sexta-feira, 12 de abril de 2013

VLT de Santos

Fonte: Conteúdo Empresarial - Comunicação Integrada

Integração. Esse é o termo que norteia as opiniões de empresários e lideranças setoriais, defensores de um planejamento metropolitano que alie as necessidades das cidades da Baixada Santista em prol do crescimento da região. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é apontada como um importante avanço para a expansão da construção civil em cidades como São Vicente e Praia Grande. 

Discutido há mais de uma década, o projeto do VLT cumpre as fases de licitação para as obras físicas, previstas para começar ainda no primeiro semestre deste ano. O Governo do Estado de São Paulo autorizou a aquisição de 22 vagões, em um aporte estimado em mais de R$ 250 milhões. Todo investimento em infraestrutura urbana tem reflexo positivo imediato de crescimento. No caso específico do VLT, para que se alcance o resultado esperado, ele deve abranger uma ligação intermunicipal mais ampla, ligando diretamente Guarujá à Cubatão, São Vicente, Santos e Praia Grande, aponta o diretor de expansão da Icipar, André Ursini. 

O diretor da Besmon Empreendimento Imobiliários e diretor da regional do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI-SP) em Santos, Renato Monteiro, também defende a ampliação do VLT para beneficiar o Guarujá. Precisamos ter uma visão de desenvolvimento regional, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. É vital, destaca. 

Integrando e facilitando a mobilidade urbana, ampliam-se as opções de novos empreendimentos e minimizam-se os transtornos causados pela falta de acessos. ?Nós temos hoje um acesso problemático a Santos por conta dessa ausência de integração. Precisamos ter uma posição definitiva sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), por exemplo, e os impactos deste empreendimento, diz Luiz Antônio Paiva dos Reis, presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob). A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos. 

Perspectivas - A geração de novas oportunidades, que permitam o desenvolvimento do perfil produtivo das empresas da região, e os projetos para integrar investimentos em infraestrutura urbana serão debatidos durante o Ficon 2013 - Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região, evento promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e organizado pela Una Marketing de Eventos que acontece no Mendes Convention Center, nos dias 6 e 7 de maio. 

Iremos oferecer alternativas e fomentar o debate em torno dessas discussões entre empresários, governantes e especialistas em construção civil e economia. A visita à Chicago, nos Estados Unidos, a ampliação do conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, a análise do cenário econômico e o debate entre os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista serão providenciais para traçar perspectivas, reforça o diretor da Una Marketing e Eventos, Fabrício Guimarães. 

Entre os temas do Fórum estão "A Indústria Imobiliária - Panorama Atual e Perspectivas para os Próximos Anos; Marketing Estratégico: Como realizar um Marketing Revolucionário e de Alto Impacto na Indústria da Construção"; Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes; ?Cidades Inteligentes, Soluções Modernas; e O que esperar de cada Cidade em Relação ao Boom Imobiliário Metropolitano que vivemos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento: www.unaeventos.com.br/ficon/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário