quarta-feira, 1 de maio de 2013

Voith selects MAN engines for Brazilian passenger trains

Source: http://www.railway-technology.com/

Bom Sinal's VLT Mobile 4 trains
Image: Voith DiwaPacks powerpack and MAN D2876 engines will be installed on Bom Sinal's VLT Mobile 4 trains to have them ready for the 2014 Soccer World Cup. Photo: courtesy of MAN Truck & Bus.

Voith has placed an order with MAN to provide an additional 68 six-cylinder under-floor engines to be equipped in combination with its DiwaPacks powerpack on passenger trains being built by Brazilian railcar manufacturer Bom Sinal.
The order follows the delivery of 66 horizontal engines of type D2876 LUE605 for 22 two and three-car VLT Mobile 4 trains that are being used for local transport since 2010 in the Brazilian cities of Fortaleza and Recife.
Under the recent order, MAN expects to complete the delivery of the six-cylinder, 338kW D2876 engines by the end of 2014.
Voith regional sales director for South America Andreas Kelterer said: "With the D2876, we are opting for a perfected engine in our Voith power packs, which is not only the most compact in its class but stands out above all for its high level of robustness and reliability."
"The order will help Bom Sinal in operating more commuter trains during the 2014 Soccer World Cup."
The order will help Bom Sinal in operating more commuter trains during the 2014 Soccer World Cup.
Bom Sinal's two and three-car rail cars will be used by a number of Brazilian operators and will be capable of accommodating a maximum of 358 and 562 passengers respectively.
Each of the two vehicles is equipped with two Voith DIWAPacks and in order to adapt it to rail applications; Voith has supplemented the DIWA 884.5 transmission by an integrated reversing gear.
MAN provides diesel engines with six and 12 cylinders for use in railcars, mainline and shunting locomotives, track-maintenance vehicles and also power supply.

VLT de Cuiabá

Fonte: Mídia News


A "novidade" do relatório sobre as obras da Copa do Mundo, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado na terça-feira (30), é o cronograma relacionado à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. Segundo o TCE, a obra já estaria com um atraso de 180 dias em relação ao cronograma divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). O documento  tem como referência os serviços executados até 31 de março e aponta que apenas 14,18% dos trabalhos haviam sido concluídos; o previsto seria que 50,78% da obra já estivessem concluídos.

Curiosidade: ao mesmo tempo em que relata o suposto atraso, o conselheiro Antonio Joaquim acha que se deve "dar um tempo" para avaliar o andamento da obra do VLT, até porque a obra começou a ser executada em dezembro. "Acho que está andando em um ritmo razoável, mas, para você fazer um juízo de valor, para saber se a obra será executada em sua totalidade até abril do ano que vem, é melhor aguardar para ver como estará a situação em junho deste ano”, afirmou. Parece que Joaquim resolveu, enfim, apelar para o bom senso...

VLT de Cuiabá

Fonte: 

As obras do VLT em Cuiabá, além de trazerem modernidade para a Capital, também desenterram um passado importante da cidade, que completou recentemente 294 anos de fundação. Durante as prospecções arqueológicas da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), onde serão implantados os trilhos do VLT, técnicos encontraram vestígios de 10 sítios arqueológicos, que podem detalhar a história desta região, considerada o centro antigo. 

Ao longo dos cerca de 2 km do canal, que têm cobertura (que começa próximo ao Hospital Ortopédico e vai até o Porto) foram identificados os sítios arqueológicos, que apresentaram algum tipo de potencial, cujos detalhes, por enquanto, não podem ser antecipados. No local foram encontrados fragmentos de cerâmicas, louças e calçadas muito antigas. 

O coordenador do Departamento Ambiental do Consórcio VLT, Ricardo Mastrangelli, explica que na história de Cuiabá, existem elementos que indicam que, antes da construção da Avenida da Prainha, havia moradias na região, hipótese que pode ganhar ainda mais sustentação com possíveis achados. “Existem indícios de que, no entorno do córrego, foram construídas casas e pequenas ruas. E é isso que a sondagem e o estudo arqueológico poderão identificar e ajudar a complementar a história da Capital. Todo o material coletado será destinado ao IPHAN”. 

Ao final, os resultados desses trabalhos serão reunidos e compilados. A intenção é que eles sejam publicados no museu virtual que está sendo desenvolvido pela equipe de arqueologia do Consórcio VLT e que será disponibilizado à população, como um verdadeiro acervo de objetos, expressões culturais e personalidades de Cuiabá e Várzea Grande. 

A superintendente do IPHAN, Marina Lacerda, explica que os sítios são locais que apresentam potencial de vestígios arqueológicos. No caso das prospecções realizadas pelo Consórcio VLT, ainda não é possível precisar se serão encontrados mais materiais nesses sítios. “Tudo vai depender do material coletado; esse tipo de atividade arqueológica é sucedido de uma segunda etapa, a de resgate, cujo projeto está sendo analisado pelo instituto, que também é responsável pela autorização desse procedimento”, diz Marina. 

Ela acrescenta que, nos resgates acompanhados pelo IPHAN, todo material coletado é encaminhado para uma instituição de guarda, que tem a responsabilidade de armazenar esse material por um período. “O instituto, juntamente com o empreendimento, fazem a análise para ver qual a destinação que será dada, como por exemplo, verificar se há potencial museológico, ou se apenas ficará guardado”, diz. Ela reclama que, no Brasil, não há política de descarte de material resgatado. 

Mas os sítios identificados na Prainha não foram as únicas descobertas com as obras do VLT, outros três locais históricos foram identificados. Um às margens do Rio Cuiabá, outro no Rio Coxipó e um terceiro próximo à igreja do Rosário. 

OBRAS 

O secretário da Copa, Maurício Guimarães, garante que as descobertas não vão interferir na execução das obras para o Mundial. Segundo ele, os trabalhos de sondagem e prospecção arqueológica estão previstos no projeto. “A única diferença é que vamos ter um cuidado maior na área para preservar nosso patrimônio”, salientou, avisando que, nos locais onde foram encontrados sítios arqueológicos, as obras seguirão normalmente. (Com Repórter MT) 

terça-feira, 30 de abril de 2013

VLT de João Pessoa

Fonte:  IMPRENSA CBTU JOÃO PESSOA

Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa já se encontram em fase de montagem no Ceará. Foi o que constatou o engenheiro e Coordenador de Manutenção da CBTU em João Pessoa, Francisco Hércules de Oliveira, em visita técnica realizada no final deste mês às instalações da Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda., em Barbalha. De acordo com o contrato firmado entre a Companhia e a empresa vencedora da licitação o primeiro VLT deverá chegar à capital paraibana em maio de 2014. 

De acordo com Francisco Hércules, a CBTU já repassou cerca de R$ 8 milhões à empresa Bom Sinal, que já está imprimindo um ritmo acelerado na fabricação dos novos trens que irão circular em João Pessoa (PB) e Natal (RN). Ao todo, oito VLTs foram adquiridos para a capital paraibana e 12 para a potiguar. 

Para o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, esse acompanhamento à fabricação dos VLTs será permanente para a Companhia ter noção do está sendo feito. “É uma forma de fiscalizar o contrato firmado com a Bom Sinal para que tudo saia dentro do previsto na licitação e a gente possa averiguar os avanços na montagem do trem que vai mudar a cara do transporte na Região Metropolitana de João Pessoa. A gente quer assegurar a mobilidade e acessibilidade das pessoas com trens modernos e confortáveis”, afirma. 

O VLT de João Pessoa será um trem moderno, rápido, com capacidade de transportar até 600 pessoas por viagem, possui ar condicionado total, duas cabines de comando permitindo operar em monovia, baixo potencial poluidor e baixo consumo de biodiesel e tem facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes (ônibus, Vans e Metros), além de atende às normas internacionais de veículos ferroviários

Siemens

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/

A Siemens foi autorizada pela Comissão Europeia para completar a aquisição da inglesa Invensys Rail, processo que deve acontecer no mês de maio. Anunciado em novembro de 2012, o acordo estava avaliado em 2,2 bilhões de euros. As empresas aguardavam somente a aprovação do negócio por parte de órgãos antitruste.
Com a compra, a Siemens tem o objetivo de expandir globalmente os negócios de automação ferroviária de seu setor de Infraestrutura e Cidades, em especial nos negócios de mobilidade e logística. De acordo com o diretor-presidente da divisão, Roland Busch, a aquisição da Invensys Rail representa a união de duas das mais fortes organizações do mercado de automação ferroviária e deve proporcionar grandes oportunidades de crescimento em nível mundial. As duas empresas já atuam juntas em alguns projetos, como na automação de um túnel de 21 km em Londres.
Com cerca de 3.200 funcionários e forte presença no Reino Unido, Espanha, Estados Unidos e Austrália, a Invensys Rail atua na concepção, produção, fornecimento, instalação e manutenção de sistemas de sinalização e controle ferroviário. A integração da empresa ampliará o mercado de ação da Siemens Rail Automation, presente na Alemanha, Áustria, Suíça, China e Índia. Nos últimos anos, a Invensys Rail expandiu seus negócios em países emergentes como o Brasil, onde está presente por meio da sucursal Invensys Rail Dimetronic.
Já a Siemens, no Brasil há mais de 100 anos, agrupa suas atividades em quatro setores: Indústria, Energia, Saúde e Infraestrutura e Cidades. A companhia conta com mais de 10.000 colaboradores no país, 14 fábricas e sete centros de pesquisa e desenvolvimento.


Edital dos 65 trens da CPTM é adiado

Fonte: 

A CPTM anunciou que a licitação para a compra de mais 65 novos trens sofreu um novo adiamento. A entrega das propostas estava marcada para o dia 25 de abril, porém, mais uma vez a data foi alterada passando para o dia 20 de maio. De acordo com a CPTM, a nova prorrogação da data foi uma solicitação do mercado.

O edital está em pauta desde agosto de 2012, quando o governador Geraldo Alckmin, anunciou a publicação do edital do que seria a maior encomenda de trens elétricos do país. A entrega e abertura das propostas foram marcadas para 11 de setembro daquele ano. Mas desde então vem sofrendo com alterações e prorrogações na data de entrega das propostas.

Alguém consegue explicar ?

Fonte: 

Servidor do Senado ganha R$ 8,5 mil para servir cafezinhoGarçons foram nomeados em 2001 e, em 12 anos, acabaram promovidos e recebem até 20 vezes mais do que o piso da categoria em Brasília.

Com uma equipe de garçons com salários até 20 vezes maiores do que o piso da categoria em Brasília, o Senado tem servidores que ganham R$ 8,5 mil para servir cafezinho. Segundo reportagem do jornal O Globo, publicada nesta quarta-feira, sete garçons recebem remuneração entre R$ 7,3 mil e R$ 14,6 mil (com horas extras) - três deles atuam apenas no plenário, e quatro ficam no cafezinho aos fundos, onde circulam parlamentares, assessores e jornalistas. Eles têm cargos comissionados na Secretaria Geral da Mesa com título de assistente parlamentar.




A assessoria do Senado afirmou ao Terra que "os níveis ocupados são de AP 04 e AP 02, com remuneração de R$ 6.726,15 e R$ 8.577,00, respectivamente". "Os servidores ocupam cargo de assistente parlamentar e realizam atividades de apoio, conforme previsto pelo artigo 52 do Regulamento Administrativo do Senado Federal, e estão em exercício na Secretaria-Geral da Mesa, Presidência, 1ª Secretaria e Residência Oficial", disse a Casa, por meio de uma nota.

Eles foram nomeados em 2001 e, em 12 anos, acabaram promovidos a cargos comissionados superiores: saíram do AP-5, com remuneração básica de R$ 3,3 mil, para o AP-4 e até mesmo o AP-2, com vencimentos básicos de R$ 6,7 mil e R$ 8,5 mil, respectivamente. Segundo O Globo, em março, o maior salário pago foi a José Antonio Paiva Torres, o Zezinho, que serve exclusivamente os senadores no plenário. Ele recebeu R$ 5,2 mil somente em horas extras e teve remuneração bruta de R$ 14,6 mil.