quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Linha 13 da CPTM - Jade


Traslado entre estação e Cumbica será feito por trem, diz concessionária. Edital das obras da Linha 13-Jade foi lançado nesta quinta-feira.Estação da CPTM ficará 2 km mais longe do planejado inicialmente.




A nova concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, afirmou nesta quinta-feira (6) que o traslado entre a estação da futura Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os terminais será feito por um trem, sem qualquer custo adicional para os passageiros. O edital das obras foi lançado nesta manhã.

No projeto, a concessionária alterou o local da estação para perto do terminal 4. Ela ficaria, inicialmente, perto dos terminais 1 e 2. A distância entre os pontos é de cerca de 2 km.

Segundo o presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A, Antonio Miguel Marques, “o aeroporto vai prover esse transporte de uma forma confortável e muito conveniente para o usuário do aeroporto”. Os passageiros apenas precisarão pagar a tarifa da CPTM, de R$ 3, para ter acesso ao traslado até os outros terminais.

Nesta quinta-feira (6), o governador Geraldo Alckmin comentou sobre a mudança do projeto. "O estabelecido anteriormente era [que a estação ficasse] no estacionamento em frente aos terminais 1 e 2. Com a mudança em razão de projetos próprios do aeroporto, o que nós solicitamos [foi que] precisamos garantir ao usuário que ele chegue com segurança, com conforto e de forma gratuita aos quatro terminais”, disse.

Questionado se não seria mais cômodo que os passageiros descessem perto dos terminais 1 e 2, que têm maior movimento, o presidente da concessionária respondeu que seria melhor para a atual condição do aeroporto, mas que, no futuro, o terminal 3, que ainda não está pronto, vai ser o mais movimentado. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que vai fiscalizar se o serviço de traslado proposto pela concessionária é de qualidade e adequado ao aeroporto.

Linha 13-Jade
As obras da linha devem ser concluídas até 2014. Ela será toda feita sobre viadutos e passará sobre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna e sobre o Parque Ecológico do Tietê, ligando a Estação Engenheiro Goulart, já existente, ao aeroporto. A previsão é que 120 mil pessoas usem a linha por dia.
Em 15 de novembro, o aeroporto passou a ser administrado pela concessionária, que venceu o leilão em fevereiro deste ano. Até fevereiro de 2013, no entanto, a companhia será supervisionada pela Infraero.

A concessionária é formada pelo Grupo Invepar e pela operadora sul-africana ACSA. Juntas, as empresas detêm 51% da administração do aeroporto e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) fica com os outros 49%. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário