segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

VLT do Rio

Fonte : 


Em meio ao frenético vaivém no Centro, os transtornos relatados por motoristas e pedestres demonstram o quanto a confusão do tráfego afeta a vida das pessoas. Condutor de ônibus há quatro anos, Antônio Carlos Almeida, de 49 anos, diz que chega a ficar até duas horas e meia preso ao volante para cumprir o caminho entre Sepetiba e o Centro do Rio. Ele conta que os congestionamentos nas ruas do Centro estão entre os maiores problemas do trajeto:

— Esses bondes que estão prometendo também tirariam muito carro da rua — diz ele.

O VLT, contudo, não deverá ter exclusividade de circulação nas vias por onde vai passar. Uma correção ao edital de licitação publicada na última sexta-feira classifica o bonde como o transporte “preferencial” nas ruas incluídas no trajeto. Antes, o texto afirmava que o VLT seria o único meio de transporte nestas vias. O novo edital excluiu ainda uma cláusula que previa que o consórcio vencedor da licitação pudesse explorar linhas alimentadoras de ônibus junto com o VLT. Questionado se os bondes decretarão o fim dos coletivos no Centro, o secretário de Transportes foi cauteloso:

— Não será possível ter ônibus ou veículo zero no Centro. Estamos planejando para saber se há necessidade de manter alguma linha que não seja o BRT — explicou Osorio.

Bilhetes deverão custar R$ 3

Segundo a Cdurp, projeções apontam que, com a revitalização, a Zona Portuária poderá ganhar mais 100 mil habitantes até 2020. Gente que usaria os bondes com os trabalhadores de outras áreas da cidade e da região metropolitana que circulam diariamente na região. Atualmente, das 6h às 9h, os ônibus municipais e intermunicipais despejam cerca de 334 mil passageiros no Centro.
Projetado para circular com carros articulados adaptados para atender a diferentes demandas, o VLT poderá, de acordo com o movimento, trabalhar com uma combinação de dois a oito carros. Cada carro terá capacidade para transportar até 450 passageiros, e o intervalo entre os VLTs deverá variar entre 5 e 15 minutos.

Do custo total do empreendimento, R$ 532 milhões virão do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC), do governo federal. O restante terá que ser adiantado pela iniciativa privada. Esses valores serão pagos pela prefeitura ao consórcio em 15 anos, a partir da entrada em operação das primeiras linhas. O prazo de concessão do VLT será de 30 anos e a previsão inicial é que o valor do bilhete fique em torno dos R$ 3.

Ligação com Aeroporto de Guarulhos


Fonte :http://www.railway-technology.com/


The São Paulo Government in Brazil has invited prequalification bids for the construction of a rail link that will connect the city to Guarulhos International Airport.

The winning bidder is set to be selected in early 2013, while construction work on the project is expected to start in March and be completed by the end of 2014.

After completion, the rail line will transport passengers between São Paulo and Guarulhos Airport, which handled 30 million boarding passengers in 2011.

The new rail link will extend São Paulo's existing railway system by 11km and transport an estimated 120,000 passengers a day between intermediate train stations.

The new route will take a diversion from the present Line 12 Sapphire at Engineer Goulart, near the city's north-eastern district of Tatuapé.

"European funding agencies are expected to provide partial finance for the BRL900m ($439m) rail project."
São Paulo's new rail link will have two stations, one at Park Cecap in the town of Guarulhos, which will serve the bus terminal and general hospital, and the other one located at the airport.

European funding agencies are expected to provide partial finance for the BRL900m ($439m) rail project.
The project includes the purchase of eight new 172m trainsets at a cost of BRL300m ($146.5m), which will be equipped with additional luggage racks.

The new rail link will help reduce travel times by 20 minutes when compared to the city's existing airport bus service, which takes 55 minutes.