segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Crise da Europa

PMI: indústria alemã encolhe pelo nono mês seguido, mas em ritmo menor.


BERLIM, 3 Dez (Reuters) - O setor industrial da Alemanha encolheu em novembro pelo nono mês seguido, mas o fez num ritmo mais lento que em outubro, tendo em vista que as novas encomendas tiveram a menor queda desde março.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do instituto Markit para o setor industral alemão ainda ficou bem abaixo da linha de 50, que divide crescimento de contração, mas avançou de 46,0 para 46,8 e foi igual à estimativa preliminar.

"A pesquisa de novembro mostra que o setor industrial alemão continua com uma inclinação para baixo, mas tivemos alguns sinais animadores escondidos atrás do principal número do PMI", afirmou o economista sênior do Markit, Tim Moore.

"Os volumes de novas encomendas caíram no ritmo mais fraco desde março e a produção recuou na menor taxa neste período de oito meses. Isso ajudou a manter o emprego no setor em novembro", acrescentou.

A Alemanha se mostrou imune aos primeiros dois anos da crise de dívida europeia, mas dados recentes sugerem que essa resistência está diminuindo, com o crescimento desacelerando para 0,2 por cento no terceiro trimestre.

Dados divulgados no mês passado mostraram o setor privado, as encomendas industriais, a produção e as exportações diminuindo, essas últimas no ritmo mais rápido desde o fim do ano passado.

Economistas preveem que a economia alemã vai se contrair no quarto trimestre, mas esperam uma melhora já no primeiro trimestre de 2013.

A última semana teve dados animadores, com a confiança do empresário alemão subindo pela primeira vez em sete meses e o desemprego aumentando muito menos do que o previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário