domingo, 17 de fevereiro de 2013

VLT de Cuiabá

Fonte : 


Quatro macacos-da-noite resgatados de uma área de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram soltos nesta semana em seu ambiente natural na região pantaneira de Poconé, a 104 km de Cuiabá.
A família de macacos (um casal e dois filhotes fêmeas) foi localizada na área preparada para abrigar o Centro de Comandos e Operações (CCO), o Centro de Manutenção e o Terminal de Passageiros do VLT em Várzea Grande. Aproximadamente 50 animais chegaram a ser resgatados da área, entre lagartos, iguanas, rãs, pererecas, teiús, cobras, peixes, gambás, mão pelada, guaxinim, tatu liso, cutia, preás, lebres e morcegos.
De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) e o consórcio VLT, responsável pelas obras, a preparação para as construções inclui o trabalho de investigação de quais animais vivem no entorno para que eles possam ser remanejados para áreas naturais apropriadas. Tudo é acompanhado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso.
No caso da família de macacos-da-noite, precisou ser feita uma observação de seus hábitos ao longo de duas semanas. Depois, os bichos foram alimentados e cuidados. Uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) promoveu a reinserção dos animais na área próxima ao Sesc Pantanal em Poconé, onde as chances de sobrevivência se multiplicam.
O trabalho de resgate da fauna no entorno das obras foi iniciado neste mês. A captura dos animais afetados pelas construções é feita manualmente ou com armadilhas em pontos estratégicos, colocadas por técnicos contratados pelo Consórcio VLT .
Outras áreas disponíveis para a soltura dos animais são a reserva do Ibama em Cuiabá, a Área de Preservação Permanente (APP) do rio Cuiabá em Várzea Grande (próxima à ponte Sérgio Motta), a Lagoa Trevisan, o Parque Berneck, em Várzea Grande, e até mesmo a Lagoa Paiaguás, próxima à sede da Assembleia Legislativa, no Centro Político Administrativo da capital. Grupos de pequenos mamíferos podem até ser encaminhados para remanescentes florestais próximos aos empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário