domingo, 2 de dezembro de 2012

VLT de Cuiabá

Fonte : Mídia News


Viaduto da Sefaz: obras terão início até 20 de dezembro, segundo a Secopa


Considerada a quarta frente de obras para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Grande Cuiabá, o Viaduto da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), na Avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça), deverá ter início até o dia 20 deste mês. A informação é da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo).

O processo de supressão e transplantes das árvores do canteiro central da Avenida do CPA já teve início há semanas e um canteiro de obras já foi montado ao lado do Monumento Ulisses Guimarães (em frente ao Shopping Pantanal), pelo Consórcio VLT Cuiabá – responsável pela implantação do metrô de superfície.

Avenida do CPA: Via será a próxima a sofrer interdições para execução das obras da Copa

As obras no local irão resultar em mais interdições no trânsito da Capital. 

Apesar da rota de desvio ainda estar sob análise da SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos), a pasta já adiantou ao MidiaNews que a pista que faz o sentido CPA-Centro deverá ser totalmente bloqueada entre a Fecomércio (próximo à Praça das Bandeiras) até à sede da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

A pista contrária, que faz o sentido Centro-CPA, funcionará com fluxo reduzido, segundo a Secopa, pois deverá ter uma de suas faixas suprimidas para garantir a segurança dos operários durante a obra.

A rota oficial de desvio ainda não foi divulgada, mas a proposta montada pelo Consórcio VLT Cuiabá fará com que os veículos trafeguem pelas ruas do Centro Político Administrativo.

Porém, como o trânsito no local já é intendo normalmente, principalmente nos horários de pico, a ideia que está sendo estudada pela Secopa é de que seja invertido o binário das ruas que passam ao lado da Praça das Bandeiras.

Dessa forma, a rua que passa em frente à sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso), por onde os motoristas sobem ao CPA atualmente, se tornaria descida de quem saísse do Centro Político em direção à Avenida do CPA.

Da mesma forma, a rua paralela que apenas aceita o fluxo que desce para a avenida principal seria transformado em subida.

A obra
Viaduto da UFMT: obra avança no período noturno e começa a tomar forma na avenida

O viaduto da Sefaz terá o formato de uma ferradura e 278 metros de extensão. O objetivo da obra é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde.

De acordo com o consórcio responsável pela construção do viaduto, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída. No entanto, a implantação da via permanente do VLT deverá demandar um tempo maior de intervenções na via, provavelmente até o início de 2014.

Outras frentes de trabalho
Atualmente, duas obras de arte englobadas no pacote bilionário de implantação do VLT na Grande Cuiabá já estão em andamento: a construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e as obras do Viaduto da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário