
Após esse período, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de mais 30 dias para incorporar ou não as indicações recebidas ao projeto. A previsão da Secretaria de Estado dos Transportes é que o edital para a concessão da linha seja publicado até setembro. O Estado pretende receber as propostas das empresas concorrentes em novembro e assinar o contrato com a vencedora em dezembro. A intenção do governador é iniciar as obras no fim deste ano ou no início de 2014.
Com a linha em pleno funcionamento , 26 trens irão atender à demanda diária estimada de 314 mil passageiros, permitindo ligação mais rápida entre os municípios da região e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal e um estacionamento para três trens ao longo da linha.
A Prefeitura de São Bernardo solicita a extensão da linha até o bairro Alvarenga, sendo essa a segunda fase do empreendimento. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou ontem ao Diário que o prolongamento da Linha 18-Bronze está previsto, mas ainda será discutido ao longo dos 48 meses de obra da primeira etapa do projeto.
Monotrilho da região será semelhante ao da Linha 15-Prata
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, confirmou que na Linha 18-Bronze do Metrô será utilizado o sistema semelhante ao Innovia Monotrilho 300, modelo que será fornecido para a Linha 15-Prata, que conectará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na Zona Leste da Capital. No mês passado, a equipe do Diário viajou ao Canadá para conhecer o equipamento.
Com estimativa de acolher até 150 passageiros por carro, o monotrilho que entrará em operação na Capital possui sistema de tração elétrica e sustentação por pneus sobre vigas de mais de 60 metros de altura e sem condutor. Pesando 14 toneladas por composição, o modelo foi projetado sem preenchimento de espaços ociosos, o que, segundo a empresa, diminuiu em 30% o peso total. O trem, mais leve, pode alcançar 80 km/h, embora a velocidade média de atuação na Linha 15-Prata deva ser de 40 km.
“É um sistema moderníssimo, que recebeu, há três semanas, em Genebra (na Suíça), o prêmio de melhor sistema urbano de transporte de passageiros. Estamos levando para o Grande ABC modelo considerado a maior inovação do biênio”, comentou Fernandes.
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