sábado, 3 de novembro de 2012

Imagens da semana

http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/imagens-da-semana-29-de-outubro-a-02-de-novembro-2012

Há países que não sobrevivem a mais cinco anos de austeridade, diz Carlos Zorrinho



O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, afirmou hoje que uma “parte significativa” dos países da zona euro “não sobreviverá” a mais cinco anos de austeridade.


O socialista, que reagia ao apelo feito pela chanceler alemã, Angela Merkel, aos parceiros europeus para um “grande esforço” nos próximos cinco anos, acredita que mais austeridade terá um efeito de “selecção natural”.

“Alguns países poderão emergir dessa derrocada até mais fortes, mas outros países não estão preparados para aguentar mais cinco anos sem perspectiva de crescimento”, defendeu.

“Os países não morrem, mas os modelos, os projectos, os sonhos morrem”, acrescentou Carlos Zorrinho, que falava num encontro com militantes socialistas em Sines.

Em declarações aos jornalistas no final do evento, o líder parlamentar do PS afirmou que Portugal, Espanha, Itália, Irlanda e Grécia são os países “que mais têm a perder” com uma política de austeridade.

“O que é, de facto, chocante é que o nosso primeiro-ministro não considere isso importante, chegue aos Conselhos Europeus e diga que Portugal não esteve em cima da mesa”, criticou o socialista.

No congresso regional da CDU que decorreu hoje em Sternberg, no norte da Alemanha, Angela Merkel defendeu a necessidade de fazer um “grande esforço” durante os próximos cinco anos para que a crise económica e monetária seja ultrapassada.

“Precisamos de austeridade para convencer o mundo de que vale a pena investir na Europa”, disse a líder democrata-cristã, que se mostrou convencida de que a zona euro ainda está longe de superar a crise.

Angela Merkel sublinhou ainda a necessidade de “grandes reformas estruturais”, que devem “conseguir resultados para recuperar a confiança dos investidores e impulsionar outra vez a economia europeia”.


Fonte : 

VLT de Cuiabá - entrega em 2014



VLT de Cuiabá será entregue até o Mundial 2014, garante engenheiro da Secopa.

Nada vai abalar a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá.

Quem garante é o assessor técnico de mobilidade urbana da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa em Mato Grosso), Rafael Detoni, ao falar do desafio da pasta para a entrega do modal antes da Copa do Mundo de 2014. 


Apesar de haver demora no processo licitatório, irregularidades no laudo técnico do Ministério das Cidades, problemas com a Justiça Federal. o engenheiro está confiante de que a mais cara obra da mobilidade urbana de Cuiabá para o Mundial, a um custo de R 1,47 bilhão, está com cronograma apertado, mas vai virar realidade em tempo do evento.

"A população pode pensar dessa forma [no legado e na não-execução até 2014], mas o governo do Estado, no entanto, não trabalha com a hipótese de não entregar a obra até a Copa do Mundo", explica o engenheiro. "Existe um contrato firmado entre entes federativos, existe a Matriz de Responsabilidades, e esta obra foi colocada como uma obra que estará pronta para a Copa do Mundo. Assim ela está em contrato, assim ela foi licitada e assim ela foi contratada junto ao consórcio executor."

Detoni sempre esteve à frente dos preparativos de mobilidade urbana do Mundial em Cuiabá, seja com o projeto do BRT, seja com o VLT, que acabou substituindo o sistema sobre pneus. Ele afirma que a implantação do novo modal teve início com duas obras de arte que já estão em execução desde setembro. Uma trincheira na avenida da FEB em Várzea Grande, próxima ao Aeroporto Marechal Rondón, e um viaduto na avenida Fernando Correa da Costa, no acesso à Universidade Federal do Mato Grosso. Essas são as duas obras que efetivamente começaram. 

Nos próximos dias, uma pista da avenida do CPA, na altura do shopping Pantanal será interditada para a construção do viaduto da Sefaz. Uma equipe da Secopa já iniciou a limpeza do local. Assim que a SMTU (Secretaria Municipal de Transporte Urbano) liberar as rotas alternativas, terá início a obra.

Fonte: http://www.circuitomt.com.br/index.php



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Aliados de Alckmin vêm ajuda de governo como tentativa de fragilizar gestão em SP


Aliados de Alckmin vêm ajuda de governo como tentativa de fragilizar gestão em SP

A despeito do discurso oficial de parceria com o governo federal, o núcleo político de Geraldo Alckmin vê a ofensiva para ajudar o Estado no combate ao crime organizado como tentativa velada de fragilizar a gestão do PSDB em São Paulo, próxima meta eleitoral do PT.

Cientes do dano imposto pelos ataques do PCC à candidatura presidencial de Alckmin em 2006, tucanos vão rechaçar comparações entre São Paulo e Rio, onde a crise na segurança levou à intervenção militar.

UPP Para evitar aparência de intervenção federal, Dilma Rousseff e Alckmin só chegaram a um acordo para estancar a polêmica após combinarem discurso acentuando a "parceria'' entre Estado e União. "Ninguém queria sair como vencedor ou vencido", afirma um interlocutor.


Fonte: 

Consulado americano na Líbia abrigava agentes secretos da CIA


Segundo Wall Street Journal, mais de 20 agentes viviam no local

O consulado dos Estados Unidos em Benghazi, na Líbia, onde quatro americanos, incluindo o embaixador Christopher Stevens, morreram em 11 de setembro em um ataque, abrigava principalmente agentes da CIA em missão secreta, revela o Wall Street Journal (WSJ).

O ataque contra o consulado provocou uma tempestade política nos Estados Unidos. O candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, criticou o presidente Barack Obama por falta de preparo e de reação.

Segundo o jornal, apenas sete dos 30 americanos retirados de Benghazi após o ataque trabalhavam para o Departamento de Estado.

Os dois agentes de segurança mortos no ataque de 11 de setembro também trabalhavam para a Agência Central de Inteligência e não para a chancelaria, segundo o WSJ.

Mais de 20 oficiais da CIA trabalhavam em sigilo em um local anexo ao consulado, onde vários funcionários se refugiaram depois de um primeiro ataque.

O objetivo da missão secreta, iniciada pouco depois de fevereiro de 2011, quando teve início a rebelião que resultou na queda de Muamar Gaddafi, era combater o terrorismo e recuperar as armas pesadas do regime, segundo o jornal.

Problemas de comunicação entre a CIA e o Departamento de Estado podem explicar as falhas de segurança que ficaram evidenciadas no ataque, diz o WSJ.

Fonte: Portal R7

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VLT de Natal - propostas apresentadas

Fonte : 


Duas empresas apresentaram proposta à Companhia Brasileira dos Trens Urbanos (CBTU), no edifício sede da instituição, no Rio de Janeiro, para a instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLTs), em Natal. As empresas Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A, apresentaram propostas. A primeira apresentou um custo total pelas 20 locomotivas de R$ 182.031.342,57 contra R$ 268.870.774,26 da concorrente. A Bom Sinal, portanto, saiu vencedora da licitação apresentado o menor valor para os VLTs.

A licitação contempla a aquisição de 12 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) para o sistema trens urbanos de Natal e 08 para o sistema de João Pessoa, totalizando 20 veículos.

Após a verificação da conformidade das Propostas de Preços a comissão de licitação irá se reunir para analisar a documentação apresentada, dado o grau de complexidade das características técnicas dos equipamentos. O resultado do julgamento da proposta para a habilitação da empresa vencedora será divulgado no Diário Oficial da União (DOU), até a próxima quarta-feira (7).

Para o Superintendende de Trens Urbanos de Natal, João Maria Cavalcanti, a realização deste processo licitatório, dá início a uma nova fase no sistema de transporte de passageiros sobre trilhos na Região Metropolitana de Natal. O metrô de superfície, também chamado de VLT, atuará como coadjuvante aos demais modais, analisou o superintendente.

Os VLTs serão adquiridos com orçamento oriundo do Ministério das Cidades que disponibilizou de R$ 154 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos. A instalação das máquinas irão iniciar o processo de modernização do Sistema de Trens Urbanos de Natal e deverão contemplar os municípios de Natal, Extremoz, Parnamirim e Ceará-Mirim.

Técnicos do GPAA debatem material rodante e via permanente


Temas como material rodante e via permanente estiveram em pauta na 33a reunião do Grupo
Permanente de Autoajuda em Manutenção Metroferroviária (GPAA), de 24 e 26 de outubro,
em Fortaleza, Ceará. A reunião foi realizada no Hotel Oásis Imperial e cerca de 70 técnicos de
diferentes operadoras participaram do evento.

A Companhia do Metropolitano de Fortaleza foi a anfitriã da rodada de discussões que contou
com a presença de representantes de 14 operadoras de todo o país.

No centro dos debates, assuntos relacionados com novos investimentos e modernização de
material rodante em diferentes sistemas metroferroviários. Uma visita técnica ao sistema do
Metrofor encerrou a programação.

Patrocinadores – A 33ª reunião do grupo teve como patrocinadores as empresas: Gerb Getzner,Alstom, Bombardier, Vossloh, Geismar, Irmãos Ayres, SerRail, Orbe Brasil, Plasser e Theurer, Technomaster, SR Vedações e GK Industrial.

Participam da 33ª reunião, técnicos da CBTU e das superintendências de Recife, João Pessoa,
Maceió, Belo Horizonte e Natal, além de representantes da CTS Salvador, CPTM, Metrô DF,
Consórcio Metroman, Metrô For, Metrô SP, Metrô Rio, Metrô de Teresina e Trensurb.

Marcaram presença nas reuniões de networking, representantes das empresas Siemens, N.Mello Stanley e FVX do Brasil.