eufariassim
Guido Mantega, ministro da Fazenda do Brasil, criticou duramente a política americana dos Estados Unidos, nesta terça (18). De acordo com o ministro, esta política "pode provocar muitos problemas aos países emergentes". Após uma reunião em Paris com o ministro das Finanças da França, Pierre Moscovici, Mantega criticou as recentes medidas do Federal Reserve (Fed), banco central americano, que anunciou na semana passada um programa adicional para estimular a economia.
"Nos preocupa, porque não acreditamos que isto resolva em grande medida os problemas dos Estados Unidos, mas vai provocar problemas para os países emergentes", disse o ministro.
Segundo Mantega, a desvalorização do dólar americano trará um grande prejuízo ao Brasil, que tem muitas reservas da moeda. "Com a desvalorização do dólar, perdemos competitividade", completou.
Guido Mantega acredita ainda que os Estados Unidos devem priorizar uma reativação orçamentária, mais do que monetária. "Sei que eles tem problemas políticos neste momento e pode ser que depois das eleições (presidenciais, em novembro) mudem de estratégia", afirmou.
O ministro da Fazenda já criticou no passado a grande emissão monetária nos Estados Unidos e seus efeitos negativos nos países emergentes, chegando inclusive a falar em ameaça de uma "guerra cambial".
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário