quinta-feira, 25 de abril de 2013

Infraestrutura

Fonte: Guia Maritimo

Com o aumento o transporte da safra produzida no leste do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo será favorecido, já que devem ser enviados 10 milhões de toneladas de grãos até junho para o porto de Santos. A capacidade será elevada no mês de junho para três trens diários, podendo movimentar 19,2 mil toneladas a mais.



A melhoria no fluxo de trens foi obtida por acordo entre as empresas concessionárias da via férrea e
operadoras dos terminais portuários, mediado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o MT (Ministério dos Transportes). A negociação permitiu a liberação de seis quilômetros do trecho ferroviário entre Perequê e Cubatão, recentemente duplicado. O projeto de duplicação da linha férrea esta prevista até o bairro de Valongo, em Santos (SP), que permitirá elevar a capacidade para até 20 trens por dia, capacidade de carga de 2,3 mil caminhões.

Nos próximos dias, o MT, a Secretaria Especial de Portos, a Polícia Rodoviária e a Companhia Docas do Estado de São Paulo irão se reunir para discutir a criação de um sistema de organização das filas de trens e caminhões na margem direita do porto de Santos, como já ocorre na margem esquerda. O objetivo é inibir a parada dos caminhões sobre a linha férrea, bloqueando a passagem dos trens. 
Além disso, será tratada nos encontros a possibilidade de aumento da capacidade de descarga nos terminas de grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário