sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

VLT de Santos

Fonte : EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos




SIM Baixada Santista

O Sistema Integrado da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM) é uma rede de transporte coletivo metropolitano estruturada por meio de uma linha principal de média capacidade de transporte que será operada com a tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos – Metrô Leve). Esse sistema estruturador do transporte metropolitano será integrado às linhas de ônibus municipais e intermunicipais e contará, ainda, com obras de infraestrutura como instalação de terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias.

O  trecho prioritário  do SIM compreende a ligação entre São Vicente (Terminal Barreiros) e Santos (Terminal Porto), além de sua extensão de Conselheiro Nébias até o Valongo.


Os objetivos do SIM são racionalizar e modernizar o sistema de transporte metropolitano na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) com a otimização da frota em operação; aproveitar a faixa ferroviária já utilizada para o transporte de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); incorporar um importante vetor de deslocamento (ferrovia) na estruturação de um sistema de transporte metropolitano; aliar um sistema moderno de transporte de média capacidade a um importante pólo turístico, de negócios portuários e petrolíferos.


Benefícios no trecho São Vicente (Barreiros) / Santos (Porto)
• Redução de 23% na frota de ônibus.
• Redução do número de linhas de 52 para 32.
• Redução de tempo gasto com transporte e integração tarifária.
• Redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Veja o cronograma
Projetos

2012

- Conclusão do Projeto Básico do trecho Barreiros - Porto

- CONSÓRCIO PROJETO VLT (empresa vencedora da licitação) elaborou o projeto executivo do trecho Barreiros/Porto.


1º Semestre/2013

- CONSÓRCIO PROJETOS SIM RMBS (empresa vencedora da licitação) elabora o Projeto Básico e Executivo do Trecho Conselheiro Nébias/Valongo (6 Km), Projeto Básico dos trechos Barreiros/Samaritá - 7,4 Km e Cons. Nébias/Ponta da Praia - 4,4 Km, Projeto Funcional da ligação Samaritá/Terminal Tatico - 7 Km.

 - Previsão de conclusão do projeto executivo da extensão Conselheiro Nébias/Valongo.

- Realização de uma pesquisa Origem-Destino Domiciliar para atualização da Pesquisa OD 2007.
 
Execução da Obra  
2012
- Publicação do edital de pré-qualificação para as obras da primeira etapa do trecho de 11 Km Barreiros/Porto e a  extensão Conselheiro Nébias/Valongo.  As empresas foram pré-qualificadas para participar da licitação pública para contratação das obras.

 -  Protocolado o pedido de Licença de Instalação para o trecho prioritário do empreendimento junto a CETESB e IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

 - Publicação do Edital da Obra (qualificação por preço) do trecho Barreiros – Conselheiro Nébias


1º Semestre /2013

 - Início das obras do trecho Barreiros, em São Vicente, a Conselheiro Nébias, em Santos.

 - Publicação edital de obras do trecho  Porto/Conselheiro Nébias/ Valongo, em Santos.
 2º Semestre/2013

- Início das obras do trecho Porto/Conselheiro Nébias/Valongo, em Santos.

 1º Semestre/2014

 - Conclusão das obras dos trechos Barreiros/Porto e Conselheiro Nébias/Valongo


Aquisição de Trens

2012

 - Publicação de edital da compra dos trens (VLT's)

 - Entrega das propostas

 - Publicação do nome do vencedor das propostas no Diário Oficial do Estado (DOE)

1º Semestre/2014

 - Entrega do primeiro veículo

1º Semestre/2015

 - Entrega de todos os trens

Licitação dos Sistemas

A licitação se refere à compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros.
2012
- Publicação de Edital
- Publicação do nome do vencedor das propostas no Diário Oficial do Estado (DOE)


1º Semestre/2013

- Assinatura de contrato com o vencedor

Operação do sistema (através de PPP)

2012

Finalização da Modelagem Preliminar da concessão patrocinada (PPP), visando à concessão da operação do VLT.

1º Semestre/2013
Previsão de aprovação da Modelagem Final pelo Conselho Gestor de PPP.

Previsão de Audiência Pública e Consulta Pública da Minuta do Edital.

2º Semestre/2013
Previsão de lançamento do Edital de Concessão (início do processo licitatório).
Dados Gerais
25 anos de concessão para operação de ônibus e VLT no trecho.
Demanda Prevista: 70 mil passageiros/dia útil
 Ligação entre São Vicente (Terminal Barreiros) e Santos (Terminal Porto), mais a extensão até o Valongo. Extensão: 17 km.

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