Gostaria de saber a opinião de quem já leu essa série de Christian Jacq, pois a mim ficou uma imagem do povo egípcio muito diferente do que ao longo da vida normalmente vemos nos filmes e livros escolares, ou seja, diferente de um povo que era opressor, que sempre tinha a meta de fazer mais escravos. A imagem que me ficou foi de um império que aos povos dominados era dada a opção de se incluírem na sociedade nas diferentes profissões existentes em sua cultura avançada para a época.
Christian Jacq, renomado egiptólogo, retrata com uma linguagem rica e informações baseadas em suas pesquisas a vida de um dos mais conhecidos faraós do Egito. Ele nos remete à aproximadamente 1.200 a.C. descrevendo com precisão de detalhes os alimentos, a higiene, a religião, a burocracia, os remédios e tudo mais relacionado com a vida egípcia da XIX dinastia egípcia.
O 1º volume, Ramsés - O filho da luz, relata a vida de Ramsés desde sua infância, passando pelos ensinamentos de seu pai, Seti I, o casamento com Nefertari e termina com a morte de seu pai.
O 2º volume , Ramsés - O templo de milhões de anos, relata a posse de Ramsés, a construção da capital de Pi-ramsés pelos hebreus, do seu templo Ramesseum e as inúmeras tentativas de Chenar, irmão de Ramsés, de destroná-lo e tornar-se faraó.
O 3º volume, Ramsés - A batalha de Kadesh, conta a batalha de Ramsés contra os hititas e a fuga de Moisés do Egito.
O 4º volume, Ramsés - A dama de Abu-Simbel, conta a tentativa de Ramsés em estabelecer um tratado de paz com os hititas, o êxodo hebreu, a construção do templo de abu-simbel e termina com a morte da esposa de Ramsés, Nefertari.
O 5º e último volume, Ramsés - Sob a acácia do ocidente, conta o casamento de Ramsés com a filha do rei Hitita, a tentativa de revoltosos líbios de invadir o Egito, a morte de Kha, filho de Ramsés, e termina com a morte de Ramsés aos 89 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário