quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Grupo Anonymous

Fonte : http://www.osnavegadores.com.br/


O grupo Anonymous deu inicio a uma operação, que promete ser o maior vazamento de dados da história dos Estados Unidos. E teve inicio nesse sábado (dia 26). O grupo invadiu o site do departamento de Justiça do país, o site www.ussc.gov - United States Sentencing Commission

A principal motivação é a morte de Aaron Swartz (co-criador do RSS 1.0 e co-fundador do Reedit) – eles explicam:

Aaron Swartz

“Com a morte de Aaron, não podemos esperar mais. O tempo chegou para mostrar ao departamento de Justiça dos Estados Unidos e seus afiliados o real significado de infiltração.”


Aaron Swartz
Aaron estava muito depressivo, pois enfrentava um processo judicial que poderia levá-lo à cumprir mais de 30 anos de prisão. E, além disso, ele teria que pagar uma multa no valor de US$ 4 milhões, por ter invadido o site do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o qual consegui um grande número de documentos e iria distribuir gratuitamente.

Parece que o grupo ativista não está brincando. A operação irá se chamar Last Resort (em tradução livre Último Recurso), eles afirmam possuírem dados suficientes, e “múltiplas ogivas” que serão plantadas em diversos sites.

Siemens


Fonte : http://www.railway-technology.com/

Vectron- Channel Tunnel Test run
Image: Tests carried out on the Siemens Vectron locomotive confirmed that standard four-axle locomotives can operate without any problems in the Channel Tunnel. Photo: courtesy of Eurotunnel.

Eurotunnel and Siemens have tested the Vectron locomotive in the Channel Tunnel as part of an effort to increase cross-Channel rail freight.

The tests were intended to assess the locomotive's compatibility with Channel Tunnel systems and safety rules, as Eurotunnel expects that open-access freight operators will be able to use TSI-compliant four-axle locomotives as well as six-axle models.

The Vectron locomotive, in standard configuration and hauling wagons with a total weight of 1,350t, entered the tunnel via the French portal and completed a series of traction, braking and pantograph tests.

The Vectron exited the tunnel at Folkestone before returning to France for a second phase of tests.
The test runs confirmed that the standard four-axle locomotives can operate without any problems in the Channel Tunnel and will be capable of hauling rail freight between the continent and the UK.

Groupe Eurotunnel deputy chief executive Michel Boudoussier said that the company's cooperation with Siemens will open the way to new international rail freight flows, which will in turn reduce CO2 emissions.
"The approval of new rolling stock is the necessary complement to the open access set up by Eurotunnel," Boudoussier said.

"The tests mark Eurotunnel's contribution to the construction of the European railway network," Boudoussier.

Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo


Fonte : 


O governador Geraldo Alckmin lança nesta quarta-feira (30/01) o edital da concorrência internacional para as obras de construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. A obra será em regime de Parceria Público-Privada (PPP) e deve começar em julho de 2014. O investimento na linha está estimado em R$ 8 bilhões.

A Linha 6-Laranja terá 15,9 quilômetros, incluindo os pátios, ligando a Brasilândia a São Joaquim. A nova linha terá 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.

O edital deve ser disponibilizado no site do metrô - www.metro.sp.gov.br - até sexta-feira (01/02).

VLT de Santos

Fonte : http://www.mobilize.org.br/

VLT que vai ligar as cidades da Baixada Santista
VLT vai ligar as cidades da Baixada Santista

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) devem começar já no mês que vem no chamado "trecho prioritário" - o que contorna a região central de Santos, com um braço para a região portuária.

Nessa  mesma área, um futuro túnel está sendo planejado para receber carros e o próprio VLT. Depois, as obras devem seguir para São Vicente e para a Praia Grande. Só então as obras vão para a região do Guarujá.

Por túnel, VLT deverá ligar as cidades da Baixada Santista e permitir que o novo modal de transporte chegue, no futuro, também, ao Guarujá.

Caberá ao projeto executivo do túnel, que ainda está sendo feito, definir como será o compartilhamento do VLT com carros e caminhões nas vias submersas. Os estudos preliminares - que ainda podem ser alterados - indicam que, a exemplo dos antigos bondes, o VLT dividirá as pistas com outros veículos, como ocorre em várias cidades europeias.

As vias do túnel, que terão piso de concreto, estão sendo projetadas para receber até 6 mil veículos por hora em cada sentido. Ainda falta decidir, por exemplo, se ele terá só um trilho para o VLT, que poderá ser dividido por bondes em sentidos opostos, passando um por vez.

Pedestres
Quem quiser atravessar o túnel a pé ou de bicicleta poderá acessá-lo por uma das duas estações de transferência de pedestres que serão construídas em suas extremidades. Projetistas explicam que elas terão a aparência de estações de metrô, com escadas rolantes e elevadores. A ciclofaixa será pintada no chão, sem separação física dos pedestres.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Trens Regionais

Fonte: Agência Estado



O governo de São Paulo anunciou planos ambiciosos para o transporte sobre trilhos. Nesta segunda-feira, foi apresentado projeto para construção de uma ampla rede de 416 quilômetros em cinco linhas que ligarão diversas cidades a um raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista. A intenção do Palácio dos Bandeirantes é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista, como a Anhanguera, a Bandeirantes, a Dutra, a Ayrton Senna, a Anchieta e a Imigrantes.

O projeto apresentado aos investidores estrangeiros prevê cinco linhas, todas construídas em Parceria Público Privada (PPP): São Paulo - Sorocaba, São Paulo - ABC, São Paulo - Campinas, São Paulo - São José dos Campos e ABC - Santos, que permitirá a ligação entre São Paulo e Santos. Diferentemente do sistema atual operado pela CPTM na Grande São Paulo, as novas linhas terão menos estações e trens mais modernos e rápidos - a velocidade máxima chegará a 160 km/h. Ao apresentar o projeto, o vice-governador Guilherme Afif Domingos disse que a intenção é "retirar os carros que congestionam as estradas" que chegam a São Paulo.

As linhas serão implantadas em três fases. A primeira prevê a ligação entre a capital e o ABC, com estações em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, e também entre São Paulo e Jundiaí. Na segunda fase, será construído o ramal do ABC até Santos, o trecho entre Jundiaí e Campinas - com ligação até Americana - e a linha entre a capital e Sorocaba. A última fase prevê a rota entre São Paulo e São José dos Campos, com extensão até Taubaté.

Ao apresentar o projeto aos investidores estrangeiros, Afif disse que ele "conversa" com os planos de construção do Trem de Alta Velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. "O trem regional vai ligar essas regiões e também vai alimentar o trem de alta velocidade", disse. Segundo ele, a intenção do trem regional é competir com o transporte de carros entre as cidades e o objetivo do trem bala é competir com o transporte aéreo.

O projeto de US$ 9,2 bilhões prevê 70% bancado pela iniciativa privada e 30% pelo governo do Estado. Atualmente em estudo, o edital deve ser divulgado até novembro de 2013, mas já se sabe que o modelo de escolha do operador será por menor pagamento anual exigido do Estado ou menor demanda de investimento público para o projeto. Segundo o vice-governador, 465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto. A PPP será de 30 anos.

Congresso Federal - Vergonha Nacional até quando ?

Sem querer fazer pré julgamento, creio que o mais correto, seria o partido, assim como o referido senador, abdicar de concorrer, até que esse processo e situação se esclareça. Questão de respeito e coerência.
eufariassim

Fonte : Portal G1

Com apoio de governistas, o peemedebista Renan Calheiros (à dir.) costura a candidatura; Randolfe Rodrigues (à esq.) pretende se lançar como alternativa (Foto: José Cruz/Agência Senado)

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça-feira (29) que a denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada contra o senador Renan Calheiros é "extremamente consistente" e foi "examinada e refletida" com o máximo de cuidado.

Renan Calheiros (à dir.)  (Foto: José Cruz / Agência
Senado)
Renan é investigado em inquérito no STF pelo suposto uso de notas fiscais frias para justificar, em 2007, que tinha renda para pagar a pensão de uma filha. O senador apresentou as notas, referentes a suposta venda de bois, para se defender da suspeita de que a pensão era paga por um lobista de uma empreiteira. O escândalo levou à renúncia do peemedebista do comando do Senado em 2007.
Gurgel não quis dar detalhes sobre a peça protocolada na Suprema Corte na semana passada alegando que o processo está sob segredo de justiça. O Supremo ainda precisa decidir se aceita ou não a denúncia da Procuradoria. Se aceitar, Renan vai virar réu e vai responder a uma ação penal.

"O que posso dizer é que foi uma iniciativa extremamente cuidadosa, extremamente ponderada do Ministério Público. Uma iniciativa ponderada, examinada, refletida com o máximo cuidado e extremamente consistente", ressaltou o procurador-geral ao final da primeira sessão do ano do Conselho Nacional do Ministério Público.
saiba mais
Suplicy pede que Renan desista da disputa pela presidência do Senado
Gurgel apresenta denúncia no Supremo contra Renan Calheiros
Gurgel também negou que a denúncia apresentada tenha motivações políticas. Renan é candidato à presidência do Senado, e a eleição para o cargo acontecerá nesta sexta (1º).
“A iniciativa (denúncia contra Calheiros) foi extremamente ponderada. Tenho sempre muito cuidado com isso, mas não posso ficar subordinado. As pessoas estão sempre concorrendo a cargos. Não pode ficar o Ministério Público de mãos atadas, subordinado a só oferecer denúncia quando seja politicamente conveniente”, disse Gurgel.
Neste sábado, após vir à tona que o Ministério Público havia protocolado denúncia contra ele por conta de notas frias apresentadas para comprovar seus rendimentos, Calheiros divulgou nota afirmando que a iniciativa de Gurgel “padece de suspeição e possui natureza nitidamente política”.
A denúncia foi protocolada na Suprema Corte na última sexta (25), exatamente uma semana antes da eleição para a presidência do Senado. Calheiros é considerado o favorito na corrida eleitoral pela sucessão do senador José Sarney (PMDSB-AP).
Parado desde fevereiro de 2011
Gurgel também justificou nesta terça o prazo para avaliação do processo contra Calheiros. A investigação contra o senador do PMDB estava parada na PGR desde fevereiro de 2011, quando o relator do caso no STF, ministro Ricardo Lewandowski, enviou o processo para vista do Ministério Público.

De acordo com o procurador-geral, o tamanho do processo – são 43 volumes – e ao fato de ele ter se dedicado no último ano, durante mais de quatro meses, ao julgamento do processo do mensalão atrasaram a análise das suspeitas.

“Esse inquérito é extremamente volumoso. São dezenas de volumes que consumiram muito tempo de análise. Todo mundo sabe que, no segundo semestre de 2012, o procurador-geral ficou por conta do mensalão. Isso, infelizmente, retardou a apreciação não apenas deste, mas de uma série de outros feitos", explicou.

O chefe da PGR descartou tomar qualquer iniciativa para tentar barrar a participação de Calheiros na eleição pelo comando do Senado. “Não há cogitação nesse sentido e nem o oferecimento da denúncia produz esse efeito”, observou.

VLT de Santos

Fonte :


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) já definiu quem será o fornecedor dos sistemas elétricos, sinalização, controle centralizado, controle de arrecadação e passageiros, telecomunicações e controle semafórico do VLT da Baixada Santista: o consórcio RMBS, composto pela construtora Ferreira Guedes, T´Trans, ADTranz e Brascontrol.

O grupo será o responsável pelo fornecimento e realização de serviços do trecho que ligará Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos. O consórcio também será fornecedor na extensão Conselheiro Nébias/Valongo, na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Segundo o consórcio VLT RMBS, a assinatura do contrato será realizada ainda nesta semana, o que viabiliza o início imediato dos trabalhos.  A T´Trans também faz parte do consórcio Tremvia Santos, que junto com a Vossloh, fornecerá os trens Tramlink V4 para o sistema da Baixada Santista.