O Irã ameaçou este sábado retaliar contra o Canadá devido ao que considera ser um «comportamento hostil», após Ottawa decidir cortar relações diplomáticas com Teerão.
Na sexta-feira, a embaixada canadiana no Irão foi encerrada, com as autoridades do país a anunciarem ainda que os diplomatas iranianos no Canadá tinham cinco dias para deixar o país, além de apelidar o Irão de ser «a maior ameaça à segurança e à paz mundial».
Os motivos apontados foram o programa nuclear iraniano, a hostilidade com Israel e o alegado apoio militar ao presidente sírio, Bashar al Assad.
A resposta iraniana partiu do porta-voz do Ministério do Exterior iraniano, Ramin Mehmanparast, que afirmou, segundo a Reuters, que a decisão do Canadá foi uma «continuidade das políticas anti-iranianas» do governo do primeiro-ministro Stephen Harper, e que «o comportamento hostil do atual governo racista do Canadá segue as políticas ditadas pelos sionistas [Israel] e pelos britânicos».
A agência Fars dá conta de um possível ataque iraniano ao Canadá. Alaeddin Boroujerdi, pela segurança nacional e política externa, disse que o Irão pode dar uma resposta «imediata e decisiva» à ação do Canadá: «É essencial que o Ministério do Exterior responda a essa atitude do Canadá com base em interesses nacionais.»
Fonte: Jornal A bola
Nenhum comentário:
Postar um comentário