quinta-feira, 18 de abril de 2013

VLT de Cuiabá


Um dos vagões do VLT de Cuiabá, que está sendo fabricado na Espanha

Dois dos 40 carros que compõem o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá devem chegar à Capital em julho deste ano, segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

Formados por sete módulos cada um e com capacidade para transportar até 400 passageiros por carro, os veículos estão sendo construídos na Espanha e começam a ser enviados para o Brasil ainda em maio próximo.

De acordo com o engenheiro Felipe Nascimento, da Secopa, oito dos 40 veículos já estão em fase adiantada ou concluídos nas empresas da CAF (que compõem o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra).
"Oito conjuntos de caixas, entre cabines, suspensas e motores, já estão sendo concluídas e eles estão começando a construir a nona unidade"
Além disso, sete conjuntos de trucks (parte rodante que compõe a base do VLT) já estão sendo construídos no país.

“Oito conjuntos de caixas, entre cabines, suspensas e motores, já estão sendo concluídas e eles estão começando a construir a nona unidade”, disse Nascimento.

O engenheiro esteve na Espanha visitando os centros de produção e acabamento dos veículos para verificar se o cronograma está sendo cumprido pela empresa e se os carros já prontos atendem ao Plano de Qualidade.

“O primeiro conjunto de trucks do VLT já está montado e algumas caixas [vagões sem a parte rodante] já estão passando por pinturas de proteção, instalação de portas automáticas, poltronas e janelas com vidros escurecidos, devido aos fortes raios solares que temos em Cuiabá”, disse.

Segundo o engenheiro, a principal preocupação da Secopa quanto à construção do VLT na Espanha se tratava da potência do ar-condicionado a ser instalados nos vagões, uma vez que há diferença de clima entre a Capital de Mato Grosso e as cidades da Espanha.

“Acompanhei o teste do ar-condicionado em uma sala com temperatura ambiente de 48º C para simular, com um pouquinho de excesso, o calor de Cuiabá e tudo correu bem, inclusive com simulação de vários problemas ou falhas que poderiam ocorrer no funcionamento do aparelho. Se trata do maior e mais potente ar-condicionado já fabricado pela empresa e um dos aparelhos já está instalado sobre uma das caixas do VLT”, afirmou.

Felipe Nascimento acompanhou, ainda, a operação de VLTs construídos pela CAF nas cidades de Zaragoza e Sevilla.

Cronograma de entrega


Os trens começam a ser enviados para Cuiabá em maio deste ano e demoram até 90 dias para concluir todo o translado, segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães.

"Todo o cronograma está sendo cumprido e os últimos carros saem em janeiro da Espanha, chegando a Cuiabá até março de 2014"
De acordo com o cronograma apresentado pela pasta, dois veículos estrão prontos para ser enviados já no próximo mês; três no mês de junho; quatro veículos em julho; quatro veículos no mês de agosto; seis veículos em setembro; oito trens em outubro; seis unidades em novembro; quatro veículos em dezembro e os últimos três carros em janeiro de 2014.

“Todo o cronograma está sendo cumprido e os últimos carros saem em janeiro da Espanha, chegando a Cuiabá até março de 2014. A obra física será entregue em março também, pronta para passar pelas operações de teste”, disse Guimarães.

O secretário da Secopa salientou ainda que as fábricas da CAF na Espanha estão se dedicando exclusivamente à construção do VLT de Cuiabá e que outras viagens já estão agendadas para os próximos meses, a fim de verificar não somente o andamento de construção dos veículos, como também dos trilhos.

“Os trilhos já estão em execução na França, Canadá, Polônia e Alemanha e também serão vistoriados e entregues dentro do prazo. Não trabalhamos com outros prazos além daqueles já divulgados”, afirmou o secretário.

Característicos do VLT


Os veículos do VLT de Cuiabá serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

Cada veículo terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.

Constituído de dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado nos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

Além de implantar o modal e construir os veículos, entregando-os prontos para operação, o Consórcio VLT Cuiabá será responsável também pela edificação de obras de arte ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, sendo cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.

Operação


O secretário Maurício Guimarães afirmou que todos os detalhes referentes à operação e custo da passagem do VLT serão definidos e divulgados ao longo dos próximos 60 dias. “Mas não teremos valores maiores que aqueles já praticados hoje na cidade”, afirmou. 


Confira abaixo o cronograma divulgado pela Secopa de envio dos vagões do VLT da Espanha para Cuiabá:

Divulgação

Veja reportagem no link abaixo:

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=14&cid=156490

Nenhum comentário:

Postar um comentário