quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Venezuela

Fonte : Ir para a home de Notícias

Com todo o respeito ao ser humano Hugo Chaves, caso se confirme a saída de cena do presidente da Venezuela, recém reeleito, o tempo provará se o seu Socialismo bolivariano, era mais do que um slogan para se iludir o povo e com isso se perpetuar no poder.
eufariassim


Chávez foi reeleito pela terceira vez consecutiva

A uma semana da cerimônia de posse do presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, autoridades do país reconhecem que o estado de saúde dele é delicado.

O ministro da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Jorge Arreaza, disse ontem (2) à noite que o estado de saúde de Chávez é “estável” dentro de “um quadro delicado”, mas que ele “está lutando duro”.

Desde o dia 11, o presidente venezuelano está hospitalizado em Havana, Cuba, para tratamento de combate ao câncer.


Ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica e apresentou complicações, como hemorragia e infecção respiratória.

Nos últimos dias, aumentaram as informações, não oficiais, que seu estado de saúde piorou.

Arreaza utilizou sua conta na rede social Twitter para informar sobre o estado de saúde de Chávez.

"A equipe médica explica que a condição do presidente Chávez permanece estável dentro de seu quadro delicado", disse ele. “[O presidente Chávez] ainda está lutando duro e envia todo o seu amor ao nosso povo. Perseverança e paciência".

O governador de Barinas (Sudoeste da Venezuela), Adan Chávez, está em Havana para visitar Chávez. Até sábado (29) estavam em Cuba o presidente interino venezuelano, Nicolás Maduro, Arreaza, e a procuradora-geral da República, Cilia Flores.

Anteontem (1º), ainda em Havana, Maduro disse que encontrou Chávez com uma “força gigantesca” na tentativa de desfazer os rumores sobre o agravamento do estado de saúde do presidente. Segundo ele, Hugo Chávez está “consciente da complexidade” do seu estado de saúde.

"Eu o vi duas vezes. Conversei com ele que está consciente do processo pós-operatório complexo e pediu, especificamente, para manter o povo informado sempre com a verdade, mesmo que dura em certas circunstâncias", disse Maduro.

A cerimônia de posse de Chávez está marcada para o dia 10. A Constituição da Venezuela diz que, na sua ausência, assume o poder o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdato Cabello, que deve convocar eleições presidenciais em até 30 dias.

Mas há informações que a data da posse venha a ser mudada. Ainda não há definição sobre o tema.

Grupo Anonymous

Fonte : http://canaltech.com.br/


Anonymous
"Espere-nos em 2013", diz o grupo hacktivista Anonymous

Os hackerativistas do grupo Anonymous deixaram bem claro em um comunicado que não pretendem desaparecer este ano. Pelo contrário, no último fim de semana eles disseram ao mundo, com todas as letras: "Espere-nos em 2013". Por meio do site onde divulgam as notícias do grupo, eles postaram um vídeo e uma declaração mostrando o quanto se orgulham das façanhas realizadas em 2012.
A compilação mostra alguns detalhes do desligamento temporário de alguns sites, como o do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o do FBI, o da Universal Music, e o da Motion Picture Association of America, em protesto contra o governo norte-americano. A maioria dessas ações aconteceu principalmente após o fechamento do site de hospedagem de arquivos Megaupload.
Mas o vídeo também mostra as campanhas do Anonymous contra sites do governo sírio, causados pelo suposto apagão na Internet orquestrado pelo governo do país, juntamente com o protesto contra os ataques em Gaza. Mas o grupo faz questão de dizer em seu comunicado que "as operações que são listadas no vídeo são apenas exemplos, existem muito mais".
Apesar das ameaças do grupo de hackers, alguns acreditam que o coletivo não causará grandes impactos na web em 2013. Inclusive, a empresa de segurança McAfee incluiu em suas previsões para o novo ano uma redução significativa dos ataques do grupo de hacktivistas Anonymous.

A empresa argumentou que a falta de estrutura e organização, afirmações falsas, e ataques por simples diversão têm afetado a reputação do grupo. A McAfee também disse, no entanto, que os grupos de hackers de nível superior podem promover um aumento nas campanhas de ataques militares, religiosos, políticos e "extremos".

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/hacker/Espere-nos-em-2013-diz-o-grupo-hacktivista-Anonymous/#ixzz2GvyDic4e
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Confira o vídeo divulgado pelo grupo Anonymous com a "retrospectiva de suas campanhas".

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zIhjI_c1QCc#at=10






Metrô de São Paulo

Fonte : http://metroemfoco.blogspot.com.br/
                     Revista Ferroviária

Alckmin assina convênio de R$ 1,9 bi para expandir Metrô

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o contrato de financiamento no valor de R$ 1,95 bilhão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acelerar a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô. "Nossa meta é expandir a rede metroviária. Ampliar a Linha 5-Lilás é importante porque se trata de uma linha integrada com outras, o que dará uma grande sinergia ao transporte público", explicou o governador.

O financiamento integra o "Programa BNDES Proinveste", lançado em junho deste ano com o objetivo de ampliar a capacidade de investimentos realizados pelo setor público. A operação é resultado da aprovação do Estado de São Paulo no Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal (PAF), que ampliou em R$ 10 bilhões a capacidade de captação de recursos do Estado junto a organismos nacionais e internacionais. Executada pelo Metrô, a expansão da linha (trecho Largo Treze-Chácara Klabin) encontra-se em ritmo acelerado, segundo o governo.

Atualmente, estão em andamento obras de construção das estações, escavação de túneis, construção de pátio de manutenção e estacionamento de trens e compra de 26 novos trens. Com 11,5 km de extensão, ela terá 11 estações: Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Quando totalmente concluída, a Linha 5-Lilás terá 19,9 km e 17 estações, ligando o Capão Redondo à Chácara Klabin, vindo a integrar com a Linha 1-Azul na Estação Santa Cruz e com a Linha 2-Verde na própria Estação Chácara Klabin.

Com a entrada em operação comercial do trecho Adolfo Pinheiro-Chácara Klabin, a Linha 5 terá uma demanda estimada de 771 mil passageiros diários e contará com 34 trens em operação no horário de pico. Essa expansão vem sendo realizada por trechos, visando o melhor aproveitamento dos recursos públicos disponíveis e a rapidez na implantação. De acordo com o governo paulista, os recursos obtidos com o BNDES serão destinados prioritariamente à execução de obras civis dos lotes 2 a 8 da expansão da linha, que reduzirá em cerca de uma hora o tempo de deslocamento até o Centro para usuários da zona sul da cidade. Serão aplicados recursos da ordem de R$ 6,9 bilhões na expansão da linha.

Metrô de São Paulo

Fonte : Revista Ferroviária

Alckmin assina convênio de R$ 1,9 bi para expandir Metrô

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o contrato de financiamento no valor de R$ 1,95 bilhão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acelerar a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô. "Nossa meta é expandir a rede metroviária. Ampliar a Linha 5-Lilás é importante porque se trata de uma linha integrada com outras, o que dará uma grande sinergia ao transporte público", explicou o governador.

O financiamento integra o "Programa BNDES Proinveste", lançado em junho deste ano com o objetivo de ampliar a capacidade de investimentos realizados pelo setor público. A operação é resultado da aprovação do Estado de São Paulo no Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal (PAF), que ampliou em R$ 10 bilhões a capacidade de captação de recursos do Estado junto a organismos nacionais e internacionais. Executada pelo Metrô, a expansão da linha (trecho Largo Treze-Chácara Klabin) encontra-se em ritmo acelerado, segundo o governo.

Atualmente, estão em andamento obras de construção das estações, escavação de túneis, construção de pátio de manutenção e estacionamento de trens e compra de 26 novos trens. Com 11,5 km de extensão, ela terá 11 estações: Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Quando totalmente concluída, a Linha 5-Lilás terá 19,9 km e 17 estações, ligando o Capão Redondo à Chácara Klabin, vindo a integrar com a Linha 1-Azul na Estação Santa Cruz e com a Linha 2-Verde na própria Estação Chácara Klabin.

Com a entrada em operação comercial do trecho Adolfo Pinheiro-Chácara Klabin, a Linha 5 terá uma demanda estimada de 771 mil passageiros diários e contará com 34 trens em operação no horário de pico. Essa expansão vem sendo realizada por trechos, visando o melhor aproveitamento dos recursos públicos disponíveis e a rapidez na implantação. De acordo com o governo paulista, os recursos obtidos com o BNDES serão destinados prioritariamente à execução de obras civis dos lotes 2 a 8 da expansão da linha, que reduzirá em cerca de uma hora o tempo de deslocamento até o Centro para usuários da zona sul da cidade. Serão aplicados recursos da ordem de R$ 6,9 bilhões na expansão da linha.

VLT de Santos

Fonte : 


A última das três licitações que tratam da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Santos, litoral de São Paulo, deve ser concluída até o mês de março. Essa é a expectativa do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que tomou posse na terça-feira (1).

A licitação em questão diz respeito às obras físicas. O cronograma prevê que as mesmas já se iniciem no primeiro semestre de 2013. Segundo Barbosa, há, ainda, a previsão de que outra licitação - referente à aquisição dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros - seja finalizada ainda em janeiro.

"Fazemos reuniões com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) desde o final do pleito (em outubro), para acelerar esse processo. A primeira das licitações, que trata do material rodante, já teve a ordem de serviço expedida e os vagões, que estão sendo produzidos na Espanha, ficarão prontos em 18 meses. Outra licitação que queremos acelerar é referente aos sistemas. Estamos avançando para concluí-la em janeiro. Já a licitação das obras físicas, com as intervenções na malha viária, a expectativa é de concluirmos em 60 dias", disse o prefeito.

Paulo Alexandre ainda comentou a importância do projeto para a mobilidade urbana na cidade. "O VLT é um sonho antigo dos santistas, então muitas vezes nós compreendemos a descrença da população, porque o projeto é discutido há mais de uma década. Mas já demos passos que eu diria serem irreversíveis (para implantação do VLT). Posso assegurar que o município fará sua parte."

No final de dezembro, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, havia autorizado a compra de 22 vagões do VLT. Segundo informações da EMTU, o investimento é de mais de R$ 251 milhões. A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de em maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.

Outro desafio apontado por Barbosa envolvendo o transporte em Santos diz respeito a obras previstas para a entrada da cidade para quem vem da capital e do interior do Estado, pela Via Anchieta. "É uma das obras mais importantes a serem feitas. A Prefeitura tem apenas um estudo em relação à alternativa viária para a obra, e precisamos transformar isso em projeto básico e projeto executivo para, aí sim, buscarmos recursos junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal e, se necessário, recursos internacionais para tirar essa obra do papel", concluiu o prefeito.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

VLT de Santos


Fonte : G1

Reprodução de projeto do Veículo Leve sobre Trilhos em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Reprodução de projeto do Veículo Leve sobre
Trilhos em Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

A última das três licitações que tratam da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Santos, litoral de São Paulo, deve ser concluída até o mês de março. Essa é a expectativa do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que tomou posse na terça-feira (1).
A licitação em questão diz respeito às obras físicas. O cronograma prevê que as mesmas já se iniciem no primeiro semestre de 2013. Segundo Barbosa, há, ainda, a previsão de que outra licitação - referente à aquisição dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros - seja finalizada ainda em janeiro.
"Fazemos reuniões com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) desde o final do pleito (em outubro), para acelerar esse processo. A primeira das licitações, que trata do material rodante, já teve a ordem de serviço expedida e os vagões, que estão sendo produzidos na Espanha, ficarão prontos em 18 meses. Outra licitação que queremos acelerar é referente aos sistemas. Estamos avançando para concluí-la em janeiro. Já a licitação das obras físicas, com as intervenções na malha viária, a expectativa é de concluirmos em 60 dias", disse o prefeito.
Paulo Alexandre ainda comentou a importância do projeto para a mobilidade urbana na cidade. "O VLT é um sonho antigo dos santistas, então muitas vezes nós compreendemos a descrença da população, porque o projeto é discutido há mais de uma década. Mas já demos passos que eu diria serem irreversíveis (para implantação do VLT). Posso assegurar que o município fará sua parte."

Trânsito ficou complicado na entrada da cidade de Santos (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)
Entrada da cidade de Santos registra constantes
problemas (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)


No final de dezembro, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, havia autorizado a compra de 22 vagões do VLT. Segundo informações da EMTU, o investimento é de mais de R$ 251 milhões. A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de em maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.

Outro desafio apontado por Barbosa envolvendo o transporte em Santos diz respeito a obras previstas para a entrada da cidade para quem vem da capital e do interior do Estado, pela Via Anchieta. "É uma das obras mais importantes a serem feitas. A Prefeitura tem apenas um estudo em relação à alternativa viária para a obra, e precisamos transformar isso em projeto básico e projeto executivo para, aí sim, buscarmos recursos junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal e, se necessário, recursos internacionais para tirar essa obra do papel", concluiu o prefeito.








Alstom


Fonte: http://www.railway-technology.com/

Que ce n'est que l'une des bonnes nouvelles des contrats qui seront signés
eufariassim


French state rail operator SNCF, on behalf of the Pays de la Loire Region, has placed an order with Alstom to supply five Regiolis regional trains from the Coradia Polyvalent range for about €25m.
SNCF has also ordered 24 Citadis Dualis tram-trains, some of which have been in service on the Nantes-Clisson line since 15 June 2011.
This order corresponds to an option exercised under the agreement, signed with the SNCF on October 2009, financed by the French regions.
The Pays de Loire Region now operates 54 Alstom regional trains and has already ordered 15 Coradia Polyvalent trains, with an average seating capacity of 216, ten hybrid dual-voltage train sets and five electric dual-voltage train sets.
Coradia Polyvalent is entirely designed, manufactured and assembled in Alstom factories in France. So far 171 Coradia Polyvalent train sets have been ordered. Alstom said it intends to apply the framework contract to 1,000 train sets in the future for €7bn, in order to improve the industrial activity of French production sites.
The company delivered the first Regiolis train, a family of Alstom's range of regional Coradia trains, to the French regions and the SNCF on 14 June 2011.
The test phases are currently underway, with the first deliveries due in 2013.
Alstom said the highly modular Coradia Polyvalent range is a single-level regional train with various technical configurations and passenger amenities.
It can travel at up to 160 km/h in both its electric and hybrid versions, operating at two different voltages of 25kV and 1,500V.
The Coradia Polyvalent range is also available in a cross-border version for operations on the German and Swiss rail networks, at a voltage of 15kV. They consume about 15% less energy, with motor bogies positioned at the ends of the carriages to limit vibration and noise levels.