Uma área de 43.116 m², localizada entre a região leste de São Paulo e o município de Guarulhos foi declarada como utilidade pública pelo Governo do Estado. O Decreto 59.370 foi publicado nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial, e libera bens imóveis visando à implantação da Linha 13-Jade Trem de Guarulhos, pela CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos].
A licitação para execução das obras da Linha 13 está em processo final. No próximo dia 30, as empresas já pré-qualificadas entregarão os envelopes com as propostas comerciais e serão escolhidas as melhores ofertas. A obra está sendo licitada em quatro lotes. A previsão para conclusão é fim de 2014.
A Linha 13 terá 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ela partirá da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] em direção a Guarulhos, com mais duas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Engenheiro Goulart ganhará uma nova estação, para integrar as linhas 12 e 13. Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo toda infraestrutura e trens.
Com demanda prevista de 120 mil passageiros/dia, a Linha 13-Jade atenderá as necessidades de locomoção dos moradores das cidades de São Paulo e Guarulhos para trabalho, estudo, lazer e também passageiros com destino ao aeroporto. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema ferroviário, que atualmente é de R$ 3.
A implantação de transporte público sobre trilhos gera benefícios elevados com redução da emissão de poluentes, ganho no tempo de viagem e redução de trânsito.
A licitação para execução das obras da Linha 13 está em processo final. No próximo dia 30, as empresas já pré-qualificadas entregarão os envelopes com as propostas comerciais e serão escolhidas as melhores ofertas. A obra está sendo licitada em quatro lotes. A previsão para conclusão é fim de 2014.
A Linha 13 terá 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ela partirá da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] em direção a Guarulhos, com mais duas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Engenheiro Goulart ganhará uma nova estação, para integrar as linhas 12 e 13. Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo toda infraestrutura e trens.
Com demanda prevista de 120 mil passageiros/dia, a Linha 13-Jade atenderá as necessidades de locomoção dos moradores das cidades de São Paulo e Guarulhos para trabalho, estudo, lazer e também passageiros com destino ao aeroporto. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema ferroviário, que atualmente é de R$ 3.
A implantação de transporte público sobre trilhos gera benefícios elevados com redução da emissão de poluentes, ganho no tempo de viagem e redução de trânsito.
A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) ABC (Santo André)
ResponderExcluirEntendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.
Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que esta sendo feita, outra opção teria como destino, no mínimo até o Brás, que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a Linha 12-Safira que já se encontra ultra saturada.
Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.
Já estamos em 2016, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e a Linha 2-Verde do metrô não deve ter sua extensão concluída até 2020 se os atrasos persistirem.
ResponderExcluirO governo Geraldo Alckmin adiou por um ano o início da expansão da linha 2-Verde do Metrô, de Vila Prudente, na zona Leste de São Paulo, até Guarulhos, na região metropolitana.
O motivo alegado é a falta de verbas. A gestão culpa o Governo Federal por atrasos nos repasses da União. Parte do financiamento da expansão da linha 2-Verde deve vir do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
O início das obras tem tido atraso desde setembro de 2014 e a promessa inicial era de conclusão em 2020. Foram assinados contratos de obras com oito consórcios, cada um responsável por um trecho de intervenção.
O governo do estado já tem as licenças ambientais para o prolongamento da linha. Seriam 12,5 km com 12 novas estações, uma nova conexão com a estação Vila Prudente – hoje um dos extremos da linha, e a construção de um pátio de manobras de manutenção para os trens que a linha receberia.
De qualquer forma esta é uma opção melhor do que utilizar as linhas 13 Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou os imprevisíveis Monotrilhos.