quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Metrô de São Paulo

Fonte : Revista Ferroviária

Alckmin assina convênio de R$ 1,9 bi para expandir Metrô

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o contrato de financiamento no valor de R$ 1,95 bilhão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acelerar a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô. "Nossa meta é expandir a rede metroviária. Ampliar a Linha 5-Lilás é importante porque se trata de uma linha integrada com outras, o que dará uma grande sinergia ao transporte público", explicou o governador.

O financiamento integra o "Programa BNDES Proinveste", lançado em junho deste ano com o objetivo de ampliar a capacidade de investimentos realizados pelo setor público. A operação é resultado da aprovação do Estado de São Paulo no Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal (PAF), que ampliou em R$ 10 bilhões a capacidade de captação de recursos do Estado junto a organismos nacionais e internacionais. Executada pelo Metrô, a expansão da linha (trecho Largo Treze-Chácara Klabin) encontra-se em ritmo acelerado, segundo o governo.

Atualmente, estão em andamento obras de construção das estações, escavação de túneis, construção de pátio de manutenção e estacionamento de trens e compra de 26 novos trens. Com 11,5 km de extensão, ela terá 11 estações: Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Quando totalmente concluída, a Linha 5-Lilás terá 19,9 km e 17 estações, ligando o Capão Redondo à Chácara Klabin, vindo a integrar com a Linha 1-Azul na Estação Santa Cruz e com a Linha 2-Verde na própria Estação Chácara Klabin.

Com a entrada em operação comercial do trecho Adolfo Pinheiro-Chácara Klabin, a Linha 5 terá uma demanda estimada de 771 mil passageiros diários e contará com 34 trens em operação no horário de pico. Essa expansão vem sendo realizada por trechos, visando o melhor aproveitamento dos recursos públicos disponíveis e a rapidez na implantação. De acordo com o governo paulista, os recursos obtidos com o BNDES serão destinados prioritariamente à execução de obras civis dos lotes 2 a 8 da expansão da linha, que reduzirá em cerca de uma hora o tempo de deslocamento até o Centro para usuários da zona sul da cidade. Serão aplicados recursos da ordem de R$ 6,9 bilhões na expansão da linha.

VLT de Santos

Fonte : 


A última das três licitações que tratam da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Santos, litoral de São Paulo, deve ser concluída até o mês de março. Essa é a expectativa do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que tomou posse na terça-feira (1).

A licitação em questão diz respeito às obras físicas. O cronograma prevê que as mesmas já se iniciem no primeiro semestre de 2013. Segundo Barbosa, há, ainda, a previsão de que outra licitação - referente à aquisição dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros - seja finalizada ainda em janeiro.

"Fazemos reuniões com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) desde o final do pleito (em outubro), para acelerar esse processo. A primeira das licitações, que trata do material rodante, já teve a ordem de serviço expedida e os vagões, que estão sendo produzidos na Espanha, ficarão prontos em 18 meses. Outra licitação que queremos acelerar é referente aos sistemas. Estamos avançando para concluí-la em janeiro. Já a licitação das obras físicas, com as intervenções na malha viária, a expectativa é de concluirmos em 60 dias", disse o prefeito.

Paulo Alexandre ainda comentou a importância do projeto para a mobilidade urbana na cidade. "O VLT é um sonho antigo dos santistas, então muitas vezes nós compreendemos a descrença da população, porque o projeto é discutido há mais de uma década. Mas já demos passos que eu diria serem irreversíveis (para implantação do VLT). Posso assegurar que o município fará sua parte."

No final de dezembro, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, havia autorizado a compra de 22 vagões do VLT. Segundo informações da EMTU, o investimento é de mais de R$ 251 milhões. A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de em maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.

Outro desafio apontado por Barbosa envolvendo o transporte em Santos diz respeito a obras previstas para a entrada da cidade para quem vem da capital e do interior do Estado, pela Via Anchieta. "É uma das obras mais importantes a serem feitas. A Prefeitura tem apenas um estudo em relação à alternativa viária para a obra, e precisamos transformar isso em projeto básico e projeto executivo para, aí sim, buscarmos recursos junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal e, se necessário, recursos internacionais para tirar essa obra do papel", concluiu o prefeito.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

VLT de Santos


Fonte : G1

Reprodução de projeto do Veículo Leve sobre Trilhos em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Reprodução de projeto do Veículo Leve sobre
Trilhos em Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

A última das três licitações que tratam da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Santos, litoral de São Paulo, deve ser concluída até o mês de março. Essa é a expectativa do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que tomou posse na terça-feira (1).
A licitação em questão diz respeito às obras físicas. O cronograma prevê que as mesmas já se iniciem no primeiro semestre de 2013. Segundo Barbosa, há, ainda, a previsão de que outra licitação - referente à aquisição dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros - seja finalizada ainda em janeiro.
"Fazemos reuniões com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) desde o final do pleito (em outubro), para acelerar esse processo. A primeira das licitações, que trata do material rodante, já teve a ordem de serviço expedida e os vagões, que estão sendo produzidos na Espanha, ficarão prontos em 18 meses. Outra licitação que queremos acelerar é referente aos sistemas. Estamos avançando para concluí-la em janeiro. Já a licitação das obras físicas, com as intervenções na malha viária, a expectativa é de concluirmos em 60 dias", disse o prefeito.
Paulo Alexandre ainda comentou a importância do projeto para a mobilidade urbana na cidade. "O VLT é um sonho antigo dos santistas, então muitas vezes nós compreendemos a descrença da população, porque o projeto é discutido há mais de uma década. Mas já demos passos que eu diria serem irreversíveis (para implantação do VLT). Posso assegurar que o município fará sua parte."

Trânsito ficou complicado na entrada da cidade de Santos (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)
Entrada da cidade de Santos registra constantes
problemas (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)


No final de dezembro, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, havia autorizado a compra de 22 vagões do VLT. Segundo informações da EMTU, o investimento é de mais de R$ 251 milhões. A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de em maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.

Outro desafio apontado por Barbosa envolvendo o transporte em Santos diz respeito a obras previstas para a entrada da cidade para quem vem da capital e do interior do Estado, pela Via Anchieta. "É uma das obras mais importantes a serem feitas. A Prefeitura tem apenas um estudo em relação à alternativa viária para a obra, e precisamos transformar isso em projeto básico e projeto executivo para, aí sim, buscarmos recursos junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal e, se necessário, recursos internacionais para tirar essa obra do papel", concluiu o prefeito.








Alstom


Fonte: http://www.railway-technology.com/

Que ce n'est que l'une des bonnes nouvelles des contrats qui seront signés
eufariassim


French state rail operator SNCF, on behalf of the Pays de la Loire Region, has placed an order with Alstom to supply five Regiolis regional trains from the Coradia Polyvalent range for about €25m.
SNCF has also ordered 24 Citadis Dualis tram-trains, some of which have been in service on the Nantes-Clisson line since 15 June 2011.
This order corresponds to an option exercised under the agreement, signed with the SNCF on October 2009, financed by the French regions.
The Pays de Loire Region now operates 54 Alstom regional trains and has already ordered 15 Coradia Polyvalent trains, with an average seating capacity of 216, ten hybrid dual-voltage train sets and five electric dual-voltage train sets.
Coradia Polyvalent is entirely designed, manufactured and assembled in Alstom factories in France. So far 171 Coradia Polyvalent train sets have been ordered. Alstom said it intends to apply the framework contract to 1,000 train sets in the future for €7bn, in order to improve the industrial activity of French production sites.
The company delivered the first Regiolis train, a family of Alstom's range of regional Coradia trains, to the French regions and the SNCF on 14 June 2011.
The test phases are currently underway, with the first deliveries due in 2013.
Alstom said the highly modular Coradia Polyvalent range is a single-level regional train with various technical configurations and passenger amenities.
It can travel at up to 160 km/h in both its electric and hybrid versions, operating at two different voltages of 25kV and 1,500V.
The Coradia Polyvalent range is also available in a cross-border version for operations on the German and Swiss rail networks, at a voltage of 15kV. They consume about 15% less energy, with motor bogies positioned at the ends of the carriages to limit vibration and noise levels.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Metrô de : Brasília / Fortaleza / Recife / VLT´s : Santos / Natal / Cuiabá / TGV.....



O bom da viagem é o trajeto. Da obra, o sonho tornado realidade, as lembranças guardadas e as lições aprendidas.
Wilson Munhoz



Aberta a licitação para a modernização das linhas que servem a capital, mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas com a modernização prevista.

Nova concorrência na praça para aquisição de material rodante, o escopo deverá ser dividido devido a quantidade de unidades a serem fornecidas no tempo estabelecido.

Marcada a inauguração da obra que  foi realizada dentro do prazo estabelecido.

Mais projeto de VLT estão para serem licitados para outras capitais do Nordeste e do Sul do país, além da região Sudeste.

Empresa brasileiro ganha concorrência para novas linhas do metrô na América Latina e Ásia.

O mercado de trabalho da área metrô ferroviária continua num boom de oportunidades.

Essa e outras notícias do tipo é o que esperamos poder estar aqui apresentando a todos os colegas e amigos, que por profissão ou interesse acompanha as obras que levam melhores condições de mobilidade nas cidades.

Obrigado por terem estado comigo nesse ano que está findando e tenham certeza que em 2013 estarei mais presente com vocês e talvez o meu período sabático esteja terminando, pois o bichinho dos projeto e obras não me dá sossego.

Um final de ano de muita Paz e esperança em novos projetos, obrigado a todos os meus mestres.
eufariassim

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

VLT de Cuiabá




Os 22 quilômetros de vias por onde passarão o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estarão interditados em 2013. É o que garante a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa/MT) que prevê que as obras ocorram em ritmo acelerado. O titular da pasta, Maurício Guimarães, destaca que os bloqueios não ocorrerão todos ao mesmo tempo, mas que serão em intervalos cada vez menores, para garantir que a obra do modal de transporte fique pronta até março de 2014.

Pelo menos duas interdições deverão ocorrer já a partir da próxima semana, uma na avenida Fernando Corrêa da Costa, no entroncamento com a rodovia Palmiro Paes de Barros e outra na avenida Historiador Rubens de Mendonça, a avenida do CPA, na região do Centro Político Administrativo, projeta o secretário. "Nos locais serão construídos viadutos em trechos por onde passarão o VLT".

Desvios e rotas alternativas já foram estabele- cidos pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra e aprovados pelas secretarias municipais que administram o trânsito nas duas cidades. Ajustes serão feitos para que a sinalização, horizontal e vertical, fique pronta e os bloqueios possam ser efetivados.


Fonte : Só Notícias

A Secopa informa que os principais trajetos que dão acesso ao Centro Político Administrativo em Cuiabá sofrerão alterações. Como parte da avenida do CPA ficará parcialmente interditada, mais especificamente no trecho sentido CPA-Centro, o trânsito terá que ser desviado para o Centro Político Administrativo, que terá as duas ruas que margeiam a Praça das Bandeiras com sentido invertido para amenizar os transtornos.

Para ter acesso ao Centro Político e Administrativo ou mesmo continuar para a região central de Cuiabá, o motorista que segue pela avenida deverá entrar à direita na primeira rua após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Ao chegar próximo à Secretaria de Educação (Seduc), deverá virar novamente à esquerda, retornando à avenida do CPA. Em alguns pontos será proibido estacionar dos 2 lados da rua, como é o caso da via em frente ao Palácio Paiaguás. Esses impedimentos serão necessários devido ao fluxo de tráfego de ônibus que haverá nas vias. O viaduto, em forma de fer-
radura, ficará pronto em aproximadamente 8 meses. No caso da Fernando Corrêa, Guimarães explica que a interdição parcial afetará o motorista que segue pela via no sentido Centro Coxipó.

O condutor deverá entrar à direita na rua 24 de Agosto, no bairro Vista Alegre. A via é conhecida na região por ser a mesma da Policlínica do Coxipó. Em seguida, virar à esquerda na rua 13 de Maio, ainda no bairro Vista Alegre. Ao cruzar a avenida da Rodovia MT-040 deverá entrar na rua H-8, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida. Na sequência, o motorista chegará à rua 04, do bairro São José I, última rua do desvio que leva de volta para a avenida, que seguirá o trajeto normal. O viaduto rodoferroviário a ser construído no eixo Centro Coxipó terá 445 metros de extensão e por lá passarão veículos e o VLT.

Grupo Anonymous






O grupo de hackers Anonymous tem vencido a batalha virtual contra a Igreja Batista de Westboro, nos Estados Unidos. As páginas de membros da congregação no Twitter e no Facebook foram invadidas e endereços e números de telefones deles divulgados. A ação ocorre depois que os integrantes da Igreja disseram que “Deus enviou o atirador” responsável pela morte de 26 pessoas numa escola de Connecticut porque esse estado legalizou o casamento gay.

Os membros do Anonymous também invadiram o computador do porta-voz da Igreja inserindo imagens de sexo gay. Um vídeo divulgado pelo grupo, em 18 de dezembro, anuncia o plano de ataque contra a Igreja. No vídeo eles anunciam que a congregação está em “queda” e que o grupo vai “desmantelar a Igreja”. “Sua queda está em andamento” sentencia um dos integrantes.

A Igreja Batista de Westboro divulgou em sua página o slogan “Deus odeia bichas”, o que também justifica o ataque dos hackers. O Twitter suspendeu as contas associadas ao Anonymous, assim como a conta da porta-voz da Igreja, mas o estrago já tinha sido feito.