Fonte: http://www.publico.pt/mundo
Matthew Keys é suspeito de ter fornecido os dados de acesso aos servidores do grupo Tribune Company, de que terá resultado um ataque contra o site do jornal Los Angeles Times.
Um dos responsáveis pela gestão das redes sociais da agência Reuters é suspeito de ter fornecido dados de acesso aos servidores do grupo de media Tribune Company, detentor de títulos como o Los Angeles Times e o Chicago Tribune.
Matthew Keys, de 26 anos, foi acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de "conspirar com elementos do grupo de hackers Anonymous".
O jovem, natural no estado de Nova Jérsia, poderá vir a ser julgado por suspeitas de autoria de três crimes, lê-se no comunicado do Departamento de Justiça: "Conspiração para transmitir informação com o objectivo de danificar um computador protegido; transmitir informação com o objectivo de danificar um computador protegido; e tentativa de transmitir informação com o objectivo de danificar um computador protegido.”
Se vier a ser julgado – o comunicado salienta que Keys "é considerado inocente a menos que e até que seja considerado culpado" –, Matthew Keys poderá ser condenado a pesadas penas de prisão e a uma multa de centenas de milhares de dólares, para além de uma pena adicional de “liberdade supervisionada”.
Por cada uma das duas "acusações substanciais", o vice-director de Social Media da agência de notícias pode ser condenado a dez anos de cadeia, a três anos de liberdade supervisionada (uma pena determinada no momento da condenação, diferente da figura de liberdade condicional) e a 250 mil dólares de multa. Pela acusação de conspiração, pode ser condenado a um máximo de cinco anos de prisão, a três anos de liberdade supervisionada e a 250 mil dólares de multa.
Na prática, Matthew Keys é acusado de ter facultado a elementos ligados ao grupo Anonymous os dados de acesso aos servidores do grupo Tribune Company, em Dezembro de 2010. Nesse mesmo mês, uma notícia do site doLos Angeles Times foi alterada. Segundo a investigação, o actual funcionário da agência Reuters – que então trabalhava na estação de televisão KTXL FOX 40 – ter-se-á congratulado num fórum com o ataque.
A única reacção de Matthew Keys chegou através da sua conta no Twitter, numa mensagem publicada na noite de quinta para sexta-feira: "Estou bem. Soube da mesma forma que a maioria de vós: através do Twitter. Hoje vou descansar. Amanhã, de volta ao trabalho, como sempre."
Nenhum comentário:
Postar um comentário