terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VLT de Santos

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A EMTU marcou para o dia 18 de dezembro (terça-feira), em Santos (SP), a audiência pública do trecho Conselheiro Nébias-Valongo do VLT da Baixada Santista. Com 6 km de extensão,esse é o trecho do segundo lote do projeto.

Durante a audiência será detalhado o traçado do trecho e suas implicações futuras na área a ser percorrida pelo VLT. Toda a obra está orçada, atualmente, em R$ 854,4 milhões e a licitação é dividida em dois lotes.

O primeiro trecho, de 11km, entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, tem previsão de publicação do edital para execução de obras ainda este mês, com início das obras previsto para o começo de 2013. O primeiro veículo estará operando neste trecho ainda em 2014.

Neste mês, ainda está prevista a assinatura do contrato com o consórcio TremVia, composto pela T´Trans e Vossloh. O grupo fornecerá os 22 VLTs que circularão pela via. Os VLTs terão 2,65m de largura por 44m de comprimento, capacidade para 400 usuários, velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h) e serão equipados com ar condicionado e piso 100% baixo.

Instituição ferroviária de ensino

Fonte : 


No próximo ano, a cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, terá a primeira instituição ferroviária de ensino e pesquisa do estado. O Centro de Estudo e Pesquisa Ferroviária (Cepefer) e a AmstedMaxion estão implantando uma unidade de ensino e pesquisa com o objetivo de qualificar teórica e praticamente profissionais ligados às ferrovias na região de  Hortolândia e Campinas.

O centro de treinamento irá funcionar nas instalações do Complexo Industrial AmstedMaxion, em Hortolândia.  No local, serão realizados cursos profissionalizantes e de pós-graduação, atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico em sistemas e produtos ferroviários, consultorias técnicas em equipamentos e sistemas ferroviários, atividades de práticas técnicas e educacionais, simulações avançadas e palestras técnicas. Todos os cursos serão coordenados e ministrados pelo Cepefer.

Serão oferecidos cursos em turmas abertas para o mercado: MBRail (Master Business Rail) - pós graduação ferroviária - transporte de cargas e de passageiros (para graduados no ensino superior);  Transporte Ferroviário no Brasil; Vagões e a dinâmica nos trens; Locomotivas e o Sistema de Tração; Qualificação técnica - transporte de cargas e de passageiros (para formados no ensino médio) e curso de Projetista ferroviário de vagões, como também, cursos customizados em turmas fechadas para os funcionários das empresas da região.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Rabo de saia na República

Se olharmos para os últimos 10, 20 caso de escândalos envolvendo políticos do legislativo e do executivo, existem algo em comum, para depois de muito tempo sem que ninguém conseguisse provar ou apresentar algo, de uma hora para outra, a casa caísse, como se diz. O ponto em comum é o famoso "rabo de saia", pelo jeito que está começando a andar a coisa, teremos mais um para a coleção.
eufariassim


Fonte : DM.com.br
WELLITON CARLOS

Corrupção e baixarias de O caso que envolve Rosemary e Lula deixam outros escândalos pequenos: quarenta volumes de inquérito policial e processo judicial podem revelar escárnio com opinião pública.


Esqueça o escândalo da mandioca, os anões do orçamento, mensalão, caso Cachoeira. Tudo fica pequeno frente a uma série de fatos que envolvem Rosemary Noronha (ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo), Lula e José Dirceu, além, claro, de inúmeros envolvidos (como Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional das Águas (ANA) e um dos interlocutores dos rolos tornados públicos por Rose).

Muito ainda deve ser divulgado nas próximas semanas, conforme a estratégia conta-gotas da Polícia Federal (PF) em revelar os bastidores do que pode ser o maior escândalo da história da República. É tudo cinematográfico: existem poucas gravações telefônicas, mas muitas fotos, e-mails e depoimentos que devem esquentar os bastidores da política brasileira. A fotonovela tem uma história de amor, drama político (se Dirceu será preso ou não) e potencialmente bandidos espalhados em diversos órgãos públicos. Cerca de 40 volumes de documentos foram entregues para a Justiça, que prepara os procedimentos iniciais para julgar o caso.

Os documentos emanados pela Operação Porto Seguro, que mantém completamente emudecidos os petistas, podem tornar pequenas as cifras e questões criminais referentes aos escarcéus que abalaram a República nas últimas décadas. Além de um suposto romance tórrido nos céus do Brasil e do mundo, inúmeras abordagens da corrupção realizada dentro da gestão de Lula e que ainda ecoavam na era Dilma Rouseff serão tema de um processo judicial que deve começar ainda este ano. O processo tornará público o que a Polícia Federal é obrigada a manter em sigilo, devido a característica de sigilo do inquérito policial.

Os novos desdobramentos devem lançar luzes ainda mais potentes na personagem central, a amiga ‘íntima’ de Lula e no próprio ex-presidente. Quem diria, Rose, que ninguém conhecia, era capaz de agendar encontros com ministros como José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luis Adans (ministro da Advocacia Geral da União), interferir em licitações, ajudar juiz a virar desembargador e mexer com a testosterona do presidente Lula.

Conforme Carlos Alberto Di Franco, diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciência Sociais (IICS), a imprensa não costuma tratar das relações amorosas paralelas de políticos brasileiros. "O jornalismo brasileiro, ao contrário da imprensa norte-americana, por exemplo, tende a preservar a intimidade dos homens públicos. As escapulidas dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Figueiredo, conhecidas e comentadas nas rodas de jornalistas, nunca migraram para as manchetes dos jornais", afirma em artigo.

Contudo, ele diz que o "caso Lula" é diferente: "Segundo a Polícia Federal, Rose conseguiu, entre outras coisas, colocar, em postos estratégicos do governo, amigos corruptos, que vendiam pareceres jurídicos favoráveis a empresários."



Mundo privado no público

De acordo com o cientista político e doutor em política pela Universidade de São Paulo (USP), Itami Campos, o caso é mais uma demonstração da invasão da vida privada na pública: "O Estado mistura a vida privada com a pública, as relações familiares migram para dentro da administração. No Brasil, é forte a cultura política do clientelismo, entre as famílias", diz.

Itami diz que o caso é diferente da relação que Fernando Henrique Cardoso teve em pela gestão da presidência. "Naquele momento, a esposa do FHC exigiu que a repórter Miriam Dutra se mudasse para Europa. Foi diferente", disse.

Aqui foi realmente diferente. Lula é que adotou a estratégia de sair do Brasil, para evitar a pressão da imprensa quanto ao escândalo. Nesta semana, as revistas semanais voltaram a repercutir o episódio com força total. A Veja trata de "Poder Paralelo" o que se passa no Brasil, tendo uma descrição minuciosa de um esquema que envolve banhos na praia tendo ao lado José Dirceu e Rose, tentativas de intimidação e inúmeras promiscuidades públicas.

Oficialmente, Rose é considerada "amiga íntima" de Lula. Até certo ponto, a libertinagem seria organizada. Reportagens da Folha de S.Paulo identificam que ela não participou de nenhuma viagem, por exemplo, quando a mulher de Lula, Marise, estava na comitiva presidencial. No entanto, bastava Marise Letícia não estar no grupo para Rose ser convidada e ter livre acesso ao endereço presidencial no Aerolula. O relacionamento teria gerado extremo mal-estar entre Lula e Marise, incluindo toda a equipe que realizava o cerimonial do ex-presidente.

Procurado pela reportagem, a assessoria do Instituto Lula disse que ele não comentará assuntos particulares. Conforme Reinaldo Azevedo, em um dos blogs mais populares do Brasil, "Lula e Rosemary, no centro de novo escândalo, eram amantes desde 1993".

Conforme os analistas políticos, o poder de Rose se deve exatamente à relação ‘íntima’ que manteve com Lula por quase duas décadas. No governo, dizem que ela mandava e intrometia mais do que a esposa do ex-presidente – dona Marise.

Nesta semana, novos documentos revelam a capacidade dela se articular no grupo. Uma foto revela Rose na Bahia tomando banho com José Dirceu em plena explosão de penas do mensalão. A imprensa fez questão de computar o ‘custo’ da imagem: a bermuda de José Dirceu, da marca francesa Vilebrequim tem valor próximo a R$ 600. A namorada de Dirceu, por sua vez, usava óculos Prada, também de valor inacessível para integrantes de um partido que se diz dos 'trabalhadores'.

No grupo, Rose desempenha um papel peculiar: psicóloga amiga de criminoso. Em certo momento teria levado José Dirceu – tenso com o julgamento do mensalão – para comprar roupas. "Fiquei feliz. Levei ele ao Ricardo Almeida à tarde para fazer umas roupas que ele estava precisando, e achei ele melhor, porque ultimamente ele andava muito nervoso. Achei um astral melhor", disse Rosemary a Paulo Vieira, um dos agentes públicos envolvidos até a alma com as acusações apuradas pela Polícia Federal.

Um diálogo interceptado pela Justiça e Polícia Federal mostra que Rose se achava uma espécie de ideóloga do PT. No caso, ela conversava com Paulo Vieira.

Paulo – Esse pessoal da direita só quer ferrar com a gente. O certo agora sabe o que deveria ser? (...) Nós tínhamos que fazer um protesto pela transparência na Justiça, pelo tratamento uniforme (...). Está na hora de parar o Brasil. Isso o PT sabe fazer. O PT se intimidou (...).

Rose – Vou falar (com o Lula). Vou escrever um e-mail para ele.

No diálogo, Rose e Paulo tramam contra as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou inúmeros petistas históricos a penas de detenção e reclusão com o episódio de compra de apoio de parlamentares.

Não é à toa que logo após a divulgação das penas, um grupo de petistas começou a articular um possível protesto contra a prisão de aliados históricos, como José Dirceu.

Polícia investiga compras de pareceres

O centro das investigações da Polícia Federal é a venda de pareceres de órgãos federais para beneficiar empresas privadas. Tal negócio pode ter movimentado bilhões de dólares. Rosemary Noronha prestava serviços para um grupo que 'fabricava' esses pareceres. Estava na chefia de gabinete do presidente Lula à pedido de Lula. A ex-funcionária pública foi indiciada por tráfico de influência e corrupção passiva.

Os parlamentares querem que ela seja inquirida no Congresso Nacional, onde pode falar mais sobre sua relação com os petistas históricos. Já é fato público que o mentor do esquema seria , na verdade, Paulo Vieira, que atuava na ANA. O grupo fazia de tudo, inclusive, segundo a Veja, tentar promover uma juíza federal ao cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF), da 4ª Região.

O fato mais marcante até agora é que a promoção realmente aconteceu, em outubro deste ano. A presidenta Dilma Rouseff teria assinado a promoção da magistrada após o trabalho realizado por Paulo e Rose. Em um e-mail, a amiga íntima de Lula diz: "Caro Paulo, tarefa cumprida."

Paulo é suspeito, por exemplo, de facilitar um negócio do ex-senador Gilberto Miranda (PMDB-AM), que adquiriu duas ilhas no litoral paulista. Na ocasião, Paulo era presidente do Conselho Fiscal da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Metrô de São Paulo


Fonte : http://metroemfoco.blogspot.com.br/


Estação Santa Cecília completa 29 anos

Inaugurada em 10 de dezembro de 1983, a estação Santa Cecília completa hoje seus 29 anos de fundação. Localizada junto ao Largo de Santa Cecília, está próxima do terminal rodoviário Amaral Gurgel, do Elevado Costa e Silva, além de estar a cinco minutos da Avenida São João, a dez minutos da Santa Efigênia e a pouco mais de quinze das estações Júlio Prestes e Luz.

Inno Trans 2012



Innotrans 2012


InnoTrans é a vitrine internacional para o setor ferroviário. Realizada em Berlim a cada dois anos, a feira atrai compradores e vendedores de passageiros e de tecnologia de transporte de carga.

Siga a exposição que se desenrola nesta seção do site e em nossas páginas de mídia social, com as últimas novidades da vitrine Alstom (Booth 101, Hall 3.2) .

Durante a conferência de imprensa da Alstom, Henri Poupart-Lafarge, Presidente da Alstom Transport, anunciou o novo posicionamento da empresa: . Fluidez Projetando Mais informações sobre a nossa nova visão do transporte ferroviário está disponível abaixo.

Para maiores detalhes :

http://www.alstom.com/transport/news-and-events/events/innotrans-2012/designing-fluidity/

Fonte : Liga de volta para a página inicial

Resgatando um pouco da Inno Trans 2012

Fonte: http://www.webtranspo.com.br/

Segundo a Siemens, nosso futuro está em nossas cidades

As cidades estão enfrentando o enorme desafio de conciliar crescimento com qualidade de vida e uma mobilidade sustentável, eficiente em termos energéticos e que seja atraente para os passageiros, tem sido um fator importante em seu planejamento. Por isso, a mobilidade dentro das cidades e entre elas é o tema principal da Siemens na InnoTrans, maior feira de tecnologia de transporte do mundo, realizada em Berlim, até 21 de setembro.

A empresa exibirá soluções e produtos de um único fornecedor: material rodante, especialmente projetado para ter máxima eficiência energética; automação ferroviária que assegura a utilização máxima da capacidade de linhas e veículos; tecnologia para otimizar processos operacionais completos e reduzir os tempos de inatividade e os custos operacionais; e, também, soluções Smat Grid para sistemas de eletrificação inteligentes.

Nosso futuro está em nossas cidades. No ano de 2010, 51% de toda a população mundial estava vivendo em áreas urbanas. Estimativas apontam que essa parcela da população subirá para mais de 60% até 2030 e para 70% dos 9,2 bilhões de pessoas que, provavelmente, haverá em 2050. Os especialistas acreditam que, em termos do número anual de passageiros-quilômetros transportados, a mobilidade nas cidades praticamente triplicará entre 2010 e 2050,  representando 64% do volume total de mobilidade. Esse fato representa um enorme desafio para as autoridades municipais e operadores de transporte que queiram continuar a oferecer, no futuro, serviços sustentáveis de transporte de massa, de passageiros, a longa distância e de carga.

A Siemens quer dar às cidades um apoio eficaz para ajudá-las a enfrentar esse desafio. Assim, criou um quarto setor, em outubro de 2011, para fazer exatamente isso. Esse setor - de Infraestrutura e Cidades - agrega o maior portfólio mundial de infraestrutura urbana, para oferecer aos clientes soluções abrangentes provenientes de um único fornecedor. Ele é constituído por um total de cinco divisões. Três delas estão envolvidas no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras: Rail Systems (material circulante), Mobility & Logistics (gestão de logística, tráfego e transporte) e Smart Grid (redes elétricas inteligentes, incluindo eletrificação ferroviária). Juntas, elas asseguram que as pessoas e os produtos cheguem a seu destino previsto, em qualquer parte do mundo – seja dentro de cidades, regiões e conurbações ou a longas distâncias.

A Siemens é um dos poucos fornecedores que têm um portfólio amplo e ambientalmente compatível. Como exemplo, a empresa conta com o Inspiro, o trem de metrô da nova geração; Avenio, o bonde mais moderno da Siemens; Desiro RUS, um potente trem regional para a rede russa de bitola larga; e conceitos inovadores de serviço e manutenção preventiva. Além disso, há sistemas interativos de controle de operações que possibilitam um planejamento ideal de implantação e uma interligação eficiente da rede de transporte público. Na InnoTrans deste ano, a Siemens também exporá modernos sistemas de informações de passageiros, que fornecem todas as informações necessárias em tempo real, assim como soluções de bilhetagem eletrônica.





Alstom

Fonte : http://www.railway-technology.com/

Prasa selects Alstom consortium for $5.9bn rail coach supply contract.


A consortium led by the French power company Alstom has been selected as preferred bidder by Passenger Rail Agency of South Africa (Prasa) to supply 3,600 new passenger coaches worth R51bn ($5.9bn) under the first phase of a 20-year fleet renewal programme.

Alstom partnered with South African electrical engineering firm Actom, forming the Gibela Rail Transportation consortium, to submit a bid to upgrade South Africa's ageing fleet, which is expected to create employment for more than 8,000 people.

South Africa's Transport Minister Dikobe Ben Martins, who announced the bidding results, said a long journey still lies ahead for the procurement programme.

"This process is much more than a train purchase; we are reviving our rail engineering sector, contributing to skills development and job creation among other bigger objectives," Martins said.

Under the programme, the consortium will be required to build the electric multiple units (EMUs) over ten years, between 2015 and 2025, and maintain them up to 2033 along with spares supply.

"A long journey still lies ahead for the procurement programme."
In April 2012, Prasa requested proposals for the contract and received several bids including some major bidders such as Canada's Bombardier, Spain's Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles and China North Rail Prasa, along with the Alstom-Actom consortium.

Prasa CEO Lucky Montana said that only three out of the seven bidders were able to fully meet the technical requirements of the bid.

Alstom offered to build each EMU for R9m ($1m) against Prasa's initial cost estimates of between R12m ($1.4m) and R16m ($1.8m).

Under the first phase, Gibela Rail Transportation will deliver the first test trains in the first quarter of 2015 with an option to develop two types of six-car trains, one with a carrying capacity of 1,346 passengers and another with capacity for 1,186 passengers.

The consortium is planning to build a factory in South Africa to construct the coaches and has earmarked R32.8bn ($3.8bn) for subcontracts within South Africa to reach 69% local content for the project, which is above the country's minimum requirement of 65%.

The deal is expected to be finalised in June 2013.