segunda-feira, 22 de abril de 2013

VLT DE CUIABÁ

Fonte: 

Aldo Rebelo afirmou que, independentemente da Copa do Mundo, obra será entregue à população
O andamento das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande não tem preocupado o Governo Federal ou a Federação Internacional de Futebol (Fifa), segundo o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.
Em sua terceira visita à Capital com o intuito de avaliar o ritmo das obras na Arena Pantanal, na última sexta-feira (19), Rebelo alegou que não acredita na retirada do modal de transporte público da Matriz de Responsabilidade assinada pelo Governo do Estado, onde constam as obras que são obrigatórias para a realização do Mundial de 2014.
“Acho prudente e necessário [manter o VLT na Matriz de Responsabilidade]. Os investimentos estão planejados e é claro que o calendário não é folgado, mas essa é uma obra necessária para a cidade e nós vamos mantê-la na Matriz de Responsabilidade”, afirmou.
Porém, o prazo de entrega do VLT, agendado para março de 2014 – antes da realização da Copa do Mundo no Brasil –, não é assegurado pelo ministro.
Apesar de garantir que todos os esforços se concentram para a conclusão da obra antes do Mundial, ele foi categórico ao afirmar que o que realmente importa é entregar a obra aos cuiabanos.
“O Governo Federal vai ajudar o Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá para que o VLT seja entregue antes da Copa do Mundo. Mas, de qualquer maneira, e o mais importante, é que o VLT será entregue para a população de Cuiabá. É uma obra planejada e necessária para população.
 
A obra
 
Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.
Além de implantar o modal e construir os veículos, entregando-os prontos para operação, o Consórcio VLT Cuiabá será responsável também pela edificação de obras de arte em todo o trajeto do VLT, sendo cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.
No momento, já estão em execução, em Cuiabá, as obras dos viadutos da UFMT e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa; do viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA; o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente Coronel Duarte; e a adequação da Avenida Coronel Escolástico para implantação dos trilhos do VLT.
Já em Várzea Grande, já tiveram início as obras de construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB; do viaduto do Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda; e do Centro de Comando, Controle e Manutenção do VLT, na área onde se localizava a Vila Militar (ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon).
Na última divulgação de andamento das obras, no início do ano, a Secopa afirmou que a obra já havia ultrapassado a casa dos 22%. Ao todo, o pacote de obras do VLT está orçado em R$ 1,477 bilhão.
 Vagões e trilhos
 Segundo a Secopa, dois dos 40 carros que compõem o VLT de Cuiabá devem chegar à Capital entre o final de julho e o início de agosto deste ano.
Formados por sete módulos cada um e com capacidade para transportar até 400 passageiros por carro, os veículos estão sendo construídos na Espanha e começam a ser enviados para o Brasil ainda em maio próximo.
De acordo com o engenheiro Felipe Nascimento, da Secopa, oito dos 40 veículos já estão em fase adiantada ou concluídos nas empresas da CAF, que integra o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra 

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