terça-feira, 25 de dezembro de 2012
VLT de Cuiabá
Bom para os amigos de Cuiabá que receberam esse presente de Natal. Esperamos que 2013 tenha mais presentes para a população.
eufariassim
Fonte :
Mato Grosso contrai
R$ 2,7 bilhões em empréstimos para MT Integrado e VLT
O governador Silval Barbosa (PMDB) assina amanhã, 26, em Brasília, dois empréstimos, um do MT Integrado no valor de R$ 1,5 bilhão para pavimentação de rodovias de acesso de 44 cidades que ainda não são ligadas a Capital, Cuiabá, e outro de R$ 1,250 bilhão referente ao Veículo Leve sobre Trilho - VLT, modal de transporte coletivo escolhido para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014 em dois ramais com pouco mais de 23 quilômetros e que integra Cuiabá e Várzea Grande.
As obras do VLT já estão em ritmo acelerado de execução nos três períodos do dia e atualmente em duas frentes, no Coxipó da Ponte em Cuiabá e no Zero Quilômetro em Várzea Grande. Antes do final do ano, outra frente de trabalho, na região do Centro Político Administrativo - CPA, sede do Governo do Estado também começam as obras físicas.
“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que assinou os empréstimos na semana passada, agendou as solenidades de confirmação com o Banco do Brasil, gestor do MT Integrado e com a Caixa Econômica Federal, gestora do VLT para os contratos que serão realizados com recursos capitalizados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES”, disse o governador Silval Barbosa.
O chefe do Executivo Estadual assinalou que trabalha junto com os secretários, Edmilson José dos Santos da pasta de Logística de Transporte, Arnaldo Alves de Souza do Transportes e da Secretaria de Fazenda, Marcel Souza de Cursi a conclusão de outras operações que já foram aprovadas pelos deputados estaduais e que tratam da recuperação da malha rodoviária existente e da edificação de várias pontes de concreto em diversas regiões de Mato Grosso. “Vamos ter trabalho dobrado para executar uma série de ações e para buscar outras linhas de crédito já sinalizadas e com suas partes burocráticas aprovadas, dependendo apenas da concretização das mesmas”, explicou o governador do Estado.
As autorizações para outras operações como da Agricultura Familiar (R$ 63,9 milhões) ou MT Inovação - Programa de INovação para Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso (R$ 79,9 milhões); Programa de Revitalização de Rodovias Estaduais (R$ 250 milhões) e Programa de Pontes de Concreto - Proconcreto (R$ 470 milhões) e o Proinveste (R$ 460 milhões) completam todas as operações que o Governo do Estado espera executar em 2013 e 2014 deixando Mato Grosso numa condição privilegiada quanto ao seu desenvolvimento econômico e social.
Segundo Silval este esforço é no sentido de permitir que nas próximas 3 décadas, Mato Grosso esteja apto para receber novos investimentos privados, sendo para que isto o Estado e o Governo Federal tem atuado de forma articulada
eufariassim
Fonte :

Mato Grosso contrai
R$ 2,7 bilhões em empréstimos para MT Integrado e VLT
O governador Silval Barbosa (PMDB) assina amanhã, 26, em Brasília, dois empréstimos, um do MT Integrado no valor de R$ 1,5 bilhão para pavimentação de rodovias de acesso de 44 cidades que ainda não são ligadas a Capital, Cuiabá, e outro de R$ 1,250 bilhão referente ao Veículo Leve sobre Trilho - VLT, modal de transporte coletivo escolhido para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014 em dois ramais com pouco mais de 23 quilômetros e que integra Cuiabá e Várzea Grande.
As obras do VLT já estão em ritmo acelerado de execução nos três períodos do dia e atualmente em duas frentes, no Coxipó da Ponte em Cuiabá e no Zero Quilômetro em Várzea Grande. Antes do final do ano, outra frente de trabalho, na região do Centro Político Administrativo - CPA, sede do Governo do Estado também começam as obras físicas.
“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que assinou os empréstimos na semana passada, agendou as solenidades de confirmação com o Banco do Brasil, gestor do MT Integrado e com a Caixa Econômica Federal, gestora do VLT para os contratos que serão realizados com recursos capitalizados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES”, disse o governador Silval Barbosa.
O chefe do Executivo Estadual assinalou que trabalha junto com os secretários, Edmilson José dos Santos da pasta de Logística de Transporte, Arnaldo Alves de Souza do Transportes e da Secretaria de Fazenda, Marcel Souza de Cursi a conclusão de outras operações que já foram aprovadas pelos deputados estaduais e que tratam da recuperação da malha rodoviária existente e da edificação de várias pontes de concreto em diversas regiões de Mato Grosso. “Vamos ter trabalho dobrado para executar uma série de ações e para buscar outras linhas de crédito já sinalizadas e com suas partes burocráticas aprovadas, dependendo apenas da concretização das mesmas”, explicou o governador do Estado.
As autorizações para outras operações como da Agricultura Familiar (R$ 63,9 milhões) ou MT Inovação - Programa de INovação para Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso (R$ 79,9 milhões); Programa de Revitalização de Rodovias Estaduais (R$ 250 milhões) e Programa de Pontes de Concreto - Proconcreto (R$ 470 milhões) e o Proinveste (R$ 460 milhões) completam todas as operações que o Governo do Estado espera executar em 2013 e 2014 deixando Mato Grosso numa condição privilegiada quanto ao seu desenvolvimento econômico e social.
Segundo Silval este esforço é no sentido de permitir que nas próximas 3 décadas, Mato Grosso esteja apto para receber novos investimentos privados, sendo para que isto o Estado e o Governo Federal tem atuado de forma articulada
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
2012 - 2013
Mais um ano está terminando e como sempre, mesmo que seja por alguns minutos, paramos e tentamos repassar tudo o que vivemos nos dias passados. Nos projetos de vida que iniciamos, que continuamos e nos novos que estão ainda em fase de "sonhos".
Devemos mesmo que em boa parte deles, não tenhamos alcançado o resultado esperado, ter a certeza que nada foi em vão, que sempre existiu algum ensinamento, sejam eles projetos de sucesso ou que tenham sido apenas tentativas. Sempre será um acúmulo de experiência que deverá e certamente será utilizada nos próximos.
Esperamos poder continuar a ter a vontade de poder dividir as nossas experiências com todos, assim como poder aprender com as vossas.
Um abraço a todos, obrigado por terem estado comigo em 2012 e em 2013 estaremos novamente dividindo as opiniões e novas experiências que vem por aí.
Eufariassim
Devemos mesmo que em boa parte deles, não tenhamos alcançado o resultado esperado, ter a certeza que nada foi em vão, que sempre existiu algum ensinamento, sejam eles projetos de sucesso ou que tenham sido apenas tentativas. Sempre será um acúmulo de experiência que deverá e certamente será utilizada nos próximos.
Esperamos poder continuar a ter a vontade de poder dividir as nossas experiências com todos, assim como poder aprender com as vossas.
Um abraço a todos, obrigado por terem estado comigo em 2012 e em 2013 estaremos novamente dividindo as opiniões e novas experiências que vem por aí.
Eufariassim
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
VLT de Santos
Fonte:

Alckmin assina ordem para 1º trem do VLT e anuncia obras na Imigrantes

De A Tribuna On-line
O edital para a licitação da parte física do primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista será publicado, neste sábado, no Diário Oficial do Estado. Nesta sexta-feira, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin assinou a ordem de serviço para a compra do primeiro trem da região. O evento foi no Emissário Submarino e contou ainda com a presença do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes.
A previsão é de que o primeiro veículo de um lote de 22 VLTs comece a operar em maio de 2014 no trecho de 11 Km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. "Que esse modelo da Baixada Santista possa servir de exemplo para outras regiões metropolitanas", diz Alckmin.
Na ocasião, o governador anunciou o início da Operação Verão 2012/2013, que entra em vigor no próximo dia 28, e a formatura de 800 guarda-vidas temporários. Na região, serão 2.273 policiais militares e 147 novas viaturas e cinco helicópteros Águia.
Travessia de balsas
Alckmin também anunciou mais duas novas balsas em operação para a travessia entre Santos-Guraujá. As embarcações devem começar a operar em janeiro. No entanto, a capacidade ficará em oito embarcações, já que uma embarcação será reformada e outra irá para Bertioga.
A programação do governador teve ainda o descerramento da placa de inauguração do Centro de Operação de Travessias (CCO), construído em Guarujá, que começou a funcionar nesta sexta-feira. Equipes têm acesso a 249 câmeras e, entre outros benefícios, poderão controlar o tempo de espera na fila.
Imigrantes
O governador também anunciou para o dia 15 de janeiro a licitação das obras de ampliação da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente. O projeto executivo prevê serviços de duplicação da pista entre o Km 62 e Km 65,5 e a construção de uma nova ponte sobre o Canal do Barreiro, com calçadas para pedestres. O prazo para execução das obras é de 18 meses e o investimento será de R$ 53,5 milhões. E os trabalhos devem ser iniciados no primeiro trimestre.
Cubatão
Alckmin entrega nesta sexta-feira 839 unidades habitacionais do Programa Serra do Mar. Segundo o Governo do Estado, com essa entrega, chegará a 3.435 o número de famílias que deixam áreas de risco e proteção ambiental e recebem imóveis da CDHU.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
VLT de Santos
Fonte : http://saopaulo.sp.gov.br/index.php
Veículo deve começar a circular em maio de 2014, em trecho de onze quilômetros, entre Santos e São Vicente
O governador Geraldo Alckmin autoriza nesta sexta-feira, 21, em Santos, a compra do primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A previsão é de que o primeiro veículo de um lote de 22 VLTs comece a operar em maio de 2014 no trecho de 11km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos.
Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do Governo do Estado que é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015.
Veículo deve começar a circular em maio de 2014, em trecho de onze quilômetros, entre Santos e São Vicente
O governador Geraldo Alckmin autoriza nesta sexta-feira, 21, em Santos, a compra do primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A previsão é de que o primeiro veículo de um lote de 22 VLTs comece a operar em maio de 2014 no trecho de 11km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos.
Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do Governo do Estado que é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015.
Monotrilho do ABC

O governo estadual deve lançar em março o edital de licitação da Linha 18-Bronze do Metrô, que fará o trajeto entre a Estação Tamanduateí e o bairro Alvarenga, em São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André, por meio do sistema de monotrilho, informou ontem o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. A previsão é que o monotrilho comece a funcionar em 2016.
Orçado em R$ 4 bilhões, dos quais R$ 1,2 bilhão da Caixa Econômica Federal, R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União e R$ 2,4 bilhões do governo estadual, o trajeto tem quatro empresas na disputa: CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes); Brasell; Invepar/Queiroz Galvão/Bombardier e Odebrecht.
Uma das concorrentes, a Bombardier, apresentou ontem, na Feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo, maquete em tamanho real do monotrilho que vai equipar a Linha 15-Prata, interligando as estações Vila Prudente e Cidade Tiradentes. A empresa canadense faz parte do Consórcio Expresso Monotrilho Leste (que inclui a Queiroz Galvão e a OAS) que venceu a concorrência para essas obras.
Segundo o diretor de comunicação e relações institucionais da Bombardier para a América do Sul, Luís Ramos, o modelo de veículo apresentado no evento deverá ser semelhante ao que passará pelo Grande ABC, se a companhia ganhar a licitação na região.
O novo meio de transporte tem capacidade semelhante à do metrô tradicional (o monotrilho Leste deverá levar meio milhão de passageiros diariamente), mas com algumas vantagens. Enquanto o metrô leva de dez a 15 anos para ter trecho de 24 quilômetros concluído, o monotrilho será entregue à população em menos de cinco anos. Além disso, estima-se que o preço de construção seja 50% menor.
Os veículos da Linha 15 (54 trens com sete vagões cada um) serão produzidos na fábrica da Bombardier em Hortolândia, interior de São Paulo, e deverão ter 60% de conteúdo nacional, ou seja, de peças produzidas no país.
Amanhã (8), o governo estadual realiza audiência pública para o monotrilho do Grande ABC na sede da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), na Rua do Imperador, 14, às 17 horas.
Obras em andamento
O secretário dos Transportes disse que o governo está em ritmo acelerado nos projetos metroferroviários. Atualmente há quatro obras de metrô em andamento: além da linha 15, há a segunda fase da linha 4 (Vila Sônia-Luz), o prolongamento da 5 (Largo Treze-Chácara Klabin) e a 17 (que terá ligação com o aeroporto de Congonhas). Em dezembro será lançado o edital da PPP (Parceria Público-Privada) para a linha 6 (Vila Brasilândia - São Joaquim).
No primeiro semestre de 2013 deverão começar as obras do trecho da CPTM Itapevi-Amador Bueno e a pré-qualificação de outras obras, como a que irá do Brás até Guarulhos.
SP e Manaus ficam sem obras de mobilidade para Copa de 2014
Queremos crer que não existe nenhum motivo político por trás da decisão, certo!
eufariassim
O governo federal definiu que São Paulo e Manaus não terão nenhuma obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, ao contrário do anunciado inicialmente. A decisão foi tomada durante reunião do Gecopa (Grupo Executivo da Copa) nesta terça-feira, em Brasília. Foram retirados da Matriz de Responsabilidades as duas obras de mobilidade urbana previstas em Manaus e a única obra prevista em São Paulo para até o início do Mundial, em junho de 2014. A Matriz é o documento firmado por União, Estados e cidades-sede que traz as obras que devem ser executadas para o torneio.
A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana. A reunião deliberou também sobre outros pontos do documento que devem ser revisados, mas não foram divulgados.
Em Manaus, foi retirado da Matriz o monotrilho, obra orçada em R$ 1,3 bilhão. De acordo com o último relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), divulgado no início de novembro, o projeto ainda não havia saído do papel. Em Manaus, também foi retirado da matriz o corredor para tráfego exclusivo de ônibus, chamado BRT. A obra, de R$ 290 milhões, também não começou, de acordo com o último relatório do TCU.
Tragédia anunciada
Em São Paulo, foi retirada da Matriz a obra da Linha 17-Ouro do Metrô, o monotrilho que fará a ligação entre o aeroporto de Congonhas e a rede de trens metropolitanos da capital paulista. A obra, orçada em R$ 1,8 bilhão, sofreu atrasos e não ficará pronta a tempo do Mundial. De acordo com o governo paulista, a previsão de entrega da primeira parte da obra é até o final de 2014.
No dia 28 de novembro, o UOL Esporte revelou que o governo de São Paulo havia formalizado pedido para a retirada do monotrilho da Matriz. Já no dia 14 do mesmo mês, o UOL Esporte também revelou que as duas obras de mobilidade urbana em Manaus também seriam retiradas da Matriz.
Manobra por financiamento
A retirada é uma manobra dos governos estaduais para as obras não ficarem sem financiamento da União. As obras de mobilidade urbana nas 12 cidades-sede da Copa de 2014 que constam na Matriz de Responsabilidades possuem uma linha de crédito especial da Caixa Econômica Federal. A Matriz prevê que apenas recebam os recursos da Caixa obras que ficarão prontas até o início do Mundial.
Com a retirada da Matriz, os governos paulista e amazonense podem pedir outra linha de financiamento ao Ministério do Planejamento. De acordo com a pasta, as obras podem ser financiadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.
De acordo com o governo do Amazonas, a União continuará a financiar, por meio do PAC, o monotrilho de Manaus, além de R$ 200 milhões dos R$ 290 de custo total do BRT na cidade. O governo de São Paulo informa que também não pretende perder o financiamento de R$ 1 bilhão do governo federal para o monotrilho, e por isso pediu a retirada do projeto da Matriz.
Sucessão de atrasos
No dia 28 de setembro, o governo federal confirmou que a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília, outra das cidades-sede, havia sido retirado da Matriz a pedido do governo do Distrito Federal, já que também não ficaria pronto para o mundial. O VLT ligaria o aeroporto da capital ao Terminal da Asa Sul.
A obra, que seria entregue em janeiro de 2014, não tem data para terminar. Do custo estimado de R$ 276,9 milhões, a obra teria um financiamento de R$ 263 milhões da Caixa. Agora, os recursos irão sair do PAC Mobilidade, de acordo com o Ministério do Planejamento.
Também foi retirado do documento o Corredor Expresso Norte-Sul em Fortaleza, um dos sete projetos da área de transporte urbano da cidade previstos inicialmente para o Mundial. A construção de corredores de ônibus BRT (Bus Rapid Transport) em Salvador também foi excluída do planejamento para a Copa. Até agora, cinco projetos de mobilidade urbana previstos em 2010 não ficarão prontos até o início do Mundial. Ao todo, 46 projetos nessa área ainda estão previstos para serem entregues até a Copa de 2014.
eufariassim
O governo federal definiu que São Paulo e Manaus não terão nenhuma obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, ao contrário do anunciado inicialmente. A decisão foi tomada durante reunião do Gecopa (Grupo Executivo da Copa) nesta terça-feira, em Brasília. Foram retirados da Matriz de Responsabilidades as duas obras de mobilidade urbana previstas em Manaus e a única obra prevista em São Paulo para até o início do Mundial, em junho de 2014. A Matriz é o documento firmado por União, Estados e cidades-sede que traz as obras que devem ser executadas para o torneio.
A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana. A reunião deliberou também sobre outros pontos do documento que devem ser revisados, mas não foram divulgados.
Em Manaus, foi retirado da Matriz o monotrilho, obra orçada em R$ 1,3 bilhão. De acordo com o último relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), divulgado no início de novembro, o projeto ainda não havia saído do papel. Em Manaus, também foi retirado da matriz o corredor para tráfego exclusivo de ônibus, chamado BRT. A obra, de R$ 290 milhões, também não começou, de acordo com o último relatório do TCU.
Tragédia anunciada
Em São Paulo, foi retirada da Matriz a obra da Linha 17-Ouro do Metrô, o monotrilho que fará a ligação entre o aeroporto de Congonhas e a rede de trens metropolitanos da capital paulista. A obra, orçada em R$ 1,8 bilhão, sofreu atrasos e não ficará pronta a tempo do Mundial. De acordo com o governo paulista, a previsão de entrega da primeira parte da obra é até o final de 2014.
No dia 28 de novembro, o UOL Esporte revelou que o governo de São Paulo havia formalizado pedido para a retirada do monotrilho da Matriz. Já no dia 14 do mesmo mês, o UOL Esporte também revelou que as duas obras de mobilidade urbana em Manaus também seriam retiradas da Matriz.
Manobra por financiamento
A retirada é uma manobra dos governos estaduais para as obras não ficarem sem financiamento da União. As obras de mobilidade urbana nas 12 cidades-sede da Copa de 2014 que constam na Matriz de Responsabilidades possuem uma linha de crédito especial da Caixa Econômica Federal. A Matriz prevê que apenas recebam os recursos da Caixa obras que ficarão prontas até o início do Mundial.
Com a retirada da Matriz, os governos paulista e amazonense podem pedir outra linha de financiamento ao Ministério do Planejamento. De acordo com a pasta, as obras podem ser financiadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.
De acordo com o governo do Amazonas, a União continuará a financiar, por meio do PAC, o monotrilho de Manaus, além de R$ 200 milhões dos R$ 290 de custo total do BRT na cidade. O governo de São Paulo informa que também não pretende perder o financiamento de R$ 1 bilhão do governo federal para o monotrilho, e por isso pediu a retirada do projeto da Matriz.
Sucessão de atrasos
No dia 28 de setembro, o governo federal confirmou que a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília, outra das cidades-sede, havia sido retirado da Matriz a pedido do governo do Distrito Federal, já que também não ficaria pronto para o mundial. O VLT ligaria o aeroporto da capital ao Terminal da Asa Sul.
A obra, que seria entregue em janeiro de 2014, não tem data para terminar. Do custo estimado de R$ 276,9 milhões, a obra teria um financiamento de R$ 263 milhões da Caixa. Agora, os recursos irão sair do PAC Mobilidade, de acordo com o Ministério do Planejamento.
Também foi retirado do documento o Corredor Expresso Norte-Sul em Fortaleza, um dos sete projetos da área de transporte urbano da cidade previstos inicialmente para o Mundial. A construção de corredores de ônibus BRT (Bus Rapid Transport) em Salvador também foi excluída do planejamento para a Copa. Até agora, cinco projetos de mobilidade urbana previstos em 2010 não ficarão prontos até o início do Mundial. Ao todo, 46 projetos nessa área ainda estão previstos para serem entregues até a Copa de 2014.
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