
Para minimizar os transtornos e garantir a conclusão no prazo, as obras na Santos Dumont estão sendo realizadas em três turnos
Marcações no chão já sinalizam os locais onde serão erguidos os quatro túneis da avenida Almirante Henrique Saboia (Via Expressa). Já são quase dois meses de execução da primeira passagem subterrânea, no cruzamento com a avenida Santos Dumont. Em agosto, a segunda etapa dos trabalhos interditará parcialmente a Via Expressa. No segundo semestre, outros dois cruzamentos da via (com as avenidas Alberto Sá e Padre Antônio Tomás) também serão transformados em canteiros de obras. O quarto túnel será longitudinal sob a própria Via Expressa.
A promessa da Prefeitura é de terminar as obras para a Copa de 2014 e minimizar os transtornos, com cronogramas rígidos e execução em três turnos. “Agora partiremos para a segunda etapa, que é o miolo, exatamente no entrocamento das vias, para efetivar a passagem do trilho do VLT (Veículos Leves sob Trilhos), que está sendo executado pelo Estado”, afirma o coordenador da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), Daniel Lustosa. A terceira etapa será a construção do túnel na altura da rua Frei Mansueto.
Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), serão efetuadas 45 desapropriações em toda a Via Expressa, a um custo de R$ 36 milhões. Os primeiros pagamentos serão feitos ainda esta semana. “As desapropriações são estritamente para a execução de aumento das vias. As avenidas que cruzam a Via Expressa precisarão ser maiores”, diz Daniel.
A expansão da Santos Dumont deverá comportar três faixas que formarão o túnel e duas pistas locais, que darão acesso aos comércios e às ruas laterais. No entanto, comerciantes reclamam que a intervenção já provocou o fechamento de uma padaria e a redução entre 50% e 80% nas vendas dos comércios.
Sistema binário
O início do sistema binário de trânsito na Aldeota, que transformará a Santos Dumont em sentido único sertão-praia e a avenida Dom Luís (Júlio Abreu) no sentido oposto, terá início após conclusão do túnel. O POVO noticiou o projeto em 2010 e em maio deste ano, quando a mudança foi anunciada como efetiva. Daniel Lustosa explicou que, num primeiro momento, o sentido único da Santos Dumont terá início apenas a partir do túnel.
“A mão dupla vai até a Via Expressa, onde será preciso dobrar à direita para acessar a Dom Luís. Quem vem da Praia do Futuro não entrará no túnel”. Segundo Daniel, a escolha para o início da construção dos túneis na Santos Dumont se deu porque o cruzamento apresenta o maior fluxo de veículos: 60.584 por dia. Os outros (Via Expressa com Alberto Sá e com Padre Antônio Tomás) têm fluxo diário de 44.759 e 55.222 veículos, respectivamente.
Saiba mais
As obras da Via Expressa complementarão as do VLT. O objetivo é ligar os terminais do Papicu e da Parangaba.
As intervenções nas avenidas serão executadas em uma extensão de sete quilômetros e custarão R$ 145,27 milhões.
As desapropriações para construção do túnel longitudinal sob a Via Expressa, entre as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás é de responsabilidade do Governo do Estado.
Para todos os túneis, o valor total das desapropriações será de R$ 86 milhões, sendo R$ 50 milhões com recursos municipais e R$ 36 milhões do Governo do Estado.
A Prefeitura de Fortaleza fará divulgação detalhada sobre obras e desvios de cada túnel a ser construído.
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