terça-feira, 5 de março de 2013

VLT de Cuiabá

Fonte: Mídia News


As obras de construção do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, já estão na fase de concretagem das travessas que irão sustentar as vigas, as lajes e o pavimento do elevado. Cerca de 130 homens estão trabalhando na obra.

As informações são do Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela construção do viaduto e das demais obras de arte que integram o pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá, orçado, no total, em R$ 1,47 bilhão.

Os pilares que estão sendo construídos no momento devem sustentar a via central permanente, por onde circulará o VLT, e as faixas de rolamento que irão conduzir o tráfego no sentido centro-bairro.

Edson Rodrigues/Secopa
Obra deve ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano
Já os pilares que irão sustentar as faixas que fazem o sentido bairro-centro serão construídos em uma segunda etapa da obra, pois serão localizados exatamente na via que hoje é usada pelos veículos para passagem. Ao todo, serão erguidos 10 eixos, formados por três pilares cada.

Além disso, já estão em andamento as fases de escavações mecânicas e manuais, bem como a remoção de interferências (instalações enterradas), carga, transporte e descarga de material , topografia e instalação de uma nova estrutura de rede de energia.

Fase da obra

No momento, o consórcio trabalha no corte, dobra e armação das ferragens, escoramento e montagem das formas. Feito isso, terá início o processo de lançamento do concreto.

Cada travessa deve consumir aproximadamente 35 toneladas do material. Em seguida, a obra passa pela fase de secagem do concreto, que dura cerca de duas semanas. Após isso, o Consórcio irá retirar o escoramento e as formas, dando sequência à construção do viaduto.

O viaduto


O Viaduto da UFMT terá 428 metros e compõe o pacote de obras de engenharia previstas na licitação do VLT. 

O elevado será erguido sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Fernando Corrêa da Costa, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT.

A obra será constituída de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e uma via central permanente para a passagem do VLT.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até abril de 2013.



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