificadas 17 mortes por bilhão de passageiros no transporte rodoviário e 0,27 mortes por bilhão de passageiros no transporte aéreo, disse, no TAV o índice é próximo de zero. Da mesma forma, a emissão de CO2 é muito reduzida, quando se compara o trem-bala com outras opções de transporte de passageiros.

Também justificariam o investimento, segundo o presidente da EBL, o fato de beneficiar uma região responsável por 32% do PIB do Brasil e 20% da população do país. Quando em operação, observou, o trem de alta velocidade absorverá o aumento de demanda de deslocamentos entre o Rio de Janeiro e São Paulo, estimado em 52 milhões de passageiros até 2040.

Em resposta aos senadores Wilder Morais (DEM-GO) e Valdir Raupp (PMDB-RO), Figueiredo informou que o governo se prepara para o leilão do trem-bala, ao mesmo tempo em que executa a duplicação de 7.500 quilômetros de rodovias e avança na construção de ferrovias, uma vez que não são projetos concorrentes.
- Pagaremos um alto preço pelo não enfrentamento da polêmica [de construção do TAV] - disse Figueiredo, ao afirmar que também foram cercadas de polêmica as obras de construção da ponte Rio-Niteroi e da Usina de Itaipu, entre outros exemplos que citou de investimentos que não foram considerados prioritários à época e depois se reconheceu sua importância.

Ferrovias
Os senadores também buscaram informações sobre a implantação de programa do governo federal de expansão da malha ferroviária. Jean Mafra dos Reis, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), explicou que hoje há uma concentração em cerca de um terço da malha, usado para o transporte de minerais e commodities agrícolas para exportação. O sistema em vigor apresenta pouca conexão entre as malhas e quase não é usado para o transporte interno de cargas, explicou.

Os novos empreendimentos, conforme informou, deverão seguir um modelo que permita a interligação das malhas operadas em regime de concessão. Além da ampliação das áreas cobertas com trilhos, Rodrigo Vilaça, presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, apontou a necessidade de modernização da rede de ferrovias e a redução dos custos.

Nesse aspecto, Vilaça apontou a necessidade de redução da tarifa de energia, como condição para que se possa praticar tarifas mais baixas na remodelação do transporte ferroviário de passageiros.


Ao observar que o país tem hoje um menor número de ferrovias do que há quarenta anos, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) cobrou rapidez na ampliação da malha, em atenção às expectativas da população. Em resposta, Bernardo Figueiredo lembrou que muitos projetos parados há mais de trinta anos estão agora sendo implementados.

O presidente da EPL também prestou esclarecimentos aos senadores Walter Pinheiro (PT-BA), Delcídio do Amaral (PT-MS) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sobre obras para construção de ferrovias em seus estados.

PPP da Linha 18 - Bronze do Metrô de São Paulo

Fonte: http://www.dgabc.com.br/

André Henriques/DGABC

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) lança hoje a consulta pública do edital para a PPP (Parceria Público-Privada) de construção da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará o Grande ABC à Capital por sistema de monotrilho. O ato será realizado no Palácio dos Bandeirantes e contará com a presença dos prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad (PT), Santo André, CarlosGrana (PT), São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB).
A partir de amanhã, o edital, contrato e demais anexos do projeto ficarão disponíveis no sitewww.stm.sp.gov.br, por meio do link ‘PPP Linha 18’, durante 30 dias, para observação da população e recebimento de sugestões de interessados. O trâmite é obrigatório por lei.
Após esse período, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de mais 30 dias para incorporar ou não as indicações recebidas ao projeto. A previsão da Secretaria de Estado dos Transportes é que o edital para a concessão da linha seja publicado até setembro. O Estado pretende receber as propostas das empresas concorrentes em novembro e assinar o contrato com a vencedora em dezembro. A intenção do governador é iniciar as obras no fim deste ano ou no início de 2014.
“Com esse lançamento, podemos dizer que a obra para a Linha 18-Bronze começa a sair do papel. É um fato histórico, já que essa será a primeira vez que o metrô sairá da Capital”, comentou Alckmin, em entrevista exclusiva ao Diário.
A primeira fase do projeto contará com 14,9 quilômetros de extensão operacional (de um total de 15,7). O trajeto terá 13 estações (veja no quadro ao lado) e passará por São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. O valor total previsto para implementação do equipamento é de R$ 3,5 bilhões, sendo 55% de verba pública e o restante investimento privado.
Com a linha em pleno funcionamento, 26 trens irão atender à demanda diária estimada de 314 mil passageiros, permitindo ligação mais rápida entre os municípios da região e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal e um estacionamento para três trens ao longo da linha.
A Prefeitura de São Bernardo solicita a extensão da linha até o bairro Alvarenga, sendo essa a segunda fase do empreendimento. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou ontem ao Diário que o prolongamento da Linha 18-Bronze está previsto, mas ainda será discutido ao longo dos 48 meses de obra da primeira etapa do projeto.
Monotrilho da região será semelhante ao da Linha 15-Prata
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, confirmou que na Linha 18-Bronze do Metrô será utilizado o sistema semelhante ao Innovia Monotrilho 300, modelo que será fornecido para a Linha 15-Prata, que conectará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na Zona Leste da Capital. No mês passado, a equipe do Diário viajou ao Canadá para conhecer o equipamento.
Com estimativa de acolher até 150 passageiros por carro, o monotrilho que entrará em operação na Capital possui sistema de tração elétrica e sustentação por pneus sobre vigas de mais de 60 metros de altura e sem condutor. Pesando 14 toneladas por composição, o modelo foi projetado sem preenchimento de espaços ociosos, o que, segundo a empresa, diminuiu em 30% o peso total. O trem, mais leve, pode alcançar 80 km/h, embora a velocidade média de atuação na Linha 15-Prata deva ser de 40 km.
“É um sistema moderníssimo, que recebeu, há três semanas, em Genebra (na Suíça), o prêmio de melhor sistema urbano de transporte de passageiros. Estamos levando para o Grande ABC modelo considerado a maior inovação do biênio”, comentou Fernandes.  

Deutsche Bahn - Equipamentos para manutenção de vias

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