Estou torcendo para que os amigos estejam nessa licitação e depois no projeto.
eufariassim
A Trensurb publicou ontem o aviso de licitação para a compra de 15 trens de quatro carros cada um, com fornecimento do projeto, equipamentos, peças sobressalentes, materiais, mão de obra para montagem e testes, transporte, treinamento, garantia e demais condições constantes no edital. As propostas serão recebidas no dia 31 de outubro.
A licitação ocorre através do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), e o critério de julgamento é o maior desconto oferecido. O edital define uma margem de preferência para produtos brasileiros, a fim de se estimular o desenvolvimento nacional. O documento estabelece a aplicação de margem de preferência de 20%. Dessa forma, o vencedor será nacional mesmo que seu valor seja 20% maior que o do produto estrangeiro com menor preço ofertado.
De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, a compra dos novos trens é mais do que uma forma de modernizar a frota. “Ela é necessária. O projeto original da Trensurb previa a extensão da linha até o Centro de Novo Hamburgo. Isso previa 30 carros. Hoje temos 25. Além disso, há um evidente crescimento na demanda em razão do aquecimento da economia. Temos dias em que o número de passageiros beira os 190 mil”, afirma.
Os trens atuais estão há 28 anos em serviço. Conforme Kasper, a frota tem bom estado de conservação. “A cada seis mil quilômetros fazemos uma revisão geral”, diz. Segundo o diretor-presidente da estatal, não será necessária uma readequação do sistema de alimentação por energia das composições, pois os novos carros consomem menos por serem mais leves.
As novas composições terão equipamento de ar-condicionado, sistema de comunicação multimídia, painéis com mapa dinâmico da linha, iluminação interna com LED, cinco dispositivos de fixação de bicicletas em um dos carros intermediários, dois módulos para cadeirantes em cada carro de extremidade, assentos preferenciais em todos os carros (mínimo de 5% do total de assentos), sistema de detecção de incêndio, vidros laminados duplos não estilhaçáveis, inibição de abertura de portas fora da área da plataforma, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, capacidade de operação em modo de condução manual ou automática e possibilidade de acoplamento. A vida útil mínima dos veículos deve ser de 30 anos.
Kasper espera que a contratação da empresa vencedora da licitação ocorra em dezembro deste ano. Se isso ocorrer, os primeiros trens devem estar circulando no primeiro semestre de 2014.
Apesar da expectativa da chegada dos novos veículos, a empresa pretende lançar um edital, nos próximos meses, para a contratação de empresa que realize a reforma dos trens atuais. As principais mudanças serão a instalação de ar-condicionado e a adaptação às normas de acessibilidade universal.
Fonte: Jornal do Comércio - RS
Publicada em:: 09/10/2012
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