quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Arma antilotação do Metrô estreia daqui a 90 dias

é bom saber que nesses testes existem muitos amigos e colegas e que os mesmos tem a devida competência e experiência para a execução com sucesso dos testes, ficamos mais tranquilos.
eufariassim


As Estações Vila Madalena e Sumaré, da Linha 2-Verde do Metrô, vão ficar fechadas neste domingo entre 4h40 e meio-dia para instalação do novo sistema de controle dos trens. A suspensão do funcionamento vai se repetir nos próximos dois domingos e, dependendo dos resultados dos testes, as estações poderão ficar fechadas mais uma vez.

A expectativa do Metrô é de que cada trecho entre duas estações fique fechado por três domingos, sempre até o meio-dia, para que o novo sistema seja instalado nesses 90 dias na linha que passa pela Avenida Paulista. O cronograma, no entanto, pode sofrer alterações caso algum novo problema técnico seja identificado no processo.

Ônibus serão colocados à disposição dos usuários nos trechos interditados. O passageiro vai receber um tíquete para embarcar gratuitamente nos coletivos após pagar a passagem de metrô. Os ônibus vão parar na Estação Clínicas, onde o usuário vai continuar a viagem. Quem já está na linha terá de descer nas Clínicas e seguir a viagem de ônibus.

O gerente de Concepção de Projetos de Sistemas do Metrô, David Turbuk, diz que os testes entre a Vila Madalena e a Sumaré já são realizados durante a semana. No entanto, como o tempo é curto - cerca de três horas por dia -, o fechamento aos domingos possibilitará aos técnicos mais 11 horas seguidas para concluir os testes e, assim, acelerar o trabalho de troca do sistema. "O teste entre Sacomã e Vila Prudente foi o coração do sistema. Lá, o CBTC já está operando", diz Turbuk.

Tendência. O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô (Aeamesp), José Geraldo Baião, diz que o novo sistema de controle será usado por 70% das novas linhas que estão sendo construídas no mundo e, até 2020, por 40% das linhas existentes.

O CBTC é tido como o sistema mais seguro. Foi criado em 1986 em Vancouver, no Canadá, e até hoje não há registro de acidentes. "Como há uma grande automação, há muitos sistemas redundantes", afirma.

No Brasil, a Linha 4-Amarela é a única que tem esse sistema e opera sem maquinistas nos trens.

Fonte: O Estado de S. Paulo
Publicada em:: 11/10/2012

Testes mudarão horário de estações do Metrô de São Paulo

Certamente os meus colegas e amigos estarão em mais esse desafio e certamente terão sucesso. Vamos pessoal estamos sempre na torcida.
eufariassim



As Estações Vila Madalena e Sumaré, da Linha 2-Verde do Metrô, vão ficar fechadas neste domingo entre 4h40 e meio-dia para instalação do novo sistema de controle dos trens. A suspensão do funcionamento vai se repetir nos próximos dois domingos e, dependendo dos resultados dos testes, as estações poderão ficar fechadas mais uma vez.

A expectativa do Metrô é de que cada trecho entre duas estações fique fechado por três domingos, sempre até o meio-dia, para que o novo sistema seja instalado nesses 90 dias na linha que passa pela Avenida Paulista. O cronograma, no entanto, pode sofrer alterações caso algum novo problema técnico seja identificado no processo.

Ônibus serão colocados à disposição dos usuários nos trechos interditados. O passageiro vai receber um tíquete para embarcar gratuitamente nos coletivos após pagar a passagem de metrô. Os ônibus vão parar na Estação Clínicas, onde o usuário vai continuar a viagem. Quem já está na linha terá de descer nas Clínicas e seguir a viagem de ônibus.

O gerente de Concepção de Projetos de Sistemas do Metrô, David Turbuk, diz que os testes entre a Vila Madalena e a Sumaré já são realizados durante a semana. No entanto, como o tempo é curto - cerca de três horas por dia -, o fechamento aos domingos possibilitará aos técnicos mais 11 horas seguidas para concluir os testes e, assim, acelerar o trabalho de troca do sistema. "O teste entre Sacomã e Vila Prudente foi o coração do sistema. Lá, o CBTC já está operando", diz Turbuk.

Tendência. O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô (Aeamesp), José Geraldo Baião, diz que o novo sistema de controle será usado por 70% das novas linhas que estão sendo construídas no mundo e, até 2020, por 40% das linhas existentes.

O CBTC é tido como o sistema mais seguro. Foi criado em 1986 em Vancouver, no Canadá, e até hoje não há registro de acidentes. "Como há uma grande automação, há muitos sistemas redundantes", afirma.

No Brasil, a Linha 4-Amarela é a única que tem esse sistema e opera sem maquinistas nos trens.

Cientista encontram exoplaneta formado em grande parte por diamante



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Este exoplaneta, denominado 55 Cancri-e, tem um raio duas vezes maior que o da Terra, de 12.747 quilômetros
Foto: AFP


Uma equipe franco-americana de astrônomos encontrou um planeta formado em grande parte por diamante, tem o dobro do tamanho da Terra, registra altíssimas temperaturas e orbita em torno de uma estrela visível a olho nu, anunciaram nesta quinta-feira os cientistas.

"A superfície deste planeta está provavelmente recoberta de grafite e diamante em vez de água e granito", disse Nikku Madhusudhan, da Universidade de Yale (Connecticut, nordeste), um dos autores da descoberta, publicada na revista Astrophysical Journal Letters, que também contou com a participação do Instituto de Pesquisa em Astrofísica em Toulouse, na França.

"Esta é nossa primeira visão de um exoplaneta (fora de nosso sistema solar) rochoso, com uma composição química radicalmente diferente da (composição) da Terra", acrescentou Madhusudhan em um comunicado.

Este exoplaneta, denominado 55 Cancri-e, tem um raio duas vezes maior que o da Terra, de 12.747 quilômetros. Encontra-se a 40 anos-luz de nosso planeta (um ano-luz equivale a 9,461 trilhões de quilômetros), na constelação de Câncer.

O 55 Cancri-e gira tão rápido que orbita ao redor de sua estrela, chamada de 55 Cancri, em apenas 18 horas, contra os 365 dias da Terra ao redor do Sol.

Também é muito mais denso que nosso planeta, com uma massa oito vezes superior. As temperaturas em sua superfície alcançam os 2.148 graus e o tornam muito inóspito.

Este planeta foi observado pela primeira vez em 2011, quando passou em frente a sua estrela, o que permitiu aos astrônomos medir seu raio.

Esta informação, combinada com as estimativas mais recentes de sua massa, permitiu deduzir a composição química baseando-se em modelos informáticos de seu interior e calculando todas as combinações possíveis de elementos e componentes que produzem estas características físicas específicas.

Diferentemente do que os pesquisadores pensaram inicialmente, o exoplaneta não contém água e parece ser composto principalmente de carbono em forma de grafite e diamante, assim como de ferro e silício.

Segundo eles, a quantidade de diamante pode representar ao menos um terço de 55 Cancri-e, ou o equivalente a três vezes a massa da Terra.

Em comparação, o interior da Terra é rico em oxigênio, mas muito pobre em carbono, destacou Kanani Lee, geofísico da Universidade de Yale e também autor do estudo.

A identificação deste exoplaneta rico em carbono significa que "já não podemos supor que os planetas rochosos à distância têm a mesma composição química, a mesma atmosfera e a mesma estrutura interna que a Terra", disse Madhusudhan.

Segundo os cientistas, esta descoberta abre novos caminhos para o estudo dos processos geoquímicos e geofísicos de exoplanetas cujo tamanho é similar ao da Terra.

Fonte: AFP



Gilberto Carvalho diz que quem for inteligente não fará uso político do mensalão

Numa situação hipotética, que no governo estivesse o PSDB ou o DEM, partidos historicamente de  oposição ao PT e o mensalão fosse de envolvimento de elementos ligados aos partidos citados, o PT em uma época de eleição segundo turno não se utilizaria das condenações imputadas. Vamos deixar de ser inocentes ou pelo menos que os políticos que estejam no poder não subestimem a nossa inteligência, apesar que existem pessoas que acreditam no que eles falam.
eufariassim



Fonte : Portal Início


Brasília – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse hoje (11) que não se deu bem quem fez uso político do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, para prejudicar o resultados do PT nas eleições municipais. Segundo ele, para o segundo turno, “quem for inteligente não vai tentar fazer isso”.

“A única coisa que eu posso dizer é que aqueles que tem apostado no uso político de fatos como esses nunca se deram bem. Quem na eleição passada tentou usar temas morais para fazer campanha não se deu bem. O primeiro turno registrou a vitória das forças progressistas do país e eu acho que isso tem que ser comemorado. Quem for inteligente não vai tentar fazer isso. Se o fizer, a população tem muita sabedoria para entender que o que vale é a prática de um projeto que está mudando o Brasil, está diminuindo a pobreza”, disse o ministro.

Carvalho ainda lamentou a saída de José Genoino do Ministério da Defesa onde ocupava o cargo de assessor especial. Genoino anunciou ontem (10) a desistência do posto. Esta semana o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos pela condenação dele por corrupção ativa no processo do mensalão.

“É acima de tudo para nós a perda de um colaborador”, disse Carvalho. “O Genoino foi fundamental e importantíssimo no dialogo com as Forças Armadas. Então, efetivamente, nós não podemos deixar de registrar que é uma perda bastante grande”, completou.

Adeus Parque dos Dinossauros

Exposição com réplicas de dinossauros gigantes chega a Vitória (Foto: Divulgação / Expo Mundo Jurássico)



Réplica de dinossauro gigante. Estudo afirma que é impossível coletar material genético fossilizado há mais de 65 milhões de anos  (Foto: Divulgação / Expo Mundo Jurássico)

Estudo derruba mito de recriar dinossauros com DNA fossilizado. Material genético não sobrevive a mais de 6,8 milhões de anos.
Filme de Steven Spielberg, 'Parque dos Dinossauros', aborda possibilidade.


Cientistas da Universidade Murdoch, da Austrália, descobriram que o DNA encontrado em material fossilizado não sobrevive a mais de 6,8 milhões de anos o que torna "altamente improvável" a extração de material genético de dinossauros para recriá-los na atualidade.
O estudo, publicado na última edição da revista da academia de ciências britânica, pode derrubar o mito que nascem com o filme "Parque dos Dinossauros", lançado em 1993 pelo diretor Steven Spielberg.

Na obra de ficção científica, o DNA dos dinossauros poderia ser extraído de mosquitos preservados em âmbar durante milhões de anos. Tais informações genéticas ajudariam na reconstrução de cromossomos dos répteis pré-históricos para reproduzi-los.

Em entrevista ao jornal australiano "Sydney Morning Herald, o cientista Mike Bunce, um dos autores da investigação, afirma que desde a década de 1990 o mito de recriar dinossauros permaneceu forte.


Para conhecer a viabilidade do experimento, Bunce e seu colega, Morten Allentoft, decidiram estudar o período de sobrevivência do DNA a partir dos restos de 158 moas, uma espécie de ave gigante já extinta e que vivia na Nova Zelândia.

A partir dessa experiência, os pesquisadores descobriram que o DNA sobrevive em fragmentos ósseos por "apenas" 6,8 milhões de anos, se for conservado a uma temperatura de -5 ºC.  De acordo com os pesquisadores, condições ambientais como temperatura, ataques microbianos e oxigenação também afetam o processo de decadência do DNA.

No entanto, o cientista australiano disse que é provável que se possa extrair uma quantidade significativa de material genético de restos fósseis com cerca de 1 milhão de anos, que estejam conservados em ambientes gélidos.

Ainda assim, existem outras dificuldades para extrair o DNA de insetos conservados em âmbar, já que eles tendem a desintegrar-se devido a seu estado de decomposição e o material costuma estar contaminado e incompleto.





Copa do Mundo: consórcio vai investir R$ 750 milhões no aeroporto de Brasília

Fonte :Portal  Início


a.a.: Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek receberá investimentos de R$ 750 milhões para estar em condições de atender aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014. A capital federal será uma das doze cidades-sede da competição, e, com isso, a capacidade passará de cerca de 15 milhões para 41 milhões de passageiros na fase final das obras que já foram iniciadas, após a concessão da exploração à iniciativa privada.

As informações foram dadas hoje (11) pelo presidente do Conselho do Consórcio Inframérica, José Antunes Sobrinho, ao apresentar o plano do grupo vencedor da concessão do terminal aéreo de Brasília. Até 2016, o investimento total previsto pelo consórcio chega a R$ 1,1 bilhão. Desse total, pelo menos 70% serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que corresponde a R$ 700 milhões. O restante é recursos próprios.

Até 30 de novembro, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) continuará a ser responsável pela administração do Aeroporto e, tem um plano de obras em andamento, orçado em R$ 17 milhões. A partir desta data, o consórcio assume inteiramente a gestão do terminal, onde também já começou a realizar obras que Sobrinho disse serem no valor de R$ 20 milhões.

“Nosso trabalho agora é realizar, com eficiência, todas as melhorias, obras de ampliação e modernização do aeroporto e de sua operação e é nessas tarefas que estamos concentrando nossos esforços. Mas é preciso pensar que este é um projeto de longo prazo: trabalhamos o agora de olho nos próximos anos. E ao pensar no futuro, usamos o conceito de 'aerotrópolis', um aeroporto cidade”, explicou.

Segundo José Antunes Sobrinho, esse conceito significa que há potencial para o desenvolvimento de outras atividades ao redor do aeroporto. Alguns exemplos são hotéis, centro de conferências, e opções de entretenimento. “Tudo isso trará melhorias dos acessos e desenvolvimento para a região”, destaca ele.

O Plano de Transferência Operacional do Consórcio Inframérica para o aeroporto de Brasília se consolidará em novembro, quando o consórcio passa a operar o aeroporto, ainda com supervisão da Infraero por 90 dias. Depois, assumirá de vez a gestão do terminal pelo prazo de 25 anos da concessão, com um investimento total de R$ 2,8 bilhões.

José Antunes Sobrinho disse que, para a Copa das Confederações, em 2013, as obras previstas não se destinam a elevar a capacidade de receber passageiros do terminal, porque isso não será necessário, de acordo com o governo do Distrito Federal e setores envolvidos na organização do evento. Essas obras destinam-se a melhorar a recepção e os serviços do aeroporto para atender às delegações esportivas e aos visitantes de Brasília.

Para a Copa do Mundo de 2014, os terminais 1 e 2 serão reformados e será construído outro, com 15 novas posições de embarque, divididas em dois píeres. Com isso, o número de pontes de acesso aos aviões aumentará de 13 para 28. Também o estacionamento será ampliado e vai dobrar sua capacidade, com 3 mil vagas disponíveis.

A entrada do aeroporto será melhorada, com nova cobertura e nova pista. Os investimentos nesta primeira fase dos trabalhos estão orçados em R$ 750 milhões e incluem a construção da “maior sala VIP da América Latina”, de acordo com o Consórcio Inframérica. Outras reformas visam a ampliar as áreas de trânsito dos passageiros, criar mais lojas e lanchonetes e instalar novas esteiras mecânicas, além de melhorar o sistema de atendimento ao usuário.

De acordo com o setor de engenharia do Consórcio, as pistas de pouso também serão preparadas para receber as aeronaves de maior porte. Na parte de controle de voo, novos e mais modernos equipamentos de sinalização e iluminação serão instalados e o aeroporto ganhará uma nova torre de controle.

Edição: Talita Cavalcante

MPF recorre de decisão que liberou obras do VLT em Cuiabá

Não acho que o MPF esteja brincando, ele já deu e está dando provas todos os dias que tenta fazer a sua lição de casa. O que como cidadão comum e não versado em assuntos jurídicos e na estrutura dessas autarquias; entender por que quando das decisões iniciais da licitação e durante o processo de escolha, não houve pronunciamento do mesmo. Se houve seria bom que isso fosse esclarecido e se após isso por parte do governo estadual foram colocados recursos, a que se estudar urgentemente as leis de licitações para que os "tempos" sejam equalizados e não ocorram o que estamos vendo nesse projeto, assim como em milhares de outros. Creio que estamos com uma equação inexata, muitos "representantes" no legislativo e poucos no ministério público.
eufariassim


Fonte: Só Notícias


As obras do veículo leve sobre trilhos (VLT) na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, podem ser novamente suspensas, caso o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, acate recurso do Ministério Público Federal (MPF) ajuizado nesta segunda, 8, que pede a paralisação do empreendimento. O caso pode ser julgado na próxima sessão da Corte Especial do TRF, prevista para o dia 18 de outubro.

Idealizada para melhorar a infraestrutura de transportes durante a Copa do Mundo de 2014, a construção do VLT é motivo de grande controvérsia entre a Justiça, o Ministério Público, o Estado do Mato Grosso e a União. Uma ação civil pública foi proposta pelo MPE/MT e pelo MPF/MT pedindo a suspensão das obras em razão de diversas irregularidades, entre elas, o prejuízo aos cofres públicos em quantia que pode ser superior a R$ 1 bilhão de reais.

O juiz Marllon Souza, da 1ª Vara da Seção Judiciária do Mato Grosso concedeu uma liminar que ordenou a paralisação das obras e fixou multa diária de R$ 30 mil caso a ordem fosse descumprida. Contra essa decisão, o Estado do Mato Grosso recorreu ao TRF1 para que o empreendimento fosse retomado, alegando que a sua suspensão pode prejudicar a Copa do Mundo na cidade de Cuiabá. Ao analisar o pedido, o presidente do Tribunal suspendeu a liminar, o que resultou na retomada das obras. Na decisão, o magistrado argumenta que a sentença anterior não apresenta elementos suficientes para justificar a suspensão das obras. Além disso, afirmou que paralisação das obras poderia ser prejudicial à economia pública e à ordem pública, bem como à sociedade.

Em recurso enviado nesta segunda-feira ao Tribunal, a procuradoria regional da República da 1ª Região, órgão de 2ª instância do MPF, pediu que as obras fossem novamente suspensas. Segundo o procurador regional da República Carlos Frederico Santos, autor do recurso, não é a liminar que ordenou a paralisação das obras que irá prejudicar a ordem e a economia pública, e sim, a implantação do VLT. "Além do comprovado custo absurdamente elevado do VLT, há evidências de possibilidade real do seu não aproveitamento para a Copa de 2014, visto que sua conclusão ocorrerá após o evento. É certo que uma obra deste porte causará danos irreparáveis à economia do Estado", defende.

O procurador ingressou também com mandado de segurança contra a decisão do presidente do TRF1, alegando que o caso não pode ser objeto de pedido de suspensão de liminar, diante da inexistência de lesão à ordem e economia públicas. Segundo Carlos Frederico Santos, a questão só poderia ser impugnada por agravo de instrumento, cuja decisão compete a uma das Turmas do Tribunal.

Para o representante do MPF, uma solução plausível seria a substituição do veículo leve sobre trilhos por outro, como o BRT (Bus Rapid Transport), que possui o custo de investimento aproximadamente cinco vezes menor em relação ao VLT.

O recurso, que será julgado pela Corte Especial do TRF1, pede a suspensão imediata das obras. O caso poderá ser definido pela Corte no dia 18 deste mês.

Nota técnica
Após o Estado de Mato Grosso enviar à Controladoria Geral da União uma proposta para substituir o BRT pelo VLT na cidade de Cuiabá, a GCU elaborou uma nota técnica que concluiu haver irregularidades na proposta. Segundo a nota, o estudo de viabilidade técnica encaminhado pelo estado ao órgão foi feito com base em informações superficiais e imprecisas.

O documento emitido pela CGU também alerta para o fato de que o cronograma previsto para a implantação e o início de operação do VLT já se encontra inviabilizado, sendo impossível a sua conclusão até Copa do Mundo FIFA 2014. Em relação aos custos da obra, o analista responsável aponta que o custo de implementação do VLT na capital do Estado do Mato Grosso deve superar os R$ 930 milhões estimados no Plano de Mobilidade, podendo inclusive, ultrapassar R$ 1,5 bilhão.

Apesar de o conteúdo do documento concluir pela não aprovação do projeto, existe a suspeita de que funcionárias que ocupam altos cargos no Ministério das Cidades tenham alterado o conteúdo da nota técnica, com intuito de adequá-la a uma "decisão política", favorável à implementação do VLT. Foi aberta uma investigação no MPF para apurar o caso, que culminou em uma ação de improbidade administrativa que tramita na 5ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.