eufariassim
Fonte :

Bolívia antecipa a adesão ao MercosulBolívia antecipa a adesão ao Mercosul.
Com o ingresso, bloco terá 6 países e uma das maiores reservas globais de gás
Brasília - Nos próximos dias, os Parlamentos do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela deverão receber o pedido de adesão da Bolívia ao Mercosul. Com isso, Bolívia se tornará o sexto integrante do bloco. O Mercosul já tem Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões e 275 milhões de habitantes.
O processo de adesão foi mais rápido do que o esperado porque o presidente da Bolívia, Evo Morales, antecipou-se em relação a várias etapas e assinou o Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao bloco. O país detém algumas das maiores reservas de gás do mundo, além de rica e estratégica biodiversidade.
Equador, Suriname e Guina também negociam com o Mercosul para se tornarem membros plenos do bloco. As negociações estão adiantadas com o primeiro, já tendo sido realizadas duas consultas informais entre as partes.
Pelo cronograma habitual, antes da assinatura do protocolo, há sondagens, consultas informais e a elaboração do texto vinculativo que dá forma ao documento final. Morales, porém, acelerou as etapas que antecedem a assinatura do protocolo agilizando as negociações para a inclusão do seu país ao Mercosul.
A próxima etapa está sob responsabilidade dos parlamentos de cada integrante do bloco. No caso do Paraguai, Suspenso do Mercosul até abril de 2013, devido ao golpe parlamentar que afastou o presidente Fernando Lugo da presidência, o país submeterá a questão ao seu Parlamento quando for reintegrado ao bloco.
A expectativa, segundo negociadores, é de que, em quatro anos, a Bolívia seja aceita como país membro pleno do Mercosul. A decisão precisa ser por unanimidade.
Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia participam do grupo como países associados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário